Momento sagrado e de muita tradição para os cristãos, a Semana Santa é a solenidade mais importante do calendário litúrgico católico que celebra a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo. Depois de dois anos sendo celebrada apenas de maneira on-line, neste ano de 2022, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo retorna com atividades presenciais e solidárias, do dia 10 a 17 de abril.
“A Semana Santa é para cada um de nós cristãos um marco daquilo que é a nossa fé, que é a igreja da ressurreição, que é a igreja da vida. Por isso, precisamos sepultar na Sexta-feira Santa todo sentimento de morte que esteja presente em cada um de nós e também atitudes, pecados e tantas outras coisas que nos conduzem realmente a esse sentimento, para que possamos contemplar a vida e proclamar a Páscoa”, explica o atual pároco da Maristela, padre Rodrigo Gomes de Moreno.
O sacerdote afirma ainda que, de forma especial, retomar as atividades presenciais faz toda diferença para vivenciar intensamente toda a espiritualidade que a Semana Santa propõe. “É como se uníssemos aquilo que realmente é a nossa condição enquanto Igreja, para que a gente possa realmente vivenciar aquilo que professamos enquanto Igreja da ressurreição.”
Nancy Breda, 63, é uma das organizadoras desta Semana Santa e também é voluntária na Pastoral da Catequese e Pastoral da Saúde. Ela conta que tudo foi pensado na tradição, com direito às procissões, teatro e muito mais.
“Este ano, realizaremos novamente uma ação social promovida pela equipe de decoração da igreja. Fizemos ramos e arranjos para ser entregues neste sábado (09/04) antes do Domingo de Ramos. Em troca, pedimos aos fiéis um quilo de alimento. Esse arranjo poderá ser levado em uma das missas do domingo para ser benzido”, fala a organizadora.
2º Ramos Solidário
Pelo segundo ano consecutivo, a Maristela preparou uma ação beneficente para ajudar as famílias carentes assistidas pela paróquia. Carlos Alberto Pinto do Amaral, 53, trabalha nos acampamentos e coordena a Pastoral de Ornamentação, responsável pela montagem dos altares. Ele conta que a ideia de fazer essa ação surgiu durante a pandemia.
“Tudo começou quando voluntariamente, meu amigo Hugo e eu, confeccionamos ramos e levamos aos amigos da comunidade, como uma forma de carinho e afeto, já que estávamos todos afastados e não podíamos ter contato devido a pandemia”, conta Carlos.
Muitas pessoas gostaram e apoiaram essa ação e assim mais amigos se juntaram ao grupo. Então, eles deram início a ideia de transformar Ramos em alimentos para os necessitados. Em 2021, o grupo conseguiu arrecadar mais de duas toneladas de alimentos que ajudaram aproximadamente 130 famílias.
Encenação da Paixão de Cristo
Após dois anos de pandemia, o tradicional e famoso teatro da Semana Santa está de volta. A equipe coordenada por Marina Braga, 29, já vem se preparando para a noite da Sexta-feira Santa (15/04/2022). O evento será às 19h30, na praça da Matriz.
“O objetivo é ajudar os nossos fiéis a refletirem mais sobre o significado dessa semana e fazer, dentro do teatro, um momento de espiritualidade para que possamos viver exatamente esse dia de deserto espiritual da melhor forma possível”, ressalta a coordenadora que está a frente das atividades desde 2018.
Cerca de 70 pessoas fazem parte da equipe que é composta por membros do Grupo de Jovens “Eu Vou Além” e por campistas do Acampamento Trekking. Os voluntários ficam responsáveis desde a parte da encenação, maquiagem, bastidores, iluminação, cenário, som.
“Contamos muito com a participação da comunidade, dos fiéis de outras paróquias, pois será um momento maravilhoso e nossos autores já estão se preparando. Nós esperamos que seja um reencontro, onde todos que sempre participaram, voltem para apreciar esse teatro!”, destaca Marina.
Os ensaios são agendados com o elenco duas vezes por semana e começam há cerca de um mês antes da apresentação para que tudo seja ajustado. O diretor responsável é o Lucas Araujo.
Com a retomada dos eventos abertos e fechados, a equipe se sentiu em um novo desafio nos últimos anos. “Foi muito marcante para nós os dois últimos anos pois tivemos que fazer tudo com o número de pessoas reduzidas, dentro da igreja vazia, transmitido on-line. Foi muito diferente para a gente e para as pessoas que participaram. Nós conseguimos fazer as coisas acontecerem e também serem muito significativas para quem participou”, afirma Marina.
Celebrações
A Semana Santa começa neste dia 10 de abril com o Domingo de Ramos, que destaca a entrada triunfal de Cristo em Jerusalém. Na segunda, terça e quarta-feira, a paróquia abre espaço para uma programação especial onde cada fiel poderá vivenciar as dores de Nossa Senhora, as palavras de Jesus na cruz e participar do Grupo de Oração.
Dias depois, a Igreja dá início ao Tríduo Pascal: Ceia do Senhor (Quinta-feira), Celebração da Paixão e Morte de Jesus (Sexta-feira) e Vigília Pascal (Sábado). A Semana Santa encerra no domingo (17/04), com a Páscoa de Cristo.
A Última Ceia, que ocorre na Quinta-Feira Santa, é marcada pela Instituição da Eucaristia e o tradicional rito de lava-pés, em memória ao ato de Cristo lavar os pés de seus discípulos. Além disso, Jesus narra aos seus discípulos tudo o que aconteceria com Ele (a traição cometida por Judas Iscariotes e a negação de Cristo realizada por Pedro) e termina com sua prisão.
Na sequência, a Igreja faz referência à crucificação e morte de Jesus ao celebrar a Sexta-feira da Paixão. Já no sábado, a comunidade estará reunida para a Vigília Pascal e depois para o Domingo de Páscoa, quando é celebrada a ressurreição do filho de Deus.
A partir do Domingo da Ressurreição até o Domingo de Pentecostes, a Igreja dedica cinquenta dias para celebrar, com grande júbilo, este período que marca a vitória de Cristo sobre a morte.
“É necessário que todos voltem às celebrações, porque precisamos de oração, de nos juntar para poder celebrar essa Páscoa, mas antes pensar no sofrimento de Jesus que morreu por nós na cruz e que ressuscitou. Graças a Ele, estamos aqui para celebrar, destaca Nancy.
Preparação para a Semana Santa
A Maristela pede para que cada fiel monte seu kit em preparação para as celebrações. Ele deve ser composto por:
Ramos (para o Domingo de Ramos);
Cruz (para o beijo na Sexta-feira da Paixão);
Água e vela (para a Vigília Pascal e Domingo de Páscoa).
“Que possa vivenciar em comunidade essa Semana Santa, seguindo os protocolos necessários, principalmente com relação ao toque, assim a ideia para que cada um pudesse montar o seu kit. Será uma grande alegria ver todos novamente em nossa igreja”, afirma o padre.
Com o intuito de renovar a responsabilidade social e promover a prática das obras de misericórdia, o Santuário Nossa Senhora do Carmo participa, nos dias 16 e 17 de novembro, do Dia de Doar e do Dia da Solidariedade. As ações são voltadas aos empobrecidos em razão do Dia Mundial dos Pobres e é realizada […]
No dia 4 de novembro, o Santuário Nossa Senhora do Carmo recebeu, com grande alegria e satisfação, a “Noite de celebração: Vem pra Tenda” – o 1º Encontro Diocesano de Coordenadores e Diretores de Acampamentos Paroquiais das quatro regiões pastorais da Diocese de Presidente Prudente. Realizado pela primeira vez, o evento superou as expectativas e […]
Com o tema: “Jesus Cristo: ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder” (At 10,38), o Santuário Nossa Senhora do Carmo realizará, no dia 21 de dezembro (sábado), a “Espiritualidade para a Comunidade”, na Igreja Matriz. Conduzida pelo padre Edcarlos Amorim Moreira, o evento marcará o encerramento do ano de 2024. “O objetivo […]
É com grande alegria que, no dia 4 de novembro, o Santuário Nossa Senhora do Carmo receberá o 1º Encontro Diocesano de Coordenadores e Diretores de Acampamentos Paroquiais, das quatro regiões pastorais da Diocese de Presidente Prudente. Nomeado “Noite de celebração: Vem pra Tenda”, o evento será voltado à oração, apresentação da história dos acampamentos […]