Neste domingo (07/04), a Igreja convida todo cristão para experimentar a própria misericórdia de Deus por meio da Festa da Divina Misericórdia. No Santuário Nossa Senhora do Carmo, a preparação para esse momento especial vem ocorrendo desde a Sexta-feira Santa (29/03), com a Novena da Divina Misericórdia.
“A celebração da Divina Misericórdia é para nós católicos de uma forma tremenda. Nunca esqueçamos que a misericórdia divina é derramada sobre todos aqueles que, de corações abertos, se aproximam dela”, fala o atual pároco, padre Edcarlos Amorim Moreira.
História
Instituída para toda a Igreja pelo Papa São João Paulo II no ano de 2000, a Festa da Divina Misericórdia é celebrada no primeiro domingo depois da Páscoa, ou seja, no segundo domingo do Tempo Pascal e coincide com o Evangelho de João quando Jesus, no primeiro dia da semana, no dia de sua ressurreição, aparece aos apóstolos e institui o sacramento da confissão (Jo 20,19-23).
O estabelecimento desta festa foi inspirado pelo desejo de Jesus, revelado a Santa Faustina Kowalska (religiosa polonesa, em 1931). Em seu diário, ela escreve o que Cristo lhe disse: “Desejo que a Festa da Misericórdia seja um refúgio para todas as almas, especialmente para os pecadores. Neste dia estarão abertas as entranhas da minha Misericórdia. Derramarei um mar de graças nas almas que se aproximarem da fonte da minha Misericórdia. A alma que se confessar e comungar alcançará o perdão das culpas e castigos. Nesse dia estarão abertas as comportas divinas, pelas quais fluem as graças. Desejo que seja celebrada solenemente no primeiro domingo depois da Páscoa. A humanidade não terá paz enquanto não se voltar à fonte de minha misericórdia” (Diário n. 699).
Marcada com o repicar dos sinos, clamores e louvores, a Festa da Divina Misericórdia também é uma maneira de manifestar sinais de esperança, fé e solidariedade. “Depois de ter celebrada a divina misericórdia, fortalecemos a própria misericórdia vivenciada por nós, derramada em todos os corações”, explica o sacerdote.
Para esse dia, há uma preparação com a novena da Divina Misericórdia que, aqui no Santuário, iniciou no dia 29 de março e encerrou neste sábado, 6 de abril. Jesus disse a Santa Faustina Kowalska para rezar o Terço da Misericórdia por nove dias antes da Festa da Misericórdia e que deveria iniciar na Sexta-feira Santa, pois seria por meio desta novena que Ele daria às pessoas toda espécie de graça. (D. 796).
“É para não esquecermos que também devemos espalhar a divina misericórdia, como na novena, onde Jesus pede a Santa Faustina para que, a cada dia, nós possamos trazer um tipo de alma: dos sacerdotes, das crianças, as almas afastadas da igreja…”, explica padre Edcarlos.
Assim, a Festa da Misericórdia tem a mais alta posição entre todas as formas de culto da Divina Misericórdia pela grandeza das promessas e lugar na liturgia da Igreja.
Significado
A palavra “misericórdia” tem origem em dois termos latinos: “Miserere” e “cor”. A primeira palavra remete à piedade, compaixão implorada por quem se encontra em uma grande tribulação. Já o termo “cor” refere-se ao coração, que na compreensão cristã diz respeito ao centro da vida espiritual, sede dos sentimentos de alegria, dor, amor e serenidade.
De fato, a misericórdia é a manifestação do amor de Deus e sua bondade gratuita para com os seres humanos, sem excluir ninguém. Tanto que sua misericórdia se evidenciou justamente quando Ele ofereceu seu único filho para morrer no lugar de todos, por meio da crucificação, e ofereceu perdão e reconciliação.
Santa Faustina
A devoção à Divina Misericórdia surgiu por meio de revelações à Maria Faustina Kowalska, canonizada por São João Paulo II como Santa Faustina, após passar por uma noite de provações físicas, morais e espirituais em fevereiro de 1931, na Polônia. O próprio Jesus Cristo se revela a ela de modo particular, expondo a centralidade do mistério da misericórdia divina.
Sobre a sua primeira visão, ela conta: “Da túnica entreaberta sobre o peito saíam dois grandes raios, um vermelho e outro pálido. Logo depois, Jesus me disse: ‘Pinta uma Imagem de acordo com o modelo que estás vendo, com a inscrição: Jesus, eu confio em vós’” (Diário 47).
Ao longo de um diário escrito pela Santa, há detalhes que Jesus a escolheu para ser a secretária, apóstola, testemunha e dispensadora da divina misericórdia.
Em uma das revelações, Jesus pediu: “Às três horas da tarde, implora a Minha misericórdia especialmente pelos pecadores e, ao menos por um breve tempo, reflete sobre a Minha Paixão, especialmente sobre o abandono em que Me encontrei no momento da agonia. Esta é a Hora de grande misericórdia para o Mundo inteiro. Permitirei que penetres na Minha tristeza mortal. Nessa hora nada negarei à alma que Me pedir pela Minha Paixão…” (D 1320).
O Santuário Nossa Senhora do Carmo divulga as datas da tradicional Novena de Natal. Os nove encontros serão nos dias 02, 03, 06, 09, 11, 12, 18, 19 e 20 de dezembro, após as Santas Missas das 19h30, na Igreja Matriz. A novena deste ano será baseada no livro da CNBB cujo tema geral é […]
Com o intuito de renovar a responsabilidade social e promover a prática das obras de misericórdia, o Santuário Nossa Senhora do Carmo participa, nos dias 16 e 17 de novembro, do Dia de Doar e do Dia da Solidariedade. As ações são voltadas aos empobrecidos em razão do Dia Mundial dos Pobres e é realizada […]
No dia 4 de novembro, o Santuário Nossa Senhora do Carmo recebeu, com grande alegria e satisfação, a “Noite de celebração: Vem pra Tenda” – o 1º Encontro Diocesano de Coordenadores e Diretores de Acampamentos Paroquiais das quatro regiões pastorais da Diocese de Presidente Prudente. Realizado pela primeira vez, o evento superou as expectativas e […]
Com o tema: “Jesus Cristo: ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder” (At 10,38), o Santuário Nossa Senhora do Carmo realizará, no dia 21 de dezembro (sábado), a “Espiritualidade para a Comunidade”, na Igreja Matriz. Conduzida pelo padre Edcarlos Amorim Moreira, o evento marcará o encerramento do ano de 2024. “O objetivo […]