Com o avanço da tecnologia e a facilidade dos meios, fotografar virou um hábito mundial e passou a cada vez mais estar presente na vida das pessoas, por meio de smartphones, tablets ou câmeras portáteis. Assim, na igreja, essa evolução natural não poderia ser diferente.
Os registros que expressam a fé, a emoção, a devoção em cada olhar, passou a ser usado, também como uma maneira de falar sobre Deus. Tanto que, dentro das especialidades da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, a fotografia religiosa é vista como um meio de servir e difundir o amor do Pai.
“Quando nós colocamos a fotografia a disposição da evangelização, nós justamente registramos um encontro pessoal do ser humano com Deus, o homem que busca a Deus por meio da igreja, por meio dos sacramentos, das pastorais e ele encontra Deus”, destaca o atual vigário paroquial, padre Rafael Sotocorno.
Atualmente, a equipe de fotografia conta com cerca de 20 fotógrafos que fazem um rodízio de trabalho. Leticia Macoratti de Castilho, 43, é a atual coordenadora e responsável por organizar as planilhas, como também fazer o compartilhamento das imagens nas redes sociais.
“Geralmente pego as datas com a secretaria, com os coordenadores de pastorais, procuro quais ações vão ocorrer, monto a escala e coloco na lista de transmissão. Cada fotógrafo escolhe o dia que tem disponibilidade. Eles vão, fotografam e me enviam por e-mail para publicar”, explica Letícia.
A coordenadora destaca ainda a importância da fotografia para a comunidade religiosa. “A fotografia toca, atinge aquela pessoa que não esteve no momento e faz quem veio ao local ter bons sentimentos, além de trazer Deus para próximo dos corações. Ela também serve como acervo histórico da paróquia e deixa os momentos bem vivos, sempre que as fotos são revistas”, destaca a coordenadora.
Voluntários
A fotografia, além de ser uma missão importantíssima, é também uma forma de servir e responder ao chamado do Pai. Rosemeire Alves Alcântara de Assis, 55, é uma das agentes da Pascom. Sua primeira contribuição com o grupo ocorreu no dia 15 de outubro de 2020, após receber um convite no Facebook da paróquia.
“Eu estava em uma depressão profunda e não sabia que caminho seguir. Foi quando vi o anúncio da paróquia de que iria ter um curso para as pessoas se aperfeiçoarem em fotografia. Assim, resolvi fazê-lo e me ajudou muito. Eu amo a fotografia e sempre gostei”, afirma a voluntária.
Para Rosemeire, a fotografia é muito importante na evangelização. “Muitas vezes, o que nós fotografamos, estamos mostrando para as pessoas os detalhes que elas não conseguem ver na missa. A gente consegue tirar uma foto de perto, do rosário, da bíblia na mão das pessoas, detalhes que não são vistos através da transmissão e nem presencialmente na igreja e que são muito importantes.”
Outro voluntário bem ativo na comunidade é o Luciano César Delfino Opka, 54, que já atua com a fotografia religiosa há oito anos. “Toda vez que eu fotografo, procuro mostrar as partes principais. As pessoas vendo as fotos, vão saber o que aconteceu durante a celebração.”
Um momento marcante que Luciano destaca durante seu trabalho com a fotografia religiosa ocorreu durante um passeio do Santíssimo conduzido pelo padre Rodrigo Gomes de Moreno. “Ele começou a passear com o Santíssimo na igreja e uma criancinha de colo, na hora que viu o Santíssimo próximo, começou a dar risada e foi com as duas mãozinhas ao encontro de Deus. Foi uma imagem maravilhosa e bem emocionante.”
Serviço
Para participar da Pascom e atuar como fotógrafo, basta entrar em contato com a Secretaria Paroquial pelo telefone (18) 3223-5637 e solicitar o contato da coordenadora de fotografia. De acordo com Letícia, não é necessário possuir câmera e tudo pode ser feito pelo celular. Ela ainda menciona que os novos integrantes recebem um material de formação e apoio.
Saiba que fazer parte da equipe de fotografia da Maristela é realizar um trabalho silencioso atrás dos olhos mecânicos das câmeras ou de um smartphone, e proporcionar que todos vejam aquilo que está oculto.
“Quando nós olhamos para uma fotografia de alguém que recebe o sacramento, nós percebemos que a pessoa vive uma felicidade, uma intensidade no encontro de Deus. A imagem ajuda a propagar a fé a partir do momento que ela revela um encontro profundo do ser humano para com Deus”, finaliza padre Rafael.
Com o intuito de renovar a responsabilidade social e promover a prática das obras de misericórdia, o Santuário Nossa Senhora do Carmo participa, nos dias 16 e 17 de novembro, do Dia de Doar e do Dia da Solidariedade. As ações são voltadas aos empobrecidos em razão do Dia Mundial dos Pobres e é realizada […]
No dia 4 de novembro, o Santuário Nossa Senhora do Carmo recebeu, com grande alegria e satisfação, a “Noite de celebração: Vem pra Tenda” – o 1º Encontro Diocesano de Coordenadores e Diretores de Acampamentos Paroquiais das quatro regiões pastorais da Diocese de Presidente Prudente. Realizado pela primeira vez, o evento superou as expectativas e […]
Com o tema: “Jesus Cristo: ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder” (At 10,38), o Santuário Nossa Senhora do Carmo realizará, no dia 21 de dezembro (sábado), a “Espiritualidade para a Comunidade”, na Igreja Matriz. Conduzida pelo padre Edcarlos Amorim Moreira, o evento marcará o encerramento do ano de 2024. “O objetivo […]
É com grande alegria que, no dia 4 de novembro, o Santuário Nossa Senhora do Carmo receberá o 1º Encontro Diocesano de Coordenadores e Diretores de Acampamentos Paroquiais, das quatro regiões pastorais da Diocese de Presidente Prudente. Nomeado “Noite de celebração: Vem pra Tenda”, o evento será voltado à oração, apresentação da história dos acampamentos […]