A Pastoral dos Agentes Protetores de Animais e o Movimento Servos da Misericórdia, da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em parceria com a Unoeste e Clínica Veterinária Canfel, realizaram na manhã do último sábado (09/06), uma ação voltada à saúde de cães e gatos de pessoas em situação de rua de Presidente Prudente.
Mesmo diante de toda dificuldade enfrentada pelos moradores de rua, é muito comum que eles adotem um companheiro, animais que recebem muito amor, carinho, mas que também precisam de cuidados como qualquer outro bicho de estimação. Durante o evento, os animais receberam cuidados veterinários, vacinas, banho, roupas de frio, castração e alimentação.
Segundo Yudney Motta, representante da Pastoral dos Animais e também da Unoeste, o principal objetivo da ação é promover a saúde dos animais. “Os moradores de rua também têm seus animais de estimação. Eles até deixam de ficar em abrigos pra estar com eles, então, decidimos promover cuidados com a saúde desses animais para gerar mais qualidade de vida. Para isso nós fizemos todo um trabalho avisando os moradores sobre a ação, orientando sobre a importância e estamos aqui hoje”, conta Yudney.
“Esses cães e gatos são muitas vezes a família das pessoas em situação de rua e, naturalmente, já recebem muito amor e carinho, mas são carentes de cuidados com saúde e alimentação, por isso nosso objetivo aqui é dar esse suporte que falta”, completa a voluntária, Vanessa Cintra.
Uma iniciativa que vai além dos cuidados com a saúde apenas dos animais, colabora também com a saúde dos moradores e de toda população. ”Além de toda parte de cuidar de animais carentes, que é algo que nos traz uma satisfação enorme, também tem a questão da prevenção de doenças e a castração que evita a reprodução desses animais que acabam nas ruas”, explicam as médicas veterinárias da clínica Canfel, Bruna Foglia, Katherine Sorriente e Aléxia Martinez.
Morador de rua há 2 anos, Nelson dos Santos, 58, levou seu cão até a clínica e ficou feliz com todo cuidado que ele e o melhor amigo receberam. “Eu acabei de me separar da minha esposa e ele é minha maior companhia hoje, um amigo. Nos conhecemos na rua mesmo e desde então estamos sempre juntos. É muito bom ver que ele está sendo bem tratado”, comenta Nelson.
Jairo Benvenutto, representante do Movimento Servos da Misericórdia, reforça que cuidar desses animais é também cuidar dessas pessoas em situação de rua. “Eu sempre vi os meninos da rua com seus animais, repartindo o alimento deles, dando todo carinho, que é o que eles podem dar, então vimos essa ação como uma iniciativa importante, já que o animal de estimação torna-se a família do morador de rua”, diz Jairo.
Serviço – A ação terá continuidade no próximo sábado (16/06), às 14h, na Clínica Canfel, localizada na Avenida Getúlio Vargas, 257 – Bosque (próxima a APEA). Será aberta não só aos animais de moradores de rua, mas também de famílias carentes.
Clique aqui para conferir a galeria completa!