No dia 4 de novembro, o Santuário Nossa Senhora do Carmo recebeu, com grande alegria e satisfação, a “Noite de celebração: Vem pra Tenda” – o 1º Encontro Diocesano de Coordenadores e Diretores de Acampamentos Paroquiais das quatro regiões pastorais da Diocese de Presidente Prudente.
Realizado pela primeira vez, o evento superou as expectativas e contou com a participação de 360 pessoas. “As nossas comunidades têm abraçado esta proposta maravilhosa que são os acampamentos e que têm dado certo. Vemos isso pelo número de pessoas e de paróquias que participaram”, compartilha padre Antônio Sérgio Girotti (Tutti), um dos precursores dos acampamentos na Diocese de Presidente Prudente.
O evento tinha como objetivo celebrar e apresentar a história dos acampamentos na Diocese, como também promover a integração entre os diretores e coordenadores. “A programação contou com momentos de louvor, de oração, de pregação e de palestra para alcançar esses objetivos propostos”, fala padre Éverton Aparecido da Silva, coordenador diocesano de pastoral.
Padre Éverton ainda explica que, durante esses 30 anos de acampamentos, nunca tinha ocorrido um evento como esse na Diocese e que foi extremamente positivo. “Foi muito muito bom, todos gostaram e foi perceptível a alegria de encontro e depois a alegria do conhecimento. Isso nos animou muito para estarmos firmes no propósito do caminho.”
Entre as participantes está a coordenadora do FAC da Paróquia Santa Luzia de Anhumas (SP), Rosangela Aparecida Leme. Para ela, participar do evento significou um avivamento: “Foi interessante conhecer a origem dos acampamentos, conhecer os primeiros que se envolveram e saber que tanto tempo se passou e até hoje estão dando frutos”.
Rosangela ainda destaca que foi bom saber que o encontro foi pensado para toda a diocese, todas as paróquias que têm acampamentos, além da importância em receber informações de que haverá novidades como a celebração do Jubileu dos Acampamentos em 2025.
Para o padre Tutti, a mensagem principal que o evento deixou é que hoje em dia não há uma outra proposta tão eficiente como os acampamentos para levar as pessoas a terem uma experiência com Jesus e com a Salvação. “Na igreja, existem muitas pastorais e movimentos e a cada época é uma época. Hoje, nossos acampamentos têm sido a melhor proposta para atrair, principalmente, a juventude, para assumir responsabilidade e o reavivamento de nossas comunidades.”
A comissão de organização contou com 15 pessoas, incluindo o pregador Astromar Braga, os padres Antônio Sérgio Girotti (Tuti), Éverton Aparecido da Silva e Luiz Carlos Furini, além do bispo diocesano, Dom Benedito Gonçalves dos Santos. Já a representatividade e pioneirismo do Santuário em acampamentos foi decisiva na escolha do local do encontro.
Uma das idealizadoras do evento, Priscilla Vella Gonçalves Braga, conta que participar desse encontro foi emocionante e esclarecedor, pois puderam apresentar um pouco da história dos acampamentos no Brasil e na diocese de Presidente Prudente.
Importância
Os acampamentos surgiram com o intuito principal de promover um encontro pessoal com Cristo e evangelizar as pessoas. Com isso, ao passar do tempo, foram ganhando força e se expandindo pelo Brasil. De acordo com Priscilla, o primeiro acampamento realizado na Diocese de Presidente Prudente foi em 1996.
“O acampamento é o despertar para a fé. Ele é importante, pois leva as pessoas a terem uma experiência pessoal e comunitária com Jesus. Com um número muito grande de jovens assumindo responsabilidade na comunidade, na participação, na vida das igrejas e levando a comunidade a ter uma vida nova”, explica padre Tutti.
Depois de 28 anos, “o sentimento é de gratidão a Deus e de satisfação por termos cumprido uma missão de iniciar algo que nos parecia tão familiar e hoje se tornou referência de evangelização a nível de Brasil”, afirma Priscila.
Para os presbíteros, o sentimento é de alegria. “Cumprimos a missão de acreditar no projeto, muita gratidão e alegria de ver que o projeto, que começou tão pequeno, se tornou tão grande e com muitos frutos. Destaco a conversão de jovens, crianças, adultos, tantos casamentos restaurados e famílias que voltaram para Deus e para a igreja”, finaliza padre Tutti.
Próximos passos
Pensando em 2025, a comissão organizadora irá se reunir para elaborar o calendário das atividades dos acampamentos com formações e celebrações especiais, que reúna todas as equipes.
“Queremos fazer um bonito momento celebrativo do Jubileu dos Acampamentos no ano que vem na qual celebraremos 2025 anos do Nascimento de Jesus e tem muita coisa boa para acontecer”, afirma padre Éverton.
Com o intuito de renovar a responsabilidade social e promover a prática das obras de misericórdia, o Santuário Nossa Senhora do Carmo participa, nos dias 16 e 17 de novembro, do Dia de Doar e do Dia da Solidariedade. As ações são voltadas aos empobrecidos em razão do Dia Mundial dos Pobres e é realizada […]
No dia 4 de novembro, o Santuário Nossa Senhora do Carmo recebeu, com grande alegria e satisfação, a “Noite de celebração: Vem pra Tenda” – o 1º Encontro Diocesano de Coordenadores e Diretores de Acampamentos Paroquiais das quatro regiões pastorais da Diocese de Presidente Prudente. Realizado pela primeira vez, o evento superou as expectativas e […]
Com o tema: “Jesus Cristo: ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder” (At 10,38), o Santuário Nossa Senhora do Carmo realizará, no dia 21 de dezembro (sábado), a “Espiritualidade para a Comunidade”, na Igreja Matriz. Conduzida pelo padre Edcarlos Amorim Moreira, o evento marcará o encerramento do ano de 2024. “O objetivo […]
É com grande alegria que, no dia 4 de novembro, o Santuário Nossa Senhora do Carmo receberá o 1º Encontro Diocesano de Coordenadores e Diretores de Acampamentos Paroquiais, das quatro regiões pastorais da Diocese de Presidente Prudente. Nomeado “Noite de celebração: Vem pra Tenda”, o evento será voltado à oração, apresentação da história dos acampamentos […]