A Paróquia Nossa Senhora do Carmo de Presidente Prudente realizará nesta sexta-feira (17/08), a missa da juventude com o Luau Eucarístico, no Salão Paroquial da Igreja, a partir das 23h. A atividade organizada pelo Grupo de Jovens “Eu Vou Além”, em parceria com coordenadores e diretores dos acampamentos jovens, faz parte da programação da 1ª Semana de Restauração das Famílias.
O Luau já é realizado na paróquia há nove anos e surgiu como uma oportunidade de vivenciar um encontro com os jovens de uma maneira diferente e menos tradicional. “No Luau que nós realizaremos dentro da Semana da Família, a reflexão será sobre a vida. A ideia será formar um grande útero, onde todos serão gestados e convidados a nascer, crescer, se desenvolver e produzir frutos. O grupo dos nossos jovens está empenhado em realizar os preparativos”, aponta o pároco Rodrigo Gomes.
De acordo com Marina Braga, uma das organizadoras, o tema desta edição será “Gerados no ventre de Maria” e tem a proposta de colocar o jovem novamente no ventre materno, sendo gerado e formado sob a intercessão de Nossa Senhora e com a presença de Jesus Eucarístico.
O objetivo é reunir o que é vivenciado na igreja (adoração, missa e eucaristia) com arte, dança e música. “Queremos mostrar que o jovem pode vivenciar aquilo que a igreja propõe e, ao mesmo tempo, cultivar as coisas boas que o mundo oferece”, aponta Marina.
Segundo o padre, a Igreja precisa interagir com os jovens, proporcionando formas de eles desenvolverem a criatividade para que estejam sempre inovando. “O Luau é um momento diferente de uma celebração de missa, por exemplo. Eles estarão em contato com pessoas da mesma idade, com linguajar e dinâmica jovens.”
Jovens voluntários
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo se tornou uma referência na cidade e região por conta da juventude ativa que está sempre em busca de Deus. Essa realidade se tornou possível através da abertura do padre Aurélio da Silva Ribeiro, da sequência com o padre Antônio Sérgio Girotti (Tuti) e depois também apoiado pelo padre Rodrigo Gomes. “Sempre foi uma alegria muito grande nós observamos o engajamento do público jovem dentro das atividades da Maristela. Várias outras paróquias observaram o exemplo da nossa comunidade e tentaram levar isso para as suas igrejas. Isso é muito gratificante, porque o trabalho não fica restrito a apenas um lugar e cada vez mais se multiplica”, expõe o pároco.
Para Marina, o exemplo de trabalho pastoral veio do seio familiar, em observar desde criança a família inserida na comunidade. “O trabalho voluntário é algo que completa a minha vida cristã e me aproxima de Deus de uma maneira peculiar e especial. Tudo isso foi responsável pela minha formação como cristã, profissional, mulher, filha, amiga e pessoa até aqui.”
Atualmente, ela vê a juventude da Maristela como aquela que mostra que apesar de tudo o que o mundo oferece, vale a pena ser de Deus e buscar as coisas do alto. “Por mais que estejamos inseridos no mundo, não somos do mundo, mas sim daquele que nos criou.”
Padre Rodrigo acredita que o diferencial que os jovens agregam na comunidade é a alegria em servir. “Eles não se acomodam e estão sempre inovando, não ficando alheios as transformações do mundo, sem perder os valores de Deus.”