A Paróquia Nossa Senhora do Carmo realizará nesta sexta-feira (08/06), às 22h, um bate-papo sobre violência na sexta edição do evento de evangelização jovem, “Altas Horas na Igreja”. Com o tema “Que tiro foi esse? Eu e a Cultura da Violência”, o objetivo é provocar nos jovens uma reflexão sobre o quão perto e envolvidos eles estão dessa realidade.
A proposta desse evento é discutir assuntos atuais e pertinentes na sociedade, envolvendo os jovens com muita música, arte e curiosidades. Para completar o bate-papo, convidados especiais e especialistas no tema, como a psicóloga Luciana Alves, que estuda e acompanha jovens que sofrem com a violência no cotidiano; o professor Itamar Xavier, ex-presidiário e já participou do quadro “Mandando Bem”, do programa Caldeirão do Huck; o padre Jeronimo Gasques, com longa experiência sobre violência na periferia e nas famílias, e o Major Alexandre Fontolan, que convive com a violência no dia-a-dia do seu trabalho.
Segundo um dos organizadores, Eduardo Trevisan, os convidados foram escolhidos pela experiência e contato com a realidade da violência. “Uma das nossas convidadas, a psicóloga Luciana, tem experiência com jovens que sofrem ou já sofreram com a violência. Ela falará um pouco desde o bullying, até a violência dentro de casa e nas redes sociais.”
Para Luciana, o avanço da tecnologia proporcionou a sociedade novos espaços para discutir esse assunto com um número maior de pessoas. “Porém, também foram criadas novas formas de praticar a violência, como na internet com o cyberbulling. É um território onde as pessoas acreditam que não existem limites e que podem se esconder.”
A psicóloga espera a participação dos jovens para acolher as ansiedades e esclarecer as questões. “Essa discussão é importantíssima para que eles aprendam a lidar com essa realidade e não se tornem vítimas ou até mesmo pratiquem algum tipo de violência.”
De acordo com o pároco Rodrigo Gomes, o evento tem papel importante na formação de cristãos críticos para que vivenciem a sua fé de uma maneira racional. “Precisamos despertar nos jovens e em toda a comunidade o interesse em discutir vários assuntos. É uma forma de conscientizar sobre o respeito com as diferenças que nos aproximam como comunidade.”
Eduardo acredita que o sucesso do projeto, que já está na sexta edição, se deve ao formato em que o evento foi pensado. “É algo realizado por jovens, com uma linguagem jovem e é feito para os jovens.”
Serviço – O evento acontecerá nesta sexta-feira (08/06), às 22h, no Centro Pastoral da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, localizado na Rua Padre João Salgari, 46 – Vila Maristela. Para os que não puderem comparecer, o evento será transmitido ao vivo pela página oficial no Facebook.