O livro “Cinco Pedras de Davi: histórias reais de fé e amor pela missão católica”, dos jornalistas Roberto Mancuzo Junior e Thaisa Bacco, será lançado em dois momentos esta semana. O pré-lançamento será realizado na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, Vila Maristela, durante o retorno do Grupo de Oração, nesta quarta-feira (6), às 20h. O lançamento com tarde de autógrafos será na quinta-feira (7), na Livraria Cristã A Católica, das 15h às 17h.
Astromar Braga, Padre Pedro, Irmã Zélia, Dunga e Rodrigo Ferreira dão vida a essa obra intitulada a partir de uma das mais famosas passagens da Bíblia, a batalha entre Davi e Golias. Através de cada entrevista, esses missionários são reconhecidos como instrumentos de luta semelhantes a que Davi usou ao derrotar o gigante.
O livro, da editora Ave Maria, traz os perfis de vida pessoal e missionária destes cinco escolhidos por Deus, mas sobretudo uma conversa franca e bem direcionada sobre o que pensam diante da vida e a profissão de fé, os sacramentos e o sentido da oração na vida dos católicos. Estes quatro temas, aliás, são os pilares do Catecismo da Igreja Católica e os alicerces para que possam levar a mensagem de Deus e atender milhões de pessoas todos os anos no Brasil e no mundo.
Para os autores, esta obra atende a necessidade de evangelizar os irmãos católicos. Os questionamentos e respostas apresentados procuram esclarecer dúvidas, pensamentos e reflexões comuns da vida da comunidade. E é possível encontrar subsídios para um pensamento livre e que leve o leitor a refletir, em especial, sobre a fé cristã, o sentido da caminhada na Igreja e como todas estas ações podem se materializar em obras.
“Deus criou o homem para que ele fosse feliz e isto passa necessariamente pelo compromisso diário de seguir a doutrina da fé. Dia após dia centenas de pessoas procuram encontrar respostas para situações cada vez mais desagradáveis como a angústia, a sensação de vazio, o consumo desenfreado, o isolamento da vida digital, a ansiedade e a falta de gentileza e caridade”, explica a jornalista Thaisa Bacco.
Segundo o jornalista Roberto Mancuzo, o ser humano está cercado de questionamentos e medos, que quando não cuidados, são a porta de entrada para uma perdição desenfreada. “Esta obra combate este pessimismo e vai além: busca na fé o avivamento ou (re) avivamento desta decisão na vida dos homens a partir do exemplo e das palavras francas dos missionários entrevistados”, diz.
A metodologia do livro segue um padrão jornalístico de entrevistas e foi editado a partir de perguntas e respostas. “Neste caso, a leitura flui de maneira livre e é possível que o livro seja lido sem uma ordem cronológica obrigatória”, diz Mancuzo. Antecedendo cada bloco missionário, há um perfil jornalístico pessoal dos missionários com aspectos mais relevantes do crescimento na fé. Há neste sentido, uma intenção de mostrar que embora hoje sejam expoentes da fé católica no Brasil e no mundo, todos eles começaram de maneira simples, atendendo o chamado de Deus para as pequenas obras.
Serviço – O pré-lançamento do livro “Cinco Pedras de Davi: histórias de fé e amor pela missão católica” será realizado durante o retorno do Grupo de Oração da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, nesta quarta-feira, às 20h. A Igreja está localizada na Praça Coronel Goulart, s/n – Vila Maristela. O lançamento, com tarde de autógrafos, ocorrerá nesta quinta-feira (7), das 15h às 17h, na Livraria Cristã A Católica, localizada à Rua Rui Barbosa, 212, centro de Presidente Prudente. Ambos os eventos são abertos ao público.