Entre os objetivos da Igreja, está o de acolher e ajudar quem mais precisa. Além das atividades da Pastoral da Sobriedade, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo volta a contar, toda terça-feira, com os encontros da ONG Amor-Exigente (AE), grupo que ajuda no tratamento de pessoas dependentes químicos.
“Devemos nos preocupar com o acolher, o reinserir, o livrarmos dos vícios é uma constante dentro da vida da paróquia. A preocupação não apenas com dependente químico, mas com uma família vai lidar com tudo isso, como a sociedade lida neste recomeço naquilo que devemos realizar”, fala o atual pároco, padre Rodrigo Gomes de Moreno.
História e missão
A ONG Amor-Exigente (AE) atua no Brasil desde 1984, como apoio e orientação aos familiares de dependentes químicos e às pessoas com comportamentos inadequados. É um programa de auto e mútua ajuda, praticado por meio de 12 princípios básicos, 12 princípios éticos, espiritualidade pluralista e responsabilidade social, através de reuniões semanais, cursos e palestras.
O objetivo do grupo é desenvolver preceitos para a reorganização familiar, sensibilizando as pessoas e levando-as a perceber a necessidade de mudar o rumo de suas vidas a partir de si mesmas, proporcionando equilíbrio e melhor qualidade de vida.
“A ONG surgiu em Campinas (SP) por intermédio de um padre norte-americano, Haroldo Rahm, que veio em missão para o Brasil e fundou o grupo. Hoje, o grupo existe em toda América Latina e até em Israel”, destaca Milton Sakurai, 68, atual coordenador da ONG em Presidente Prudente (SP) e na Alta Sorocabana.
Milton é um dos milhares de voluntários espalhados por vários países do mundo comprometidos a ajudar na reabilitação dos mais necessitados. “Faço parte do Amor-Exigente há 22 anos. É um trabalho maravilhoso e, se a família conseguir seguir à risca tudo que é ensinado no grupo, dá resultado! Entretanto, na maioria das vezes, desiste porque não tem força. Daí a importância das pessoas participarem do grupo.”
Para ter um grupo na paróquia, Milton explica que é necessário, em primeiro lugar, participar dele, estar em contato com a coordenação nacional e realizar cursos em Campinas (SP) e, então, monta-se um grupo na paróquia que o padre acolhe. “Sou agraciado pela Paróquia Nossa Senhora do Carmo, justamente, porque o padre convidou para reabrir o grupo. Nós temos a grata satisfação de ter esse grupo nessa comunidade que tanto nos acolheu.”
A reunião é dividida em três partes: a PRIMEIRA ocorre com a acolhida, a oração, a leitura de textos e a reflexão com participação de todos, inclusive dos dependentes e ex-dependentes.
O coordenador conta que na SEGUNDA parte há uma divisão. “O grupo dos ex-dependentes se separa para uma outra sala e aí vamos ler a respeito dos princípios. Já na TERCEIRA parte, separamos em grupos e abrimos para a família falar sobre a sua dificuldade e o seu problema e vamos orientando.”
Em torno de 20 a 30 pessoas são assistidas pela equipe. Milton fala ainda que vale a pena as pessoas que querem uma mudança de vida participarem dos encontros. “Tenho visto muitos testemunhos de pessoas que frequentavam e que estão firmes na caminhada.”
Entre os testemunhos está o de Adalto dos Santos Batista, 57, que se tornou coordenador da ONG após vencer o vício da dependência química. “Desde 2002, eu trabalhava na Pastoral Social da Paróquia São Judas na entrega de cestas básicas e teve uma palestra de dependentes químicos. Participei e recebi um convite para entrar pAra recuperação e mudar de vida.”
Hoje o voluntário é responsável por levar uma mensagem para os dependentes em recuperação nas casas masculinas e femininas da cidade, duas vezes ao mês. “Quando falamos em recuperação, Deus é a base para todos nós. Levo um pouco daquilo que vivi, o que passei e como estou hoje. Vou para representar o grupo, trabalhando com princípios e, dentre eles, sempre tem a Palavra de Deus envolvida.”
Padre Rodrigo reforça que a Igreja vai além dos valores do Evangelho e da acolhida. “Nos motivamos através da fé, desta força que não pode enfraquecer. É como um grande combustível para nos colocar de pé e viver a cada dia o seu propósito para se livrar das tentações, dos vícios e dos caminhos tortuosos que a vida nos oferece.”
Serviço
As reuniões serão retomadas dia 26 de abril (terça-feira). Para saber mais e tirar suas dúvidas sobre a ONG Amor-Exigente, entre em contato com o coordenador Milton Sakurai pelo número: (18) 98135-9040 (WhatsApp). Mais informações podem ser lidas no site oficial: https://amorexigente.org.br/.
“O primeiro contato é o meu telefone, porém o que vai fazer funcionar dentro da sua casa é participar do grupo, porque não adianta conhecer os princípios, mas não consegue aplicar por conta da fragilidade da família quando tem o dependente. Ele estando dentro do grupo, vai se fortalecer”, destaca o coordenador.
Com o intuito de renovar a responsabilidade social e promover a prática das obras de misericórdia, o Santuário Nossa Senhora do Carmo participa, nos dias 16 e 17 de novembro, do Dia de Doar e do Dia da Solidariedade. As ações são voltadas aos empobrecidos em razão do Dia Mundial dos Pobres e é realizada […]
No dia 4 de novembro, o Santuário Nossa Senhora do Carmo recebeu, com grande alegria e satisfação, a “Noite de celebração: Vem pra Tenda” – o 1º Encontro Diocesano de Coordenadores e Diretores de Acampamentos Paroquiais das quatro regiões pastorais da Diocese de Presidente Prudente. Realizado pela primeira vez, o evento superou as expectativas e […]
Com o tema: “Jesus Cristo: ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder” (At 10,38), o Santuário Nossa Senhora do Carmo realizará, no dia 21 de dezembro (sábado), a “Espiritualidade para a Comunidade”, na Igreja Matriz. Conduzida pelo padre Edcarlos Amorim Moreira, o evento marcará o encerramento do ano de 2024. “O objetivo […]
É com grande alegria que, no dia 4 de novembro, o Santuário Nossa Senhora do Carmo receberá o 1º Encontro Diocesano de Coordenadores e Diretores de Acampamentos Paroquiais, das quatro regiões pastorais da Diocese de Presidente Prudente. Nomeado “Noite de celebração: Vem pra Tenda”, o evento será voltado à oração, apresentação da história dos acampamentos […]