Durante todo o mês de outubro, a Igreja celebra o Mês Missionário, que é dedicado à conscientização sobre a missão e o dever de cada um em ser evangelizador, assim como Jesus Cristo. No próximo dia 24/10 é celebrado o Dia Mundial das Missões e a Paróquia Nossa Senhora do Carmo iniciará a Semana Missionária em três capelas.
O evento segue até o início de novembro e conta com a organização dos seminaristas e do grupo de evangelização da paróquia. Durante toda a programação será uma oportunidade de ter um encontro com Deus por meio de diferentes espiritualidades, celebrações, práticas tradicionais e sacramentos.
“O objetivo é de suscitar o espírito de missão, levando a Palavra de Deus à toda comunidade paroquial, de modo diferenciado e intensivo, na busca por realizar momentos sagrados” fala o seminarista do terceiro ano de filosofia e um dos organizadores do evento, Lucas Rodrigues Silva.
O atual pároco da comunidade, padre Rodrigo Gomes de Moreno também destaca a importância: “Queremos trazer um pouco mais de esperança para as pessoas que se fecharam nestes tempos por cuidados à saúde, fazendo um convite para retomarem a sua ação evangelizadora naquilo que devem realizar para a vida da comunidade”.
Programação nos Parques Alexandrina e Furquim
A Semana Missionária terá início no dia 24 de outubro (domingo), às 8h30, com a Santa Missa, nas capelas urbanas: Capela São Brás (Parque Alexandrina) e São Padre Pio (Parque Furquim).
Nas três noites seguintes (25 a 27/10), haverá celebrações da Palavra às 20h, nas casas dos próprios paroquianos. Entretanto, na quarta-feira (27/10), antes da celebração, será promovido um momento especial para as confissões, das 15h às 17h, na Capela São Brás.
Já no dia 28 de outubro, os seminaristas, juntamente com ministros extraordinários da Sagrada Comunhão, visitarão os enfermos nas duas comunidades. Neste mesmo dia, ocorrerá outro momento dedicado às confissões, só que dessa vez na Capela São Padre Pio, das 14h às 18h.
Além de ser uma oportunidade de evangelização, “esta ação dá espaço para reconciliar-se com Deus àqueles que têm uma maior dificuldade de acesso a este sacramento”, explica o seminarista Lucas.
Na sexta-feira (29/10), a programação segue com a contemplação da Via-sacra, caminho doloroso de Jesus, nas duas comunidades, com início às 20h em uma casa selecionada e finalizada nas capelas.
No dia 30 de outubro, o Grupo de Evangelização visitará às famílias a partir das 14h, levando uma mensagem de amor e ensinando o Evangelho que Jesus pede para ser multiplicado. De forma simultânea, neste mesmo dia, às 20h ocorrerá a Espiritualidade Mariana com a oração do Santo Terço, nas duas capelas. A procissão iniciará pelas ruas dos bairros e contemplação dos mistérios nas casas, com término nas igrejas.
O encerramento, em ambas as capelas da Semana Missionária acontecerá no domingo (31/10), com a Santa Missa às 8h30.
Programação no Parque Primavera
A Capela São Luís Gonzaga, localizada no Parque Primavera, também não ficará de fora na Semana Missionária. Porém, diferente das outras, o evento iniciará no domingo (07/11), com a Santa Missa de abertura, às 9h30. Na sequência, visitação das famílias.
Já nos dias 8 e 10 de novembro, às 20h, haverá Celebração da Palavra nas casas. No dia 9 de novembro será realizado o Santo Terço às 20h. Por fim, no último dia (11/11), a capela contará, a partir das 18h30, com um momento de confissões até início da Missa de Encerramento, também às 20h.
O propósito da Semana Missionária
Danielle Prandini Gazabini Malheiros, 40, compõe a equipe de coordenação do Curso de Formação de Evangelizadores, conhecido como “Evangelização”. Ela aponta que “a Semana Missionária traz consigo uma grande mobilização e integração de diversas pastorais e movimentos, unidos para resgatar a esperança que nasce da Salvação. As ações desenvolvidas nessa semana assumem uma força extraordinária a nós que dispomos a testemunhar o Evangelho!”
O papa Francisco aponta que todos devem anunciar com todas as forças a glória de Jesus, assim como os apóstolos e os primeiros cristãos. “’Não podemos deixar de afirmar o que vimos e ouvimos’ (At 4, 20). Tudo o que recebemos, tudo aquilo que o que o Senhor nos tem concedido, ofereceu-nos para o pormos a render doando-o gratuitamente aos outros”, fala o Santo Padre.
“Quando saímos às ruas batendo palmas de casa em casa para levar o Anúncio da Boa Nova a todos os indivíduos, nos colocamos à serviço para que todos possam, por ação do Espírito Santo, ter um encontro pessoal com Jesus Cristo e assim despertar o desenho de caminhar com Ele!”, afirma Danielle.
O Grupo de Evangelização
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo conta com um grupo voltado à evangelização, que atuará diretamente na Semana Missionária. “Não somos uma pastoral. Somos um grupo de evangelizadores responsáveis pelo curso e realizamos missões de evangelização, quando enviados por nosso pároco”, ressalta a coordenadora, Danielle.
A história do grupo teve início no Haiti em 1983, na presença dos bispos do CELAM (Conferência Episcopal Latino Americano), onde João Paulo II apela e convoca todo batizado para uma grande pescaria, que ficou denominada como Nova Evangelização.
“Isso é um chamado feito pelo papa, ou pelo próprio Deus, para que toda a Igreja lance as redes e pesque os homens e mulheres desta geração, onde quer que se encontrem. Desta forma, a Igreja, com a sua diversidade de carismas, movimentos, manifestações e projetos, procurará atender a este apelo da melhor forma possível”, conta Danielle.
Em 1984, reuniram-se as lideranças internacionais de 26 movimentos leigos em Roma (Itália), para responder ao apelo do papa. Como conclusão desta reunião, foi redigida uma carta propondo ao pontífice uma “Década de Evangelização”.
Idealizado pelo padre Tom Forrest, residente no Vaticano, o projeto “Evangelização 2000” é baseado na Exortação Apostólica Evangelli Nutiandi (1974, Paulo IV), na qual propõe ao papa dez anos de evangelização. Em 1985, o papa respondeu positivamente a esta proposta e foi aberto o Escritório Internacional de Evangelização 2000 em Roma.
O “Projeto Evangelização 2000” espalhou-se pela Europa e México. Chegou ao Brasil em 1988, quando foi fundada a Sede Nacional em Goiânia (GO). Dentro deste projeto são oferecidos vários cursos, dentre eles está o “Curso de Formação de Evangelizadores”.
“Projeto Evangelização 2000” em Presidente Prudente
Em meados da década de 1990, este curso teve início em várias paróquias da Diocese de Presidente Prudente. Já especificamente, na Maristela, o padre Aurélio acolheu e iniciou, juntamente com um pequeno grupo de paroquianos, as primeiras edições do curso de formação.
Em todas estas décadas, a direção e os cuidados ficaram por parte do padre Antônio Sérgio Girotti e posteriormente com o Padre Rodrigo. “Seguimos firmes, tanto nas formações, quanto nas missões de evangelização, que são realizadas na paróquia, nas capelas e em outras Igrejas de Presidente Prudente e região”, afirma a coordenadora, Danielle.
Atualmente, estamos estruturados com uma equipe de sete coordenadores e aproximadamente 70 evangelizadores inseridos em diversos trabalhos pastorais e movimentos da paróquia.
Como ser um missionário?
“Ser missionário é preocupar-se em multiplicar o Evangelho através de nossas atitudes e para ser um é necessário dar seu Sim. A grande missionária que nos convida a realmente seguir o seu exemplo é a figura de Nossa Senhora, que leva Cristo em tudo aquilo que realiza. Esta é a missão de cada um dos cristãos de levar Jesus com a vida, como Maria fez”, explica o padre Rodrigo.
Após dar o seu “Sim”, os fiéis devem partir para os estudos. Na paróquia, o Curso de Formação de Evangelizadores conta com uma carga horária de mais de 24h, sendo dividido em três grandes partes:
– O conteúdo querigmático;
– Formação teórico-prática para o Anúncio da Boa Nova;
– Missão de Evangelização: Onde os novos evangelizadores são enviados pelo nosso pároco a outra comunidade, para realizar o Anúncio da Boa Nova.
Com realização anual, podem participar qualquer pessoa acima de 18 anos e que seja batizada. O próximo curso está sendo planejado para 2022 e quando for liberado, as inscrições serão realizadas na Secretaria Paroquial.
Na Igreja também ocorrem as Missões de Evangelização. O convite para participar é aberto às pessoas que já tenham realizado o Curso de Formação e seja da Maristela ou de qualquer outra paróquia.
Para saber mais, procure pela Danielle ou entre no grupo de WhatsApp e acompanhe a comunicação entre os evangelizadores. Clique aqui.
Com o intuito de renovar a responsabilidade social e promover a prática das obras de misericórdia, o Santuário Nossa Senhora do Carmo participa, nos dias 16 e 17 de novembro, do Dia de Doar e do Dia da Solidariedade. As ações são voltadas aos empobrecidos em razão do Dia Mundial dos Pobres e é realizada […]
No dia 4 de novembro, o Santuário Nossa Senhora do Carmo recebeu, com grande alegria e satisfação, a “Noite de celebração: Vem pra Tenda” – o 1º Encontro Diocesano de Coordenadores e Diretores de Acampamentos Paroquiais das quatro regiões pastorais da Diocese de Presidente Prudente. Realizado pela primeira vez, o evento superou as expectativas e […]
Com o tema: “Jesus Cristo: ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder” (At 10,38), o Santuário Nossa Senhora do Carmo realizará, no dia 21 de dezembro (sábado), a “Espiritualidade para a Comunidade”, na Igreja Matriz. Conduzida pelo padre Edcarlos Amorim Moreira, o evento marcará o encerramento do ano de 2024. “O objetivo […]
É com grande alegria que, no dia 4 de novembro, o Santuário Nossa Senhora do Carmo receberá o 1º Encontro Diocesano de Coordenadores e Diretores de Acampamentos Paroquiais, das quatro regiões pastorais da Diocese de Presidente Prudente. Nomeado “Noite de celebração: Vem pra Tenda”, o evento será voltado à oração, apresentação da história dos acampamentos […]