Criado na zona rural da cidade de Anhumas (SP), Rafael Sotocorno está a poucos dias de realizar um dos mais importantes sonhos da sua vida: ser padre. Filho de José Ivo Sotocorno e Maria Cristina Perego Sotocorno, o jovem de 30 anos, formou-se em Ciências Biológicas no início da carreira, mas encontrou na Igreja outro chamado para a vocação, desta vez para o sacerdócio.
Sua vida religiosa teve início na Capela Santo Antônio do bairro Palmitalzinho e na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, ambas em Regente Feijó (SP).
Entrou para o Seminário Propedêutico Nossa Senhora Mãe da Igreja de Presidente Prudente (SP) no dia 13 de fevereiro de 2013 e, nos seis anos seguintes (2014-2020), embarcou para Marília (SP) para cursar Filosofia e Teologia na Faculdade São João Paulo II.
Em dezembro de 2020, Rafael foi acolhido pela na comunidade como novo diácono, destinado a prestar serviços pastorais na comunidade.
Hoje, nossa entrevista é com ele, Rafael Sotocorno:
1- Quem é o Rafael Sotocorno?
Primeiro, Rafael Sotocorno é uma pessoa que gosta de oração. Sou uma pessoa introspectiva, tímida, mas ao mesmo tempo alguém aberto ao diálogo e que gosta de conversar com as pessoas, de estar no meio das pessoas, apesar da timidez, que tento superar.
2- Em que momento da sua vida você sentiu o desejo de ser sacerdote?
Foi um processo que aconteceu durante a minha vida. Meus pais sempre me levaram para a igreja e prezaram muito pela missa, todos os finais de semana. Eu cresci aprendendo a participar das celebrações, tanto que, na minha Primeira Eucaristia, o fato de comungar do Corpo e Sangue do Senhor e ver a beleza do ministério exercido pelo padre, me chamou muito atenção.
Assim, ao longo da minha vida foi acontecendo o processo vocacional. Participei do Grupo de Jovens, de movimentos, fui coordenador da capela. Então, isso foi despertando muito em mim o interesse de servir a Cristo e o meu chamado foi se desenvolvendo. É o Cristo que diz “Farei de vós pescador de homens”.
3- Como foi a reação dos seus pais quando descobriram a sua vocação?
Os meus pais me incentivaram muito para viver a vocação. Como eram atuantes dentro da igreja, na Capela Santo Antônio, eles ficaram surpresos e ao mesmo tempo felizes com a decisão que eu tinha tomado e durante todo o processo da minha vida até hoje.
4- Você sempre quis entrar para a vida sacerdotal?
Sempre quis ser padre! O chamado vem desde a infância e o desejo só aumentava. Mas confesso que na adolescência relutei contra esse desejo, pois queria ter a vida que um jovem tinha, uma vez que sabia que eu teria que abrir mão de muita coisa como família, amigos, viagem, etc. Todavia, aprendi que quando é da vontade de Deus, não se deve ir contra, pois Ele sabe o que é melhor para nós.
5- Se não fosse padre, já passou pela cabeça o que seria?
Acredito que talvez eu estaria dando aula, pois antes de entrar no seminário, fiz a faculdade de Ciências Biológicas (2008-2010) em Presidente Prudente, na Unoeste. Então, sou formado em Biologia e, nos anos de 2010 a 2012, eu estava lecionando como professor numa escola de Prudente mesmo.
6- Qual o seu maior desejo até agora nesta caminhada?
Meu maior desejo é fazer a vontade de Deus. Eu acredito firmemente, tanto é que meu lema de ordenação sacerdotal é “Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade Senhor”.
7- O que o Rafael gosta de fazer nas horas vagas?
Nas horas vagas, gosto de mexer nas orquídeas, no jardim. Como eu venho de uma comunidade rural, acredito que mexer na terra me ajuda a relaxar, a refletir, a descansar um pouco a mente.
8- Na sequência de perguntas abaixo, responda com apenas uma palavra:
Hobby? Assistir filme.
Prato de comida? Macarrão.
Cor? Azul.
Lugar? Igreja.
Pessoa? Maria, Nossa Senhora.
Sonho? Ser padre.
Medo? Escorpião.
Ídolo? Nenhum.
Serviço
No próximo dia 1° de maio, os fiéis estão convidados a acompanhar o rito de Ordenação Presbiteral, que será realizado às 10h, na Paróquia Santa Rita de Cássia. Além de Rafael Sotocorno, serão ordenados o Rafael Moreira Campos e o Rodrigo Fernandes do Nascimento.
Após a ordenação, o novo padre continuará desenvolvendo seu trabalho pastoral ao lado do padre Rodrigo. A primeira missa na comunidade será dia 4 de maio, às 19h30.
Com o intuito de renovar a responsabilidade social e promover a prática das obras de misericórdia, o Santuário Nossa Senhora do Carmo participa, nos dias 16 e 17 de novembro, do Dia de Doar e do Dia da Solidariedade. As ações são voltadas aos empobrecidos em razão do Dia Mundial dos Pobres e é realizada […]
No dia 4 de novembro, o Santuário Nossa Senhora do Carmo recebeu, com grande alegria e satisfação, a “Noite de celebração: Vem pra Tenda” – o 1º Encontro Diocesano de Coordenadores e Diretores de Acampamentos Paroquiais das quatro regiões pastorais da Diocese de Presidente Prudente. Realizado pela primeira vez, o evento superou as expectativas e […]
Com o tema: “Jesus Cristo: ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder” (At 10,38), o Santuário Nossa Senhora do Carmo realizará, no dia 21 de dezembro (sábado), a “Espiritualidade para a Comunidade”, na Igreja Matriz. Conduzida pelo padre Edcarlos Amorim Moreira, o evento marcará o encerramento do ano de 2024. “O objetivo […]
É com grande alegria que, no dia 4 de novembro, o Santuário Nossa Senhora do Carmo receberá o 1º Encontro Diocesano de Coordenadores e Diretores de Acampamentos Paroquiais, das quatro regiões pastorais da Diocese de Presidente Prudente. Nomeado “Noite de celebração: Vem pra Tenda”, o evento será voltado à oração, apresentação da história dos acampamentos […]