O Santuário Nossa Senhora do Carmo divulga as datas da tradicional Novena de Natal. Os nove encontros serão nos dias 02, 03, 06, 09, 11, 12, 18, 19 e 20 de dezembro, após as Santas Missas das 19h30, na Igreja Matriz.
A novena deste ano será baseada no livro da CNBB cujo tema geral é “Nossa Esperança é Jesus”, inspirado no lema do Jubileu 2025 “Peregrinos de Esperança”. Cada encontro foca em uma área da vida no qual é preciso viver com esperança.
“São nove dias em que estarão reunidos, após a Santa Missa, para realizar os encontros e, a cada dia, grupos de pastorais e movimentos estarão responsáveis por trabalhar um tema específico da novena”, afirma o pároco do Santuário, padre Edcarlos Amorim Moreira.
Os temas diários são: “Viver a Esperança na Infância”, “Viver a Esperança na Vocação”, “Viver a Esperança na Velhice”, “Viver a Esperança na Comunidade”, “Viver a Esperança na Família”, “Viver a Esperança na Sociedade”, “Viver a Esperança no Trabalho”, “Viver a Esperança na Saúde e na Doença” e “Viver a Esperança nas Alegrias e nas Tristezas”.
Tradicionalmente promovida em vários locais e comunidades do Brasil, a Novena de Natal carrega consigo um momento de reflexão sobre o nascimento de Jesus, de acolher o Senhor e de se planejar para comemorar a vida.
De acordo com o sacerdote, o Natal não só representa, mas é a festa do nascimento do Salvador. Por isso, “a novena é importante, pois as pessoas que realizam esses encontros estarão melhor preparadas para celebrar o nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ela nos prepara para a segunda festa mais importante da Igreja Católica”.
Tempo do Natal
Comemorado no dia 25 de dezembro, o Natal significa nascimento de Jesus e vem ocorrendo há mais de 1600 anos. Ele traz, não só para os cristãos, mas para muita gente, um desejo de fechamento e início de ciclos.
Essa data, do qual celebramos hoje em dia, foi estipulada pela Igreja Católica no ano de 350 pelo Papa Julio I, sendo mais tarde oficializada como feriado. A Bíblia não diz nada sobre o dia exato em que Jesus nasceu e por isso a comemoração do Natal não fazia parte das tradições cristãs no início.
Assim, o Natal começou a ser celebrado para substituir a festa pagã da Saturnália, que por tradição ocorria entre 17 e 25 de dezembro, como uma tentativa de facilitar a aceitação do cristianismo entre os pagãos.
A história do Menino Jesus, que nasceu em Belém, está descrita na Bíblia, nos evangelhos de Mateus e Lucas. Por isso, para vivenciá-lo da melhor forma nesse período, padre Edcarlos diz que é precisocolocar-se junto com os irmãos. “Não só os ministros, leitores, catequistas, acólitos, coroinhas, coordenadores de pastorais, comunidades e movimentos, mas todo católico deveria participar junto com os irmãos dessa novena, como comunidade. Meu coração está abrindo para celebrar o nascimento do Senhor.”
Outra forma de se preparar para o Natal de Jesus, de acordo com o presbítero, é procurar o Sacramento da Confissão. Na Paróquia da Vila Maristela, você pode agendar um horário com o padre por meio da Secretaria Paroquial ou participar do mutirão de confissões que será na noite do dia 5 de dezembro (quinta-feira).
Serviço
Participe da nossa Novena de Natal dos dias 02, 03, 06, 09, 11, 12, 18, 19 e 20 de dezembro, na Igreja Matriz, após a Santa Missa, das 19h30. Aproveite e tenha em mãos o livro para acompanhar a Novena.
A comunidade também conta com um cronograma voltado aos acampamentos, pastorais e movimentos paroquiais. Veja abaixo:
02/12 – Acampamento sênior; Acampamento de oração jovem; Ministério de cura e libertação; Curso de noivos; Catequese, MECE (equipe D); Música (grupo da Drielly).
03/12 – Acampamento juvenil; Acampamento de noivos; Pastoral dos animais; Missionários de Santa Teresinha; Pastoral dos namorados; MECE (equipe E); Música (grupo da Nina).
06/12 – Acampamento da família; Acampamento mirim; Pastoral dos acólitos; Ministério de intercessão; Pascom; MECE (equipe C); Música (grupo do Will).
09/12 – Acampamento Maanaim; Acampamento trekking; Doutores; Pastoral da saúde; Vicentinos; MECE (equipe D); Música (grupo da Drielly).
11/12 – Acampamento “tô de volta”; Acampamento CES; Pastoral do batismo; Escoteiros; CAEP; Missão Mariana Braga; MECE (equipe A); Música (grupo do Vitão).
12/12 – Acampamento FAC; Acampamento de oração adulto; Pastoral da liturgia; ECC; Amor exigente; FOCA; MECE (equipe B); Música (grupo do Thiago Bacco).
18/12 – Acampamento JOAM; Acampamento “o retorno”; Pastoral do dízimo; ECJ; Pastoral da sobriedade; MECE (equipe A); Música (grupo do Vitão).
19/12 – Acampamento magnificat; Pastoral das gestantes; Terço dos homens; Pastoral familiar; Mães orantes; MECE (equipe B); Música (grupo do Thiago Bacco).
20/12 – Acampamento de casais; Servos da misericórdia; Pastoral da acolhida; Grupo de jovens; Trupalaio; Apostolado da oração; MECE (equipe C); Música (grupo do Will).
O Santuário Nossa Senhora do Carmo divulga as datas da tradicional Novena de Natal. Os nove encontros serão nos dias 02, 03, 06, 09, 11, 12, 18, 19 e 20 de dezembro, após as Santas Missas das 19h30, na Igreja Matriz. A novena deste ano será baseada no livro da CNBB cujo tema geral é […]
Com o intuito de renovar a responsabilidade social e promover a prática das obras de misericórdia, o Santuário Nossa Senhora do Carmo participa, nos dias 16 e 17 de novembro, do Dia de Doar e do Dia da Solidariedade. As ações são voltadas aos empobrecidos em razão do Dia Mundial dos Pobres e é realizada […]
No dia 4 de novembro, o Santuário Nossa Senhora do Carmo recebeu, com grande alegria e satisfação, a “Noite de celebração: Vem pra Tenda” – o 1º Encontro Diocesano de Coordenadores e Diretores de Acampamentos Paroquiais das quatro regiões pastorais da Diocese de Presidente Prudente. Realizado pela primeira vez, o evento superou as expectativas e […]
Com o tema: “Jesus Cristo: ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder” (At 10,38), o Santuário Nossa Senhora do Carmo realizará, no dia 21 de dezembro (sábado), a “Espiritualidade para a Comunidade”, na Igreja Matriz. Conduzida pelo padre Edcarlos Amorim Moreira, o evento marcará o encerramento do ano de 2024. “O objetivo […]