Todos os anos, durante a Quaresma, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança a Campanha da Fraternidade (CF) com o objetivo de promover reflexões sobre temas cotidianos e o transformar em uma ação concreta de solidariedade. Descubra abaixo cinco curiosidades sobre a CF:
1- Em 1961, três padres, responsáveis pela Cáritas no Brasil, idealizaram a campanha com o objetivo de levantar fundos para assistir aos pobres. Deram então o nome de Campanha da Fraternidade, sendo realizada pela primeira vez na Quaresma de 1962, na cidade de Natal (RN). Somente em 1964, foi lançada a nível nacional pela CNBB com o tema: “Igreja em Renovação”.
2- O gesto concreto da campanha se dá por meio da Coleta Nacional da Solidariedade, realizada anualmente no Domingo de Ramos. Neste ano, será no dia 28 de março, aqui na Maristela, e em paróquias do país.
3- Os recursos arrecadados na coleta pelas paróquias de todo o país são enviados para projetos sociais, que trabalham pela evangelização e para a promoção da dignidade dos pobres.
4- A CF inicia na Quarta-feira de Cinzas e termina solenemente no Domingo de Ramos. Entretanto, o tema continua sendo refletido durante todo o ano litúrgico.
5- A CNBB promove, a cada cinco anos, a Campanha da Fraternidade de forma ecumênica, em conjunto com outras denominações cristãs. Neste ano, o tema é “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” e o lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade”.
Na Paróquia Nossa Senhora do Carmo são realizadas diversas ações no campo do diálogo com outras denominações religiosas, que vão de encontro com o que a CF 2021 vem abordando.
“Realizamos ações como Missas de Formatura e cerimônias de casamentos, quando, por diversas vezes, os pastores estão presentes e podem dar uma palavra no final da celebração, além de bênçãos ecumênicas, celebrações de posses, eventos públicos, em que padres, pastores e outras denominações religiosas são convidadas, sempre frisando o diálogo e o respeito de todas as áreas”, destaca o padre Rodrigo Gomes de Moreno.
CF 2021
A Campanha da Fraternidade deste ano foi lançada no dia 17 de fevereiro e é uma parceria da CNBB com o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic).
“O propósito da campanha deste ano é o diálogo, estarmos sempre abertos ao bem comum em função do próximo, o respeito para com o diferente, tudo isso levando os valores cristãos acima de tudo. Assim, estamos buscando organizar um momento ecumênico com pastores, sobretudo, nesse momento da pandemia, dentro dos propósitos que nos foram confiados”, finaliza o padre Rodrigo.