Home > Companhia Magnificat realiza I Mostra de Dança na Maristela

Companhia Magnificat realiza I Mostra de Dança na Maristela


compartilhe nas redes

Mais do que uma apresentação, mas uma diferente forma de evangelizar. Foi assim I Mostra de Dança, realizada pelo Santuário Nossa Senhora do Carmo em conjunto com a Companhia Magnificat, neste sábado (02/12), no Salão Paroquial. A entrada foi 1kg de alimento não perecível para ajudar famílias carentes neste Natal.

Apresentação ocorreu no Salão Paroquial (Pascom Paroquial / Reprodução)

Início do grupo 

Com pouco mais de 20 bailarinas, entre 3 e 52 anos de idade, a  companhia surgiu da amizade das duas professoras e diretoras, Ariane Mazoni e Heloisa Myrtes. “Foi por meio de um convite para rezar o terço,  a Virgem Maria uniu nossos propósitos e compreendemos o que ela esperava de nós”, contam. 

Com o objetivo de evangelizar por meio da Dança, grupo reúne 20 bailarinas (Pascom Bernardes / Arquivo)

Após esse encontro, levaram a  ideia elaborada para o antigo pároco do Santuário,   padre Rodrigo Gomes, e tiveram todo apoio necessário, dando assim início ao projeto de dança em agosto de 2022. 

Parte das bailarinas reunidas em evento da Diocese (Pascom Bernardes / Arquivo)

De acordo com o grupo, o objetivo vai além de ensinar vários estilos de dança como o ballet clássico, jazz, jazz lyrical e contemporâneo, a Companhia Magnificat auxilia no desenvolvimento da fé dos alunos, gera conhecimento sobre a Igreja Católica com estudos bíblicos, orações em grupo e momentos devocionais durante as aulas, como também esperam evangelizar e levar o amor de Deus e da Virgem Maria por meio da arte.  

Cerca de um ano e quatro meses depois, organizaram a I Mostra de Dança. As fundadoras contam um pouco deste processo: “Iniciamos os ensaios para a Mostra desde agosto, mas algumas coreografias que foram apresentadas foram criadas desde o início do ano”.  

Com a garantia de que a  presença de Jesus foi transmitida por meio dos passos de dança, a mostra durou cerca de 1h30, com 13 coreografias unindo os estilos do ballet clássico, jazz lírico e jazz musical. Ao final das apresentações, as bailarinas receberam o certificado de conclusão de um ano dedicado à dança.

Apresentação durou cerca de 1h30 (Pascom Paroquial / Reprodução)

“Esperamos que o público tenha sentido a presença de Deus através dos nossos passos e reconheçam que não somos uma companhia de dança comum, temos como diferencial nossas bailarinas que, além de dançar, são evangelizadoras”, explicam as fundadoras.

Participantes

Entre as bailarinas que participaram desta noite, estão Maria Carolina Peixoto de Lima, 15, e Amanda Louise do Nascimento Alves, 23.

Participante desde o início do grupo em agosto de 2022, Maria Carolina conta que sempre amou ballet e que conheceu o grupo em uma apresentação na missa de domingo na Maristela. “Eu me interessei, busquei mais informações e então resolvi fazer minha inscrição para as aulas. Vi uma oportunidade de voltar a fazer aulas estando também junto a Deus.”

Jovem de 15 anos, Maria Carolina já faz parte do grupo de dança (Maria Carolina / Cedida)

“Esperamos por esta apresentação desde o início deste ano. Tomara que as pessoas tenham amado e se emocionado, porque em cada coreografia tentamos passar o sentimento e a emoção da música, buscamos fazer com que as pessoas sintam o amor de Deus e a presença dele e do Espírito Santo no momento em que dançamos”, destaca Maria Carolina. 

Já Amanda, que está no grupo desde janeiro deste ano, fala que descobriu o  companhia por meio do Instagram. “Eu já conhecia as meninas pela faculdade e comecei a acompanhar o trabalho delas com a escola de dança. Fiz minha primeira aula experimental e já foi amor à primeira vista. No mesmo dia, já realizei minha matrícula e comecei.”

“Foi um momento de muita entrega e dedicação. Cada coreografia possui um significado lindo e todas nós ficamos muito ansiosas para apresentar este trabalho maravilhoso realizado pelas professoras Ariane e Heloísa”, diz Amanda. 

leia também

01 CAPA

Santuário realiza ações solidárias em prol do Dia Mundial dos Pobres

Com o intuito de renovar a responsabilidade social e promover a prática das obras de misericórdia, o Santuário Nossa Senhora do Carmo participa, nos dias 16 e 17 de novembro, do Dia de Doar e do Dia da Solidariedade. As ações são voltadas aos empobrecidos em razão do Dia Mundial dos Pobres e é realizada […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Noite de celebração: Vem pra Tenda reúne 360 pessoas no Santuário Nossa Senhora do Carmo

No dia 4 de novembro, o Santuário Nossa Senhora do Carmo recebeu, com grande alegria e satisfação, a “Noite de celebração: Vem pra Tenda” – o  1º Encontro Diocesano de Coordenadores e Diretores de Acampamentos Paroquiais das quatro regiões pastorais da Diocese de Presidente Prudente. Realizado pela primeira vez, o evento superou as expectativas e […]

WhatsApp Image 2024-11-02 at 13.51.10 (1)

Espiritualidade para toda comunidade tem data marcada no Santuário

Com o tema: “Jesus Cristo: ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder” (At 10,38), o  Santuário Nossa Senhora do Carmo realizará, no dia 21 de dezembro (sábado), a “Espiritualidade para a Comunidade”, na Igreja Matriz. Conduzida pelo padre Edcarlos Amorim Moreira, o evento marcará o encerramento do ano de 2024.  “O objetivo […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Santuário sedia 1º Encontro Diocesano de Coordenadores e Diretores de Acampamentos Paroquiais

É com grande alegria que, no dia 4 de novembro, o Santuário Nossa Senhora do Carmo receberá o 1º Encontro Diocesano de Coordenadores e Diretores de Acampamentos Paroquiais, das quatro regiões pastorais da Diocese de Presidente Prudente. Nomeado “Noite de celebração: Vem pra Tenda”, o evento será voltado à oração, apresentação da história dos acampamentos […]