De fato, o mundo precisou se adaptar para enfrentar a nova realidade com a presença do coronavírus. Na diocese, pela primeira vez, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo da Vila Maristela, em Presidente Prudente (SP), realizou o tradicional Cerco de Jericó com programação 24h on-line.
Os números da 21ª edição do evento impressionam: na página do Facebook foram mais de 268 mil visualizações nos vídeos (por pelo menos três segundos), cerca de 500 mil pessoas alcançadas, 110 mil engajamentos, dois mil novos seguidores e mais de um milhão de minutos visualizados.
Durante a transmissão na página, a paróquia conseguiu levar a evangelização para além da comunidade local, alcançando outros estados e para 44 países como Portugal, Angola, Estados Unidos, Moçambique, Canadá, Paraguai, França, Japão, Espanha, entre outros, segundo dados estatísticos do Facebook.
O vídeo mais visto no período foi a Missa de Encerramento do Cerco, que ocorreu no dia 17 de maio (domingo). Ao todo, mais de 49 mil pessoas alcançadas, 17 mil visualizações, 14 mil engajamentos e um pico de 1.222 dispositivos conectados simultaneamente durante a transmissão pelo Facebook.
Já no canal da paróquia no Youtube, os vídeos foram vistos mais de 29 mil vezes durante o Cerco de Jericó, e resultou num ganho de 579 novos inscritos. O vídeo mais visto também foi a Missa de Encerramento, com 2.809 visualizações.
O Cerco de Jericó da Maristela teve início no dia 10 de maio. Foram sete dias de programação ao vivo e gravada, 21 missas e 21 momentos de oração e louvor.
“Vendo de que forma poderíamos transmitir, visto que o Cerco acontecia 24 horas por dia, durante sete dias e sete noites, nós fomos amadurecendo e realizando o cronograma. Realmente houve uma surpresa muito grande da forma como procedeu, com todas as equipes. Isso fez com que pudéssemos contemplar todos, mesmo de suas casas, fazendo com que a Igreja estivesse presente dentro dos lares”, explica o padre Rodrigo Gomes de Moreno, que atua na comunidade.
A igreja, que atraía milhares de pessoas presencialmente, contou com dezenas de voluntários para manter a tradição e respeitar as orientações das autoridade de saúde.
“A internet propicia evangelizar além dos limites diocesanos, fazendo com que todos possam abraçar com seu carisma, com sua fé aquilo que nós propomos a realizar. O intuito do Cerco é exatamente esse: ser o combustível da fé, para mantê-la revigorada, fortalecida e assim possamos vencer as tribulações”, destaca o sacerdote.
Fonte: Diocese de Presidente Prudente/Pascom Diocesana/Evandro Marques