O Movimento Mariana Braga completa 15 anos de fundação nesta quinta-feira (22). A entidade prudentina é referência em evangelização em todo Brasil e é reconhecidatambém porsua luta em favor da vida e da redução da violência.
O movimento foi criado logo após a morte da jovem Mariana Braga, em 22 de fevereiro de 2003. Recém ingressada no curso de Engenharia Ambiental da Universidade Estadual Paulista (Unesp), ela foi atingida por uma bala perdida em uma festa na própria universidade, durante uma disputa entre grupos rivais.O fato comoveu a cidade toda e em especial a Paróquia Nossa Senhora do Carmo, na vila Maristela, onde a estudante morava e era evangelizadora. No dia do velório, o então pároco, padre Antônio Sérgio Girotti (Tutti), disse que uma indignação deveria se transformar em uma “digna ação” e era necessário, ao contrário da raiva, levantar uma bandeira pela paz.Assim, o movimento era criado a fim de conscientizar e mobilizar jovens e adultos para uma vida baseada no amor da Palavra de Deus.Isso serviu como um meio de levar uma palavra de paz para a sociedade em meio a tanta violência.
No início, a missão era simplesmente difundir mensagens de paz e continuar com os trabalhos de evangelização já realizados na paróquia. Com o decorrer do tempo e o surgimento de voluntários, ocorreu a necessidade de se organizar como uma comunidade e uma pequena associação, sendo sua primeira ação evangelizadora a Caminhada pela Paz, em maio de 2003. Na sequência, o movimento se especializou ainda mais no trabalho de redução da violência e o combate à dependência química, além de dar sustentação aos cursos formativos e acampamentos católicos em Presidente Prudente, região e todo Brasil.
Desta forma, o movimento possui um trabalho intenso de evangelização por todo país, atuando como um meio transformador de vidas e um refúgio de esperança a aqueles que sofrem. Alexandre Fotolan, presidente do MMB, diz que a entidade representa o ardor missionário que visa a mudança de vida das pessoas atendidas, atuando como um divisor de águas. “O movimento acaba sendo um braço que se estende da Paróquia Nossa Senhora do Carmo para o Brasil inteiro, levando a evangelização para cada canto do país”, diz.
Atualmente, o MMB conta com mais de 200 voluntários, que atuam em diversas funções. As atividades são compostas por atendimentos de orações, cursos de evangelização, acampamentos, grupos de oração, retiros, aulas de violão e bateria, além de adoração ao Santíssimo. Além disso, há reuniões com o grupo Mães de Anjos, que é composto por mães que perderam seus filhos, e se reúnem para compartilhar suas histórias.
Astromar Braga, vice-presidente do MMB, diz que o grande desafio enfrentado ao longo dos anos é continuar com o mesmo entusiasmo do início. “Apesar das dificuldades, devemos evangelizar sempre como se fosse a primeira vez, como se a Mariana estive hoje nos pedindo isso e assim servir a comunidade sem perder o carisma missionário, que caracteriza o nosso movimento”, afirma.
Em comemoração aos 15 anos de fundação do Movimento Mariana Braga será realizada uma missa em Ação de Graças no próximo domingo (25), às 19h30, na Paróquia Nossa Senhora do Carmo de Presidente Prudente. A celebração será presidida pelo pároco Rodrigo Gomes.