A Quaresma é um tempo de graça e conversão para toda a Igreja. Durante os 40 dias que antecedem a Páscoa, os cristãos são chamados a intensificar a oração, o jejum e a caridade, seguindo o exemplo de Jesus no deserto. Esse período litúrgico nos convida à renovação espiritual, conduzindo-nos a uma reflexão sobre nossa caminhada de fé e a nos preparar para celebrar a Ressurreição do Senhor com um coração transformado.
Nesta Quarta-feira de Cinzas, 5 de março, inicia-se esse tempo litúrgico. Mais do que um período de sacrifícios, a Quaresma é uma oportunidade de aprofundar nossa relação com Deus e viver o Evangelho de forma mais autêntica.
Quaresma é um convite à oração, jejum e caridade (Pascom Paroquial / Arquivo)
“As leituras da missa, a liturgia e o próprio tempo litúrgico já nos levam ao recolhimento, à meditação e ao aprofundamento da fé. Esta é uma oportunidade para o cristão católico chegar ao ponto máximo da conversão e, assim, preparar-se bem para celebrar a Páscoa do Senhor”, explica o padre Edcarlos Amorim Moreira, pároco do Santuário.
Hora Quaresmal será realizada diariamente das 6h às 7h, exceto no domingo (Pascom Paroquial / Arquivo)
Preparação
Para viver bem esse período de 40 dias, o presbítero destacou algumas práticas essenciais: penitência, jejum, participação nas missas e momentos de espiritualidade, oração do Santo Rosário e entusiasmo ao Santíssimo Sacramento. Segundo ele, também é fundamental “praticar a caridade, pois todo jejum deve ser transformado em caridade e conversão”.
Gabriel Aparecido Boiago, 26 anos, catequista na comunidade, começou a vivenciar essa experiência quaresmal há três anos no Santuário. “Costumo intensificar minhas orações e me lembrar realmente que sou pó, que irei morrer e que, se não me converter o quanto antes, posso perder o céu”, afirma.
Para ele, a Quaresma é um tempo de recolhimento. “É um período para reflexão sobre a nossa morte, sobre o momento derradeiro da nossa vida e a entrada definitiva na vida eterna. Por isso, é tão importante escolher uma penitência para viver nesse tempo.”
Como penitência para este ano, Gabriel pretende participar da Hora Quaresmal diariamente às 6h, renunciando a um dos seus maiores prazeres: dormir até mais tarde. “Dormir é algo muito importante para mim (risos), então creio que vale a pena oferecer esse sacrifício a Deus.”
Outra fiel com propósitos quaresmais é Luciane de Souza Romero, 55 anos, engajada em acampamentos, pastorais e projetos da comunidade. Este será o quarto ano consecutivo em que ela vivencia esse tempo litúrgico na paróquia.
“É um tempo de profunda reflexão interior e uma grande oportunidade de crescimento espiritual e mudança de atitudes. Leva-me a oferecer minhas penitências e sacrifícios a Jesus, por amor a Ele, apesar de saber que tudo o que faço é tão pouco perto do amor infinito de Cristo”, afirma.
Luciane pretende aprofundar a oração a Jesus e a meditação em Maria (Luciane Romero / Cedida)
Como preparação para a Páscoa, Luciane busca meditar profundamente sobre as dores de Jesus e tudo o que Ele fez para nos salvar. “Também reflito sobre Maria, sua entrega total aos planos de Deus e sua confiança inabalável, mesmo sem entender tudo o que estava acontecendo. Para mim, seu exemplo é inspirador.”
Em relação às penitências, ela pretende rezar o Rosário às 4h da manhã, participar da Hora Quaresmal, intensificar os jejuns e oferecer outros sacrifícios pessoais. “Meu propósito é buscar crescimento interior, maior comunhão com Jesus e mais tempo de oração. Tenho sentido essa necessidade em minha vida”, conclui.
Programação
A programação especial da Quaresma tem início na Quarta-feira de Cinzas, com três missas na Igreja Matriz: às 7h15, 17h e 19h30. Durante as celebrações, será realizado o tradicional rito de imposição das cinzas, que registra a fragilidade humana e o chamado à conversão.
No mesmo dia, o Santuário começará a Hora Quaresmal, que acontecerá de 5 de março a 17 de abril, de segunda a sexta, das 6h às 7h, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da paróquia. Esse momento de espiritualidade incluirá oração penitencial, desejo ao Santíssimo Sacramento, oração do terço e meditação do livro Imitação de Cristo .
Já no dia 1º de abril, terça-feira, os votos são convidados a receber o Sacramento da Confissão. Haverá um mutirão de confissões na Matriz, das 16h às 18h30 e das 20h às 22h.
“Pedimos que as pessoas realizem jejum às sextas-feiras, pratiquem penitências e transformem esses atos em caridade, oferecendo o que foi vivido neste Tempo Quaresmal. No final, será entregue um envelope de coleta para ajudar os irmãos carentes e contribuir com a Campanha da Fraternidade”, conclui o padre.
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo realizou pela primeira vez, entre os dias 22 e 25 de abril, a formação “O Leigo e o Exorcismo”, conduzida por Monsenhor Rubens Miraglia Zani, sacerdote católico da Diocese de Bauru, exorcista e membro da Associação Internacional de Exorcistas (AIE). Ao todo, cerca de 200 inscritos da comunidade e […]
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo tem vivido intensamente a Semana Santa, período mais sagrado da fé cristã. Celebrada por católicos em todo o mundo, essa semana convida à contemplação do mistério central da fé: a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Agora, a comunidade se prepara para o Tríduo Pascal, que terá início […]
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo se prepara para vivenciar o período mais sagrado da fé cristã: a Semana Santa. Celebrada por católicos em todo o mundo, esta semana é um convite à contemplação do mistério central da nossa fé — a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. O pároco da comunidade, padre Edcarlos […]
Após quase uma década, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo retoma um dos cursos de formação mais marcantes para os fiéis que desejam aprofundar sua caminhada com Cristo: o Curso de Discipulado. A nova edição está marcada para os dias 25, 26 e 27 de abril, no Centro de Formação da Paróquia, com inscrições já […]