Atenção, pais e familiares! A catequese do Santuário Nossa Senhora do Carmo estará com matrículas e rematrículas abertas dos dias 2 a 9 de fevereiro no Centro de Catequese (mesmo prédio da Secretaria Paroquial) em horários específicos. Também será possível fazer a inscrição para a catequese após as missas nos dias 01, 02, 08 e 09/02. O objetivo da catequese é capacitar as crianças, adolescentes e adultos para terem contato com os ensinamentos religiosos e os valores éticos associados.
A idade mínima para ingressar é de 9 anos a serem completados ainda em 2025 e não precisa morar próximo do Santuário, apenas ter a presença dos pais ou responsáveis durante a matrícula ou rematrícula.
“A catequese apresenta às crianças os ensinamentos da fé cristã, ajudando-as a entender a Bíblia, os sacramentos, a vida de Jesus e os fundamentos da Igreja. Isso promove o desenvolvimento de uma fé madura e consciente”, explica a coordenadora Sheila Merlo Garcia Firetti, 48 anos.
Durante esse período, a formação é dividida em três etapas: a primeira é a preparação para o Sacramento da Primeira Comunhão; as outras duas referem-se à preparação para o Sacramento da Crisma, na qual os catequizandos se preparam para serem responsáveis com as coisas de Deus, com a família e com a comunidade. Além disso, compreendem sobre o ministério cristão de maneira orgânica e sistemática, para assim iniciar a plenitude de sua vida no cristianismo.
“Através da catequese, a criança tem a oportunidade de construir uma relação mais próxima com Deus, aprendendo a orar, a participar das celebrações religiosas e a viver sua fé no dia a dia. Assim, a catequese vai muito além do ensino religioso. Ela ajuda a criança a compreender e praticar valores fundamentais, como amor ao próximo, respeito, perdão, solidariedade. Nós ajudamos na construção de uma consciência ética e moral, orientando-as em suas decisões e comportamentos com base em princípios cristãos”, compartilha Sheila.
Em 2025, a expectativa é ter aproximadamente 700 catequizandos participantes e contará com uma média de 100 catequistas divididos entre a Igreja Matriz e as capelas São Luiz Gonzaga e São Brás.
Serviço
Para participar, as inscrições da catequese para crianças, adolescentes e adultos poderão ser realizadas:
01/02 (Sábado) – após a missa das 19h;
02/02 (Domingo) – após as missas das 10h30, 15h, 17h e 19h;
03/02 a 07/02 (Segunda a sexta) – 18h às 19h, no Centro de Catequese (mesmo prédio da Secretaria Paroquial);
08/02 (Sábado) – após a missa das 19h;
09/02 (Domingo) – após as missas das 10h30, 15h, 17h e 19h.
As matrículas e rematrículas serão presenciais e aqueles que já fazem parte da catequese, irão atualizar os dados e escolherão os horários. A taxa é de R$50,00. Nesse período também serão aceitas as transferências de outras paróquias.
Com o objetivo de realizar o natal mais bonito e tornar a Praça da Matriz um ponto turístico, o Santuário Nossa Senhora do Carmo inicia o planejamento em 2025 para o 1º Natal Luminoso. Voltado para a comunidade, cada família poderá adotar uma ou várias árvores ao redor da praça para contribuir com esta ação. […]
Atenção, pais e familiares! A catequese do Santuário Nossa Senhora do Carmo estará com matrículas e rematrículas abertas dos dias 2 a 9 de fevereiro no Centro de Catequese (mesmo prédio da Secretaria Paroquial) em horários específicos. Também será possível fazer a inscrição para a catequese após as missas nos dias 01, 02, 08 e […]
Com uma linda história construída ao longo desses 57 anos, o ano de 2024 no Santuário Nossa Senhora do Carmo foi desafiador, porém abençoado e marcado por diversas atividades e celebrações especiais. Chegou o momento de relembrar os principais acontecimentos desta paróquia conhecida em todo Brasil por seu trabalho de evangelização e que tem, em […]
Conduzida pelo padre Edcarlos Amorim Moreira, o Santuário Nossa Senhora do Carmo realizará a “Espiritualidade para a Comunidade”, no próximo sábado, dia 21 de dezembro. Com o tema: “Jesus Cristo: ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder” (At 10,38), o evento marcará o encerramento das atividades pastorais no ano de 2024. “O […]