Conhecida em todo Brasil por seu trabalho de evangelização com acampamentos e cursos de formação, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo é uma comunidade que compartilha da alegria em servir, acolher e estar em comunhão diária com Deus por um mundo melhor e mais justo. É com uma linda história construída ao longo dos anos, que a Paróquia completa 57 anos nesta segunda-feira (15/01).
Para festejar esse grande momento, toda comunidade se unirá para uma Santa Missa de aniversário. “Celebrar 57 anos da paróquia é celebrar a história de um povo que ouviu Deus, guiado por sacerdotes, seguiram o caminho de Cristo e testemunharam que Deus está vivo, ressuscitado e que nos chama a construir o seu reino no meio de nós”, destaca o atual pároco, padre Edcarlos Amorim Moreira.
História
A história da paróquia iniciou anos antes de sua fundação, na década de 40, quando Francisco de Paula Goulart ofertou um terreno para a construção da futura igreja. Contudo, o local só foi abençoado em 1956, por dois missionários redentoristas que mobilizaram toda comunidade em prol da construção da primeira capela dedicada à Nossa Senhora do Carmo.
Com o crescimento do número de fiéis, em 1967, a igreja passou por sua primeira reforma de ampliação. Foi reconhecida pela Diocese de Presidente Prudente como Paróquia Nossa Senhora do Carmo e contou com seu primeiro administrador, padre João Salgari, que permaneceu até seu falecimento, em 1978.
Em 1979, padre Aurélio da Silva Ribeiro assumiu a responsabilidade da paróquia e logo foi nomeado pároco. Porém, três anos depois, teve que assumir o pastoreio de outra paróquia e, com isso, vários religiosos passaram pela comunidade, como os padres Silvio Ghiotto e Jésus Pereira dos Anjos, e o ainda seminarista, Lindolpho Antônio da Silva, até o seu retorno em 1984.
Para auxiliar o padre Aurélio em sua jornada paroquial, em 1997, o padre Antônio Sérgio Girotti (Tutti) foi designado vigário paroquial e, dois anos depois, foi nomeado por Dom Antônio Agostinho Marochi como administrador paroquial.
Com o tempo e uma comunidade mais ativa e numerosa, houve a necessidade de um espaço maior. Assim, em 2000, a estrutura da igreja foi toda demolida para dar lugar a uma mais nova e mais ampla. A Igreja Matriz foi inaugurada em setembro de 2004, durante uma Missa Solene presidida por Dom José Maria Libório Camino Saracho. Neste mesmo dia, o bispo concedeu o título de pároco ao padre Tutti.
Em 2015, após as transferências, padre Rodrigo Gomes de Moreno assumiu a paróquia, que além de manter a força da evangelização e formação cristã, renovou os acampamentos, marca da paróquia em todo Brasil, e deu continuidade ao trabalho de reforma do Centro de Formação, do Salão Paroquial, salas de catequese e da Igreja Matriz. No período da pandemia (e até os dias atuais), a paróquia passou a exibir missas diárias on-line, além de inovar com formações e o uso das tecnologias para se adequar ao contexto da cultura digital.
Em 11 de dezembro de 2021, a Igreja divulgou detalhes das obras de melhorias em seu espaço interno e externo. Desde então, tem passado por obras e ampliações que já podem ser vistas pelos fiéis que frequentam a comunidade.
Outro marco significativo ocorreu no dia 1º de maio de 2022, durante a Santa Missa da 19ª edição do Caminhando com Maria, presidida por Dom Benedito Gonçalves dos Santos. O bispo diocesano anunciou que a Paróquia Nossa Senhora do Carmo está em processo para ser elevada ao título de Santuário, com objetivo de fomentar ainda mais o carisma e a missão mariana da comunidade.
Em maio de 2023, após oito anos e dois meses como pároco do Santuário Nossa Senhora do Carmo, padre Rodrigo se despediu da comunidade para assumir a Paróquia Sagrada Família, em Presidente Epitácio (SP).
Foi então que a comunidade deu boas-vindas ao xapuriense (quem nasce no município de Xapuri, no Acre, padre Edcarlos Amorim Moreira, que assumiu aos 17 anos de sacerdócio.
“Nesses oito meses que estou nesta comunidade, eu me sinto em casa e muito feliz. Eu avalio que essa comunidade tem muita gente boa, no sentido de dar a vida, arregaçar as mangas e se doar. Quando a gente propõe algo, as coisas caminham e isso é maravilhoso. Uma comunidade que está sempre em desenvolvimento, amadurecimento e de degrau em degrau vamos seguindo o caminho rumo ao céu”, fala padre Edcarlos.
A comunidade
Como toda história, para ser vivida, precisa de pessoas, a da Igreja Nossa Senhora do Carmo não poderia ser diferente. Entre os membros mais antigos até os mais recentes, está Silvio Marques Jianelli, que atua como ministro e no curso de noivos.
Presente na comunidade há 51 anos, Silvio começou a frequentar a igreja em 1981. “Casei-me na paróquia em 1980 e quem celebrou foi o padre Aurélio. Eu já conhecia a comunidade, pois morava no bairro e meus pais eram atuantes. Meu pai Alceu Jianelli foi presidente do CPP. Minha mãe Antônia Marques Jianelli foi catequista. Ambos atuaram no Curso de Noivos. Beth (minha esposa) e eu fizemos o ECC em 1981. Daí em diante, começamos a frequentá-la assiduamente”, diz Silvio.
Para o ministro, é uma alegria fazer parte desta comunidade. Além de ser o lugar onde criaram e batizaram seus filhos e um neto, também é onde podem servir a Deus e aos irmãos, tendo como exemplo o voluntariado na Festa das Nações.
“Deus foi misericordioso demais conosco. Nos anos 80 e 90, a frequência de fiéis na comunidade era pífia. Então, com alguns casais e a ajuda do Astromar Miranda, iniciamos um trabalho chamado ‘Evangelização 2.000’, cujo objetivo era dar um presente a Jesus no ano 2000: um mundo mais evangelizado. Aí pudemos ‘ver’ a ação do Espírito Santo agindo e virou tudo isso que temos hoje”, destaca o ministro.
Durante todos esses anos, um dos fatos mais marcantes para Silvio foi conhecer um sacerdote (já com certa idade), padre Aurélio. “Com uma sabedoria divina, nos permitiu começar aquele trabalho [evangelização 2000] e confiou em um bando de ‘jovens’, pois tínhamos por volta de 30 anos, alguns com menos”, explicou Silvio.
Mesmo com um ritmo mais desacelerado, Silvio conta que ele e a esposa ainda têm o mesmo sentimento de pertencer. “Participamos até hoje, pois nos sentimos em casa. Nossa paróquia é acolhedora e muito dinâmica. Cabe ressaltar a sequência de padres receptivos e incansáveis.”
Outra paroquiana que chegou para somar na comunidade foi Dirce Veronessi Ragni, que participa desde 1992. Ela conta que depois de frequentar um curso de ministra, começou a seguir mais ainda o Grupo de Oração, a participar dos acampamentos e fazer vários cursos. “Nessa paróquia eu consegui tudo, alegria, trouxe minha família para a igreja. Participo até hoje, é onde eu me encontrei.”
Para Dirce, celebrar os 57 anos do futuro Santuário é uma vitória. “É muito importante convidar e apresentar as famílias da comunidade, é um aconchego, foi uma ideia maravilhosa que o padre teve em comemoração a nós que fazemos parte da comunidade. É uma segunda casa para mim, principalmente agora que moro sozinha, viúva, então gosto muito de estar participando da comunidade.”
Outra fiel há décadas na comunidade é a catequista e ministra da Comunhão Eucarística, Nancy Breda Braga, que participa desde 1997. Ela conta que conheceu a comunidade através do grupo de oração. “Vim pela dor, após a morte de minha filha com apenas seis anos, vítima de um câncer, em 1997.”
A catequista compartilha que a igreja mudou muito, principalmente em sua estrutura. “Em 1997, ainda era a igreja antiga, com capacidade para mais ou menos 200 pessoas. Também foi nesse ano que o padre Aurélio acolheu o Astromar com o grupo de oração, trazendo a Evangelização 2000 e os acontecimentos trouxeram uma explosão de fiéis à procura deste novo ardor missionário.”
Escrevendo sua história há 26 anos na paróquia, Nancy contou que o fato mais marcante foi ver o crescimento da comunidade e fazer parte disso, trabalhando e evangelizando nos acampamentos, grupos e principalmente na catequese.
“Me sinto bem, e principalmente pelo acolhimento. Uma paróquia que tem seus problemas, como todas, mas que através dos padres que passaram por aqui, não deixaram nada a desejar, nos ensinamentos e no direcionamento para Jesus Cristo, que é nosso objetivo maior de estar na igreja, de chegar até Deus, nossa morada eterna”, conclui Nancy.
Mais um personagem dessa história é Luiz Cláudio Miguel Ferreira, atualmente membro do CAEP e coordenador do dízimo. Ele começou a frequentar a igreja em 1999, depois de participar do Acampamento Sênior.
Durante todos esses anos, Luiz conta que foi possível acompanhar o crescimento da comunidade, com a chegada de mais pessoas procurando ter um encontro pessoal com Deus, como também a criação de mais eventos, acampamentos e atividades pastorais. Para ele, o que mais o marcou foram as pessoas, a receptividade, fazer parte de um povo que acolhe e ter padres muito preocupados com o acolhimento do paroquiano.
“Aqui é minha casa, me sinto muito bem. Além disso, é somado ao sentimento de pertencimento, ao suporte espiritual, orientação moral, serviço, solidariedade e as celebrações”, diz Luiz.
Para ele, celebrar os 57 anos da Igreja é uma oportunidade para os membros da comunidade se reunirem, agradecerem e celebrarem a história, a vida e as contribuições da paróquia para a fé e a comunidade local. “É uma oportunidade para expressar gratidão por todas as bênçãos recebidas e renovar o compromisso de seguir os ensinamentos e valores da igreja.”
Por fim, um membro mais novo dessa comunidade é José Dirceu. O fiel chegou em 2015, após participar de um acampamento. Ele conta que a boa gestão da paróquia foi o que o fez começar e estar até hoje frequentando.
O que mais marcou ele durante esses anos foi “o esforço dos nossos párocos diante das dificuldades em não desistir, em procurar soluções e não medir esforços para cuidar da nossa comunidade”.
Ainda para José, celebrar esses mais de 50 anos é um marco muito importante para a comunidade em geral. “A Maristela não atende apenas católicos, ela procura cuidar da nossa sociedade como um todo através de projetos, pastorais e ações sociais.”
O futuro
Para os próximos anos, o atual sacerdote espera que a comunidade continue seguindo firme o caminho de Cristo. “Os fiéis podem esperar coisas maravilhosas. Depois da acolhida do Espírito Santo no coração dos padres, que aqui passaram, e do povo em geral, nossa igreja vem sempre crescendo, é viva, rica em dons e carismas e faz com que a gente sinta-se alegre, feliz, esperançoso dentro da igreja. Espero que o Evangelho siga sendo vivido no coração das pessoas”, finaliza o padre Edcarlos.
Serviço
A Santa Missa em agradecimento aos 57 anos de criação da Paróquia Nossa Senhora do Carmo será nesta segunda-feira (15/01), às 19h30, de forma presencial e on-line, por meio das redes sociais da igreja.
Com o intuito de renovar a responsabilidade social e promover a prática das obras de misericórdia, o Santuário Nossa Senhora do Carmo participa, nos dias 16 e 17 de novembro, do Dia de Doar e do Dia da Solidariedade. As ações são voltadas aos empobrecidos em razão do Dia Mundial dos Pobres e é realizada […]
No dia 4 de novembro, o Santuário Nossa Senhora do Carmo recebeu, com grande alegria e satisfação, a “Noite de celebração: Vem pra Tenda” – o 1º Encontro Diocesano de Coordenadores e Diretores de Acampamentos Paroquiais das quatro regiões pastorais da Diocese de Presidente Prudente. Realizado pela primeira vez, o evento superou as expectativas e […]
Com o tema: “Jesus Cristo: ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder” (At 10,38), o Santuário Nossa Senhora do Carmo realizará, no dia 21 de dezembro (sábado), a “Espiritualidade para a Comunidade”, na Igreja Matriz. Conduzida pelo padre Edcarlos Amorim Moreira, o evento marcará o encerramento do ano de 2024. “O objetivo […]
É com grande alegria que, no dia 4 de novembro, o Santuário Nossa Senhora do Carmo receberá o 1º Encontro Diocesano de Coordenadores e Diretores de Acampamentos Paroquiais, das quatro regiões pastorais da Diocese de Presidente Prudente. Nomeado “Noite de celebração: Vem pra Tenda”, o evento será voltado à oração, apresentação da história dos acampamentos […]