Anualmente, os seminaristas fazem um estágio pastoral entre as igrejas da diocese, com o objetivo de conhecerem mais a realidade de cada região, que um dia poderão assumir e administrar. Com isso, é proporcionado momentos profundos para o seminarista e para os fiéis daquela comunidade.
Este ano, o Santuário Nossa Senhora do Carmo dá as boas-vindas a Higor Eduardo Padilha Pereira, 25, que cursa 2° ano de Teologia, e Marcos Giovane Calixto Santana, 19, que está no 1° ano de Filosofia. São jovens que escolheram se doar inteiramente para o projeto de Deus, em busca de evangelizar as pessoas e salvar almas. A primeira apresentação deles no Santuário ocorreu no dia 11 de fevereiro.
Seminarista Higor
Nascido em Bataiporã (MS) no dia 21 de fevereiro de 1998, Higor é filho de Edilso Aparecido Pereira e Maria Zezinha Padilha Pereira. Ele conta que aos 16 anos, quando participou de um retiro de final de semana, despertou um desejo ao sacerdócio. “Então, comecei um processo de discernimento vocacional com meu pároco. Não temos vontade de ser seminarista, o desejo vem direto a ser padre.”
O jovem entrou para o Seminário Menor de Presidente Prudente (SP), em 2017. “A princípio estranhei um pouco, mas depois me acostumei. O que me ajudou muito foi a certeza que já tinha acerca da minha vocação, pois é uma mudança radical em relação ao nosso ritmo de vida fora do seminário”, relata Higor.
Já fazem seis anos que o seminarista está em seu caminho sacerdotal de estudos, oração e doação. “Neste tempo tenho aprendido muito, amo o seminário, independente das lutas e dificuldades, pois não existe vida sem provação. O seminário nos transforma para melhor, mas tem que saber aproveitar e se deixar moldar”, ressalta.
Atualmente, cursa o segundo ano de Teologia. A previsão de conclusão do curso é em 2025, quando receberá o grau da ordem, o diaconato, caso esteja apto.
“O fato de eu querer ser padre está na correspondência ao chamado de Deus e isto é mistério divino. Só é possível saber o que Deus quer para nós estando em intimidade com Ele, o que se dá por meio da oração”, destaca Higor.
Higor afirma que seu maior desejo nessa caminhada é de “conseguir amar a Deus como Ele merece e colaborar no plano da salvação fazendo a Sua vontade”.
Nas horas vagas, o jovem gosta de se cuidar, assistir filmes ou séries, tocar violino e ir ao shopping. Quando era criança, tinha o sonho de ser ator e trabalhar na televisão, ser famoso.
“Com o tempo, isso foi crescendo junto com o desejo de ser modelo. Ia às missas com os meus pais e depois de um tempo passei a ser coroinha, participar da infância missionária e coral das crianças, além da catequese. Hoje, durante o Seminário, tenho me conhecido melhor e acredito pender para a área da saúde. Talvez seria psicólogo, terapeuta, algo assim”, finaliza Higor.
Seminarista Marcos
Filho de Maurício Santana e Piedade Lucy Calixto Santana, Marcos Giovane nasceu no dia 9 de março de 2003, em Presidente Prudente (SP). Ele conta que o chamado para essa caminhada rumo ao sacerdócio começou quando era coroinha.
“Eu adorava observar o papel do meu pároco, na época padre Fernando Guirado, mas nunca passou pela minha cabeça ser padre. Tempos passaram e o sacerdote foi transferido e acolhemos o padre Edcarlos, que me incentivou a ser acólito e ter uma conversa com ele sobre vocação”, explica Marcos Giovane.
Foi a partir daí que conheceu o Seminário Diocesano de Presidente Prudente e realizou três encontros vocacionais. Em 13 de fevereiro de 2018, entrou para a instituição. “Desde então, minha história vem sendo escrita por Deus nessa minha vocação que é o amor, viver para servir e salvar almas para Cristo!”, afirma.
Durante esses anos de seminário, Marcos enxerga como um processo de discernimento, com uma “ótimo formação” para bem acolher e ajudar o povo de Deus. A conclusão na Teologia está prevista para 2026.
“Ser padre é uma escolha muito forte, pois consiste em lidar com as almas e com o ser do próximo. Como disse na missa de apresentação no Santuário: ‘Minha missão é não descansar enquanto houver almas para salvar’. Quero caminhar com Deus para um dia ser um com Ele na sua graça”, destaca.
Quando era criança e adolescente, ele já participava ativamente na Igreja como coroinha, acólito e servia no ministério de música. Nessa época, já pensava em ser padre, juiz, advogado ou jornalista. Quando perguntado “o que gosta de fazer nas horas vagas?” Marcos diz gostar de sair com os amigos, assistir filmes e séries, ler.
Com o intuito de renovar a responsabilidade social e promover a prática das obras de misericórdia, o Santuário Nossa Senhora do Carmo participa, nos dias 16 e 17 de novembro, do Dia de Doar e do Dia da Solidariedade. As ações são voltadas aos empobrecidos em razão do Dia Mundial dos Pobres e é realizada […]
No dia 4 de novembro, o Santuário Nossa Senhora do Carmo recebeu, com grande alegria e satisfação, a “Noite de celebração: Vem pra Tenda” – o 1º Encontro Diocesano de Coordenadores e Diretores de Acampamentos Paroquiais das quatro regiões pastorais da Diocese de Presidente Prudente. Realizado pela primeira vez, o evento superou as expectativas e […]
Com o tema: “Jesus Cristo: ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder” (At 10,38), o Santuário Nossa Senhora do Carmo realizará, no dia 21 de dezembro (sábado), a “Espiritualidade para a Comunidade”, na Igreja Matriz. Conduzida pelo padre Edcarlos Amorim Moreira, o evento marcará o encerramento do ano de 2024. “O objetivo […]
É com grande alegria que, no dia 4 de novembro, o Santuário Nossa Senhora do Carmo receberá o 1º Encontro Diocesano de Coordenadores e Diretores de Acampamentos Paroquiais, das quatro regiões pastorais da Diocese de Presidente Prudente. Nomeado “Noite de celebração: Vem pra Tenda”, o evento será voltado à oração, apresentação da história dos acampamentos […]