Muito além de apertar um botão, registrar uma missa, documentar um evento da igreja, a fotografia religiosa ultrapassa essas barreiras e pretende evangelizar o coração das pessoas. Durante a manhã e tarde deste sábado (21/05), 13 agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) do Santuário Nossa Senhora do Carmo, focados em fotografia, estiveram reunidos para um momento de aprendizado e oração.
Durante o evento, foi trabalhado dois dos quatro eixos essenciais da Pascom: espiritualidade e formação. A parte espiritual ficou por conta de Marcelo José Alves e Manoel Batista, no violão “Foi fundamental para a gente já iniciarmos cheios da graça de Deus. Toda a espiritualidade, todo o sentimento e emoção para gente transbordar do Espírito Santo. Esse é o momento de honra que a gente tem para servir a Deus por meio da imagem”, conta a atual coordenadora do grupo de fotografia, Leticia Macoratti de Castilho.
Uma das canções que motivaram os agentes foi a “Águas mais profundas”, de Manoel Baptista.
Já na parte educativa, sobre a liturgia da Santa Missa, foi apresentada pelo ministro Júlio Farias, enquanto as atualização dos conceitos fotográficos, ficou sob responsabilidade de Roberto Aparecido Mancuzo que é um dos integrantes da Pascom.
“Para fotografarmos uma celebração, temos que entender o que ela é, que não é só um evento católico, reunião de pessoas, mas tem ritos e compreendê-los é fundamental para nós”, destaca Mancuzo.
A coordenadora do grupo ainda aponta que além de unir ainda mais o grupo, “é uma formação de extrema importância para que a gente consiga entender a missa, o momento religioso que a gente está vivendo e entendendo e sendo evangelizados. Que a gente consiga passar essa realidade através das imagens e, cada vez mais, trazer pessoas para dentro da Igreja Católica e transbordando no sentimentos”.
Entre os participantes do grupo de fotografia que estiveram na formação, estava Cleudenice Naldi, que além da Pascom faz parte da Pastoral da Saúde, e Eloi Pereira da Cruz, que também é Ministro Extraordinário da Comunhão Eucaristia.
Cleudenice conta que entrou para o grupo um pouco antes da pandemia e vê que a fotografia é de grande importância na vida das pessoas, pois para muitos, as fotos retratam os sentimentos que muitas vezes as pessoas não conseguem demonstrar com gestos ou palavras e podem se reencontrar através delas. “Através de uma foto podemos evangelizar e até mesmo resgatar pessoas, eternizando momentos e vivenciando o melhor da nossa fé”.
Em sua visão, “foi um dia de muito aprendizado! Foi muito bom, tivemos um momento de espiritualidade que nos orientou sobre como devemos nos comportar durante nosso servir. Também nos foi apresentado algumas técnicas de fotografia que nos ajudam a melhorar sempre”, fala Cleudenice.
Assim como foi para a integrante, também foi para Eloi Pereira da Cruz, já que “a fotografia é uma realização desde sempre e pela fotografia consigo transmitir todo um sentimento nas celebrações”, e que as “pelas fotos conseguimos levar até os fiéis as emoções e vivências como se elas estivessem ao vivo.”
Importância e gratidão
Para o padre Rodrigo Gomes de Moreno, atual pároco da comunidade, os fotógrafos enxergam muito além do que podemos ver e a fotografia transmite isso. “A fotografia registra sentimentos, muito mais que momentos. Alegrias, lágrimas, dores, saudades, sorrisos, etc… Assim, dentro da igreja, isso nos ajuda a olhar para a imagem e fomentar nossa espiritualidade através da busca pelo criador.”
Como mensagem de agradecimento, o sacerdote finaliza agradecendo a todos os voluntários que participam do grupo e contribuem na vida de tantas famílias:
“Para nós é um presente termos vocês da equipe de fotografia da Maristela. Além de espiritualizar e se sentirem membros essenciais de momentos que ficarão marcados para sempre em suas vidas, eles também ajudam famílias que não podem registrar sacramentos (batismos, casamentos, etc), chegadas de acampamentos, eternizando cada momento. Gratidão a todos!”
Com o intuito de renovar a responsabilidade social e promover a prática das obras de misericórdia, o Santuário Nossa Senhora do Carmo participa, nos dias 16 e 17 de novembro, do Dia de Doar e do Dia da Solidariedade. As ações são voltadas aos empobrecidos em razão do Dia Mundial dos Pobres e é realizada […]
No dia 4 de novembro, o Santuário Nossa Senhora do Carmo recebeu, com grande alegria e satisfação, a “Noite de celebração: Vem pra Tenda” – o 1º Encontro Diocesano de Coordenadores e Diretores de Acampamentos Paroquiais das quatro regiões pastorais da Diocese de Presidente Prudente. Realizado pela primeira vez, o evento superou as expectativas e […]
Com o tema: “Jesus Cristo: ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder” (At 10,38), o Santuário Nossa Senhora do Carmo realizará, no dia 21 de dezembro (sábado), a “Espiritualidade para a Comunidade”, na Igreja Matriz. Conduzida pelo padre Edcarlos Amorim Moreira, o evento marcará o encerramento do ano de 2024. “O objetivo […]
É com grande alegria que, no dia 4 de novembro, o Santuário Nossa Senhora do Carmo receberá o 1º Encontro Diocesano de Coordenadores e Diretores de Acampamentos Paroquiais, das quatro regiões pastorais da Diocese de Presidente Prudente. Nomeado “Noite de celebração: Vem pra Tenda”, o evento será voltado à oração, apresentação da história dos acampamentos […]