Home > Igreja Maristela se prepara para Quarta-feira de Cinzas e início da Quaresma

Igreja Maristela se prepara para Quarta-feira de Cinzas e início da Quaresma


compartilhe nas redes

No próximo dia 2 de março, a Igreja Católica celebra a Quarta-feira de Cinzas, data que marca o início da Quaresma e da Campanha da Fraternidade no Brasil, sempre 46 dias antes da Páscoa. No catolicismo, esse tempo é marcado por oração, jejum e penitência, que todo cristão é orientado a seguir. 

São 40 dias marcados por oração, penitência e jejum (Pascom Paroquial / Arquivo)

Quaresma 

“O Tempo Quaresmal é um grande retiro que vivenciamos através de um analisar da nossa própria conduta com gestos de interiorização, oração, espiritualidade, vivenciando o calvário próprio de Jesus”, destaca o atual pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, padre Rodrigo Gomes de Moreno. 

A Quaresma recorda o período bíblico onde Jesus se retira para o deserto para orar e enfrenta tentações de satanás. Segundo o sacerdote, todos devem vivenciar intensamente este tempo para poder contemplar a ressurreição, a Páscoa de Cristo, que neste ano ocorrerá no dia 17 de abril. 

Segundo o padre Rodrigo, momento é de vivenciarmos o calvário de Cristo (Pascom Paroquial / Arquivo)

Campanha da Fraternidade  

Neste ano, a campanha traz como tema “Fraternidade e Educação” e o lema “Fale com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31, 26). O objetivo é promover diálogos a partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário. 

É a terceira vez que a Igreja no Brasil irá aprofundar esse tema, tendo como reflexão o Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco. 

Quarta-feira 

Na Quarta-feira de Cinzas, tradicionalmente, todas as Igrejas realizam o rito de imposição de cinzas nos fiéis. “A cinza lembra que do pó viemos e ao pó retornaremos. Então, a celebração recorda que a condição humana deve se desprover de toda vaidade, soberba, mas, sobretudo, nos unir de valores do alto que nos conduzem ao céu”, afirma o sacerdote. 

As cinzas são um reconhecimento da mortalidade de cada ser humano, um sinal para que cada um se converta e um convite para crerem no Evangelho de Cristo. 

A imposição de cinzas surgiu na Igreja Primitiva e foi incorporada como um ritual sacramental da Igreja Católica por volta do século XI. As cinzas usadas na celebração de quarta-feira vem dos ramos, que são abençoados e queimados durante o Domingo de Ramos do ano anterior. Durante o rito, o sacerdote e os designados por ele, fazem uma cruz com as cinzas na testa ou em cima da cabeça dos fiéis. 

Rito de imposição das cinzas já ocorre desde o século XI (Pascom Paroquial / Arquivo) 

Espiritualidade da comunidade

Angélica Bezerra Manzano Guimarães, 54, é coordenadora do Ministério dos Leitores e leiga consagrada (Oblata Beneditina). Ela conta que a Quaresma é tempo de viver intensamente o Tríduo Pascal: Paixão, morte e ressurreição de Cristo. 

“A quaresma representa pra mim um tempo de preparação, de retiro, de recolhimento, de oração, de sacrifício, de preparação  para vivenciar a semana maior da Igreja: a Semana Santa. Vivenciar isso é intensificar a preparação para o grande encontro com Deus”, afirma Angélica. 

A oblata afirma que a Quaresma é a preparação para o grande encontro com Deus (Angélica Guimarães / Cedida)

A leiga consagrada conta que, durante a Quaresma, ela intensifica as orações. “Sigo a Liturgia da Horas, procuro fazer duas horas maiores (Laudes e Vésperas), faço comunhão diária (missa todos os dias), rezo o Santo terço diariamente. Além disso, procuro fazer a abstinência da carne às quartas e sextas-feiras. Por fim, o jejum de uma das refeições principais do dia.” 

Ela afirma ainda que esse tempo é propício para vivenciar e descobrir quem nós somos e quem é Deus. “É um momento de buscarmos uma vida plena, entendendo que Deus deixou um caminho de santificação para cada um de seus filhos, na realidade de vida de cada um.”

Serviço 

No dia 2 de março, Quarta-feira de Cinzas, as missas na Igreja Matriz com imposição das cinzas serão às 7h15 e 19h30. À noite, haverá transmissão ao vivo pelas redes sociais da paróquia. 

Já nas capelas, haverá missa no Parque Furquim e celebrações no Parque Alexandrina e Parque Primavera. Todas com o rito de imposição das cinzas. 

leia também

01 CAPA

Santuário realiza ações solidárias em prol do Dia Mundial dos Pobres

Com o intuito de renovar a responsabilidade social e promover a prática das obras de misericórdia, o Santuário Nossa Senhora do Carmo participa, nos dias 16 e 17 de novembro, do Dia de Doar e do Dia da Solidariedade. As ações são voltadas aos empobrecidos em razão do Dia Mundial dos Pobres e é realizada […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Noite de celebração: Vem pra Tenda reúne 360 pessoas no Santuário Nossa Senhora do Carmo

No dia 4 de novembro, o Santuário Nossa Senhora do Carmo recebeu, com grande alegria e satisfação, a “Noite de celebração: Vem pra Tenda” – o  1º Encontro Diocesano de Coordenadores e Diretores de Acampamentos Paroquiais das quatro regiões pastorais da Diocese de Presidente Prudente. Realizado pela primeira vez, o evento superou as expectativas e […]

WhatsApp Image 2024-11-02 at 13.51.10 (1)

Espiritualidade para toda comunidade tem data marcada no Santuário

Com o tema: “Jesus Cristo: ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder” (At 10,38), o  Santuário Nossa Senhora do Carmo realizará, no dia 21 de dezembro (sábado), a “Espiritualidade para a Comunidade”, na Igreja Matriz. Conduzida pelo padre Edcarlos Amorim Moreira, o evento marcará o encerramento do ano de 2024.  “O objetivo […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Santuário sedia 1º Encontro Diocesano de Coordenadores e Diretores de Acampamentos Paroquiais

É com grande alegria que, no dia 4 de novembro, o Santuário Nossa Senhora do Carmo receberá o 1º Encontro Diocesano de Coordenadores e Diretores de Acampamentos Paroquiais, das quatro regiões pastorais da Diocese de Presidente Prudente. Nomeado “Noite de celebração: Vem pra Tenda”, o evento será voltado à oração, apresentação da história dos acampamentos […]