A partir da próxima segunda-feira (31/01), a Capela São Brás, do Parque Alexandrina, dá início a uma programação especial em honra ao padroeiro, celebrado todo dia três de fevereiro. Haverá missas presididas por padres diocesanos, bênção das gargantas e venda de rifa em prol da capela.
“O ensino que esse santo nos traz primeiro é de se abastecer em Deus como São Brás o fez através da oração. Depois, exercitar a sua verdadeira vocação ao amor, independente de qual seja, se ao sacerdócio, a família, exerça com fidelidade os trabalhos pastorais da comunidade”, destaca o padre Rodrigo Gomes de Moreno, atual pároco da Maristela.
Luciano Aparecido dos Santos, 42, é o responsável pela coordenação geral da capela há oito anos. Também atua como coordenador da catequese da comunidade há cerca de 15 anos. “Para mim, São Brás representa força na vida. Minha motivação para continuar a servir na capela, é a fé e a força de vontade. Sempre peço ao santo oração para saúde de minha garganta.”
História
Padre Rodrigo conta que São Brás começou sua missão como médico, no final do terceiro século, na Armênia. Ele era muito querido pela população, porém chegou um tempo que viu que a profissão não estava o abastecendo espiritualmente.
“Então, ele resolve se retirar para o monte Argeu, onde faz suas orações, penitências e fica recluso. Muitos iriam procurá-lo para pedir conselhos e rezar por Brás e já tinham ele como um Santo, mesmo não sendo declarado pela igreja”, explica o sacerdote.
Devido a essa santidade e seu estado orante, ele é convidado a ser padre e posteriormente foi ordenado bispo. Teve frente a frente de uma igreja com coragem, coração de pastor e cuidou muito dos fiéis.
“Ele evangelizava como seu testemunho. Viveu num tempo em que a Igreja era duramente perseguida por um imperador do oriente e também Brás foi perseguido por tais autoridades da época. Como ele ia contra diversas questões da época pela sua fé, foi preso e degolado no ano 316 d.C., se tornando mártir da igreja”, afirma o padre Rodrigo.
Programação
O Tríduo de São Brás será dos dias 31 de janeiro a dois de fevereiro, com missas diárias:
31/01 (20h) – Padre Rafael Moreira Campos (Presidente Venceslau)
01/02 (20h) – Padre Umberto Laércio Bastos de Souza (Santo Expedito)
02/02 (20h) – Padre Antônio Sérgio Girotti – Tutti (Caiuá)
No dia três de fevereiro, Dia de São Brás, haverá missa às 20h, com benção das gargantas, presidida pelos padres Rodrigo Gomes e Rafael Sotocorno.
A capela fica localizada na Rua Raimundo Sebastião Fonseca, 385, Parque Alexandrina, em Presidente Prudente (SP).
Por ocasião da pandemia, não haverá a tradicional “Quermesse de São Brás” neste mês de fevereiro. Ela foi adiada para o segundo semestre com data a definir.
Para ajudar a comunidade nas despesas da capela, haverá a venda de uma rifa que será sorteada no dia três de fevereiro.
Com o intuito de renovar a responsabilidade social e promover a prática das obras de misericórdia, o Santuário Nossa Senhora do Carmo participa, nos dias 16 e 17 de novembro, do Dia de Doar e do Dia da Solidariedade. As ações são voltadas aos empobrecidos em razão do Dia Mundial dos Pobres e é realizada […]
No dia 4 de novembro, o Santuário Nossa Senhora do Carmo recebeu, com grande alegria e satisfação, a “Noite de celebração: Vem pra Tenda” – o 1º Encontro Diocesano de Coordenadores e Diretores de Acampamentos Paroquiais das quatro regiões pastorais da Diocese de Presidente Prudente. Realizado pela primeira vez, o evento superou as expectativas e […]
Com o tema: “Jesus Cristo: ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder” (At 10,38), o Santuário Nossa Senhora do Carmo realizará, no dia 21 de dezembro (sábado), a “Espiritualidade para a Comunidade”, na Igreja Matriz. Conduzida pelo padre Edcarlos Amorim Moreira, o evento marcará o encerramento do ano de 2024. “O objetivo […]
É com grande alegria que, no dia 4 de novembro, o Santuário Nossa Senhora do Carmo receberá o 1º Encontro Diocesano de Coordenadores e Diretores de Acampamentos Paroquiais, das quatro regiões pastorais da Diocese de Presidente Prudente. Nomeado “Noite de celebração: Vem pra Tenda”, o evento será voltado à oração, apresentação da história dos acampamentos […]