Instituído pelo papa Francisco, 2021 é considerado o ano de São José. O Santo escolhido por Deus para ser o pai de Jesus, na Terra, tem grande importância na história da Igreja. Na bíblia, é destacado por ser um homem justo, modelo de santidade para os cristãos.
“Ter José como patrono da igreja, como nós assim temos, é lembrar que não estamos desamparados e não estamos órfãos, mas nós temos uma mãe [Maria] e um pai [José], que cuida de cada um de nós”, explica o pároco da comunidade, padre Rodrigo Gomes de Moreno.
De acordo com o sacerdote, Deus participa da justiça daqueles que observam as leis dEle e as colocam em prática na sua vida, como José o fez. “Este ano dedicado ao Santo é para nos lembrarmos da importância do zelo de José, patrono da igreja, patrono das famílias.”
Por ocasião do 150° aniversário da declaração do esposo de Maria como padroeiro universal da Igreja, feita pelo Beato Pio IX em 1870, o Santo Padre escreveu a carta apostólica “Patris Corde – Com coração de Pai”, publicada em 8 de dezembro de 2020.
No texto, o papa destaca a história bíblica de José e o refere-se como Pai amado, Pai na ternura, Pai na obediência, Pai no acolhimento, Pai com coragem criativa, Pai trabalhador e Pai na sombra. “Depois de Maria, a Mãe de Deus, nenhum Santo ocupa tanto espaço no magistério pontifício como José, seu esposo”, destaca o pontífice.
Para homenagear e entender mais sobre ele, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo e o grupo Acampamento Sênior realizarão, pela primeira vez, um curso formativo sobre a vida do Santo, chamado “Sabedoria – O Caminho de São José”. Após poucos dias de divulgação e com cerca de 135 participantes, as inscrições já foram encerradas.
De acordo com o coordenador, Mário Zanutto, 59, “o objetivo do curso é aprender essa sabedoria de São José. Um homem que no seu silêncio consegue ouvir perfeitamente a vontade de Deus e a preenche, a realiza e a satisfaz plenamente”.
O curso está sendo preparado pelos coordenadores do Acampamento Sênior, Mário e Bernadete Zanutto e Daniel e Tatiana Von Ah e acontecerá nos dias 21 e 25 de setembro. Os pregadores convidados serão: Cássio Oishi e Luís Otávio Livero.
“A gente precisa tentar entender qual a importância de São José. Se nós não tivéssemos ele, nós não teríamos Jesus, porque Maria com certeza teria sido apedrejada por não ter marido. Falar de São José é entender quão importante é um homem que se submete à vontade de Deus”, diz o coordenador, Mário.
Outro ponto importante sobre José é o silêncio. “Vivemos num mundo em que ganha normalmente aquele que fala mais alto e São José, em toda a história bíblica, é alguém que basicamente não fala, é um homem do silêncio. Nós temos tanta necessidade de aprender com o silêncio, o que é tão difícil nos dias de hoje”, destaca Mário Zanutto.
Expectativa
Rosangela Rosimara de Souza Cruz, 50, agente da Pastoral da Família, compartilha que ao saber do curso pelo WhatsApp, logo buscou mais informações e se inscreveu.
“Eu me interessei porque sei muito pouco sobre a vida de São José. Minha expectativa é que eu saia devota dele, pois sei que o significado de ser devoto é onde há encontro com a divindade privilegiadamente através da fé, mesmo quando há o uso da razão”, conta Rosangela.
“Todos podem encontrar em São José, o homem que passa despercebido, o homem da presença quotidiana discreta e escondida, um intercessor, um amparo e uma guia nos momentos de dificuldade. São José lembra-nos que todos aqueles que estão, aparentemente, escondidos ou em segundo plano, têm um protagonismo sem paralelo na história da salvação. A todos eles, dirijo uma palavra de reconhecimento e gratidão”, afirma o Papa Francisco.
Com o intuito de renovar a responsabilidade social e promover a prática das obras de misericórdia, o Santuário Nossa Senhora do Carmo participa, nos dias 16 e 17 de novembro, do Dia de Doar e do Dia da Solidariedade. As ações são voltadas aos empobrecidos em razão do Dia Mundial dos Pobres e é realizada […]
No dia 4 de novembro, o Santuário Nossa Senhora do Carmo recebeu, com grande alegria e satisfação, a “Noite de celebração: Vem pra Tenda” – o 1º Encontro Diocesano de Coordenadores e Diretores de Acampamentos Paroquiais das quatro regiões pastorais da Diocese de Presidente Prudente. Realizado pela primeira vez, o evento superou as expectativas e […]
Com o tema: “Jesus Cristo: ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder” (At 10,38), o Santuário Nossa Senhora do Carmo realizará, no dia 21 de dezembro (sábado), a “Espiritualidade para a Comunidade”, na Igreja Matriz. Conduzida pelo padre Edcarlos Amorim Moreira, o evento marcará o encerramento do ano de 2024. “O objetivo […]
É com grande alegria que, no dia 4 de novembro, o Santuário Nossa Senhora do Carmo receberá o 1º Encontro Diocesano de Coordenadores e Diretores de Acampamentos Paroquiais, das quatro regiões pastorais da Diocese de Presidente Prudente. Nomeado “Noite de celebração: Vem pra Tenda”, o evento será voltado à oração, apresentação da história dos acampamentos […]