O seminarista é aquele que recebeu um chamado de Deus e, na liberdade, responde a Ele, deixando de viver para si, mesmo em um mundo do qual o desejo pessoal prevalece. O próprio Papa emérito Bento XVI, em um encontro de seminaristas nos Estados Unidos (EUA), em 2008, disse que são “jovens que se encontram num tempo forte de busca de um relacionamento pessoal com Cristo, um encontro com Ele, na perspectiva de uma importante missão na Igreja”.
Hoje apresentaremos um pouco mais da história e vida dos atuais seminaristas da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, Lucas Rodrigues Silva, 22, e Paulo de Oliveira Araujo, 23, que realizam o estágio pastoral durante todo este ano de 2021.
Seminarista Lucas
Lucas, nasceu no dia 18 de fevereiro de 1999, em Presidente Prudente (SP), sendo o filho primogênito de Edileide Rodrigues Silva e Itamar Cosme da Silva. Pertence à Paróquia São Pedro de Presidente Epitácio (SP), município onde viveu desde os dois anos de idade até entrar no seminário.
Durante a infância, Lucas conta que sonhava em atuar como bombeiro, professor e até mesmo nutricionista. Desde cedo, começou a desempenhar as atividades paroquiais com o envolvimento familiar. Após receber o Crisma, frequentou o Grupo de Jovens visitando casas, rezando o terço e vendo pessoas serem curadas por meio da oração. Além disso, foi jovem aprendiz na paróquia, serviu como acólito e passou por um longo processo em busca da vocação até discernir que seria padre.
“Sempre tive uma preocupação para com o humano, seja no guardar a vida, cuidar dela no aspecto intelectual e físico, mas, parando para refletir, hoje me detenho mais à dimensão espiritual do ser humano, visto que agora o desejo é outro”, explica.
O seminarista ainda conta que o desejo mais profundo veio há cerca de seis anos.“Tudo teve início a partir da observação e vivência próxima do sacrifício da missa acontecendo e se repetindo de maneira cautelosa e profunda, na qual pude contemplar verdadeiramente o mistério, com admiração e entrega pelo padre da paróquia à qual pertenço, Matriz São Pedro, em Presidente Epitácio”.
Foi então que do dia 16 de fevereiro de 2017 até 2018, pôde começar a trajetória formativa no Seminário Diocesano Nossa Senhora Mãe da Igreja, em Presidente Prudente (SP), com o objetivo de alcançar o sacerdócio. Lá cursou o Ensino Propedêutico, período formativo que significa “instrução preparatória”, anterior ao processo do Discipulado, no qual realizam os estudos filosóficos.
A partir de 2019, ingressou no Seminário Provincial de Sagrado Coração de Jesus, em Marília (SP), onde cursa a Faculdade de Filosofia. Atualmente, está no terceiro ano e a formação teológica está prevista para se iniciar em 2022.
“Não saberia dizer ao certo como seria minha vida sem esse passo dado. Devo tudo o que sou e estou me tornando, tendo Jesus como modelo, à Igreja. Todo o desenvolvimento humano, espiritual e intelectual que possuo hoje, estão formados e em formação graças a este período, de intensos trabalhos interiores, com profissionais qualificados e pessoas de Deus”, destaca o seminarista.
Para Lucas, “Ser padre é um canal da graça àqueles que aqui estão, auxiliando na salvação completa das pessoas, na Igreja que é completa, seja na ministração dos sacramentos, no anúncio da Palavra pela vida e missão, de maneira humilde, no reconhecimento das limitações e qualidades, onde Deus opera maravilhas.”
Hobby? Ler.
Prato de comida? Sushi.
Cor? Azul.
Lugar? O Céu.
Pessoa? Maria.
Sonho? Santidade.
Medo? Descrença.
Ídolo? Jesus.
Seminarista Paulo
Filho de Ataíde Ferreira de Araújo e Maria Lucia de Oliveira Araujo, Paulo de Oliveira Araújo nasceu em 13 de dezembro de 1997 em Estrela do Norte (SP).
Mesmo tendo sonhado em ser professor de matemática e não sabendo o que era ser um seminarista, seu discernimento vocacional começou cedo, aos 14 anos. Paulo compartilha que seu chamado despertou-se em um retiro antes de ser crismado e também em momentos posteriores, quando passou a ser leitor na capela que frequentava.
“No início do ano de 2011, durante o retiro, insistiram muito que seríamos crismados para servir a Deus. Esta palavra ‘servir’ ficou marcada em mim. Um outro momento foi num dia que terminou a missa. Um primo disse-me que eu lia como um padre. Ouvir aquilo me incomodou muito. Cheguei a minha casa perturbado e, pela primeira vez, questionei o que o Senhor queria de mim”, conta o seminarista.
Após ficar com as dúvidas vocacionais, Paulo conta que abriu aleatoriamente a bíblia para buscar uma Palavra de Deus para aquele momento. Impressionado, ele conta que todas as passagens remetiam à vocação sacerdotal, confirmando que era um chamado.
Alguns dias depois, avisou sua família e foi orientado pela avó para que falasse com o padre, que o aconselhou a fazer os encontros vocacionais no seminário. No ano seguinte, em 31 de janeiro de 2012, ingressou no Seminário Diocesano Nossa Senhora Mãe da Igreja de Presidente Prudente (SP).
“Ali, fiz todo o Ensino Médio e Propedêutico. No começo, tudo foi bastante difícil. Sempre vivi no sítio. Acostumar-me a viver na cidade foi um tormento e conviver com pessoas desconhecidas foi mais difícil ainda. Hoje, olhando para trás, reconheço o quanto o Senhor me guiou e me sustentou”, explica Paulo.
Durante cinco anos, o seminarista conta que o Seminário Diocesano tornou-se sua casa e que teve uma experiência incrível. Em 2016, ao começar a Filosofia, ingressou no Seminário Provincial Sagrado Coração de Jesus, desta vez, em Marília (SP).
“Pude crescer muito nestes anos de Seminário. Quantas coisas pude aprender! Aprendi a rezar e a amar a oração. Aprendi a amar apaixonadamente a Igreja! Minha vida toda gasta no serviço de Deus e de Sua Igreja não seriam suficientes para retribuir tudo o que o Senhor fez por mim nestes anos. As dificuldades e crises foram muitas também, mas ‘até aqui nos socorreu o Senhor!’ (1Sm 7,12)”, destaca Paulo.
Atualmente, Paulo está no terceiro ano da Faculdade de Teologia, há pouco tempo de chegar a Ordenação Sacerdotal.
Com o intuito de renovar a responsabilidade social e promover a prática das obras de misericórdia, o Santuário Nossa Senhora do Carmo participa, nos dias 16 e 17 de novembro, do Dia de Doar e do Dia da Solidariedade. As ações são voltadas aos empobrecidos em razão do Dia Mundial dos Pobres e é realizada […]
No dia 4 de novembro, o Santuário Nossa Senhora do Carmo recebeu, com grande alegria e satisfação, a “Noite de celebração: Vem pra Tenda” – o 1º Encontro Diocesano de Coordenadores e Diretores de Acampamentos Paroquiais das quatro regiões pastorais da Diocese de Presidente Prudente. Realizado pela primeira vez, o evento superou as expectativas e […]
Com o tema: “Jesus Cristo: ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder” (At 10,38), o Santuário Nossa Senhora do Carmo realizará, no dia 21 de dezembro (sábado), a “Espiritualidade para a Comunidade”, na Igreja Matriz. Conduzida pelo padre Edcarlos Amorim Moreira, o evento marcará o encerramento do ano de 2024. “O objetivo […]
É com grande alegria que, no dia 4 de novembro, o Santuário Nossa Senhora do Carmo receberá o 1º Encontro Diocesano de Coordenadores e Diretores de Acampamentos Paroquiais, das quatro regiões pastorais da Diocese de Presidente Prudente. Nomeado “Noite de celebração: Vem pra Tenda”, o evento será voltado à oração, apresentação da história dos acampamentos […]