Entre os muitos trabalhos de evangelização da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, está a vivência de uma igreja em saída, ou seja, a presença dos sacerdotes em outros espaços, como hospitais, residências e estabelecimentos comerciais, levando a Palavra, a Eucaristia, bênçãos e celebrando sacramentos.
Para o atual pároco, padre Rodrigo Gomes de Moreno, é muito importante sermos uma Igreja missionária que vai ao encontro do outro. “Não apenas esperar que os outros venham a nós. É levar o Evangelho com a vida e sobretudo fazer com que a nossa vida seja um evangelho vivo”.
Jesus deixou a missão de anunciar a Boa Nova, levar o Evangelho, o seu amor e foi um exemplo de envio missionário. Como cristãos, batizados, temos o compromisso de viver e levar o amor a cada dia. Entre muitas de suas pregações, o Papa Francisco fala de modo simples que: “Quando permitimos que Deus nos conduza para além de nós mesmos, a nossa vida muda e entendemos o verdadeiro sentido da nossa existência. Eis a fonte da ação evangelizadora, a necessidade do anúncio espontâneo.”
Evangelizar além do templo
Como pede o Papa Francisco, uma Igreja em saída vai além do encontro com os mais vulneráveis e enfermos. Na Maristela, os padres Rodrigo Gomes e Rafael Sotocorno visitam semanalmente lares, orfanatos, velórios, empreendimentos, em busca de levar o Evangelho.
“No caso das bênçãos, tudo isso é feito de uma forma que as pessoas saibam que Deus está ali amparando e protegendo de todos os males”, explica o padre Rodrigo.
Desde o ano passado (2020), devido à pandemia, em certas celebrações do calendário litúrgico, os sacerdotes se empenharam para levar o Santíssimo Sacramento aos fiéis, seja nas ruas ou hospitais da cidade.
Visitas aos fiéis
A presença do sacerdote para consagrar estabelecimentos comerciais, residências e dar bênção aos enfermos é cada dia mais comum e importante para os cristãos. Kátia Vaz Pascoal, 42, psicóloga e empresária, convidou o padre para abençoar sua loja antes da inauguração.
“Sabemos o valor da bênção que ele pode nos dar, pois é o representante do próprio Deus, é instrumento da graça. A visita dele nos encheu de alegria, de paz e trouxe a luz do Espírito Santo. Nossa loja foi consagrada a Deus e à Nossa Senhora!”, destaca a empresária.
Para Janaína Maria Tavares da Costa, 24, jornalista, a visita do sacerdote revigorou a alma, sua espiritualidade e serviu para renovar a fé e dar forças para enfrentar o tratamento contra o câncer.
Janaína explica que sua crença a faz ter esperança. “A espiritualidade é muito importante porque, junto com outros fatores, me faz seguir em frente, faz eu ter fé de um dia melhor, na minha cura!”
Ela conta ainda que a visita gerou “um sentimento de felicidade, de gratidão, de ter disponibilizado um tempo dele para vir orar comigo, junto com a minha família”.
Saúde e fé
Mesmo com a pandemia, as visitas dos religiosos aos enfermos continuam acontecendo dentro dos hospitais com autorização de cada unidade, dependendo da enfermidade. Maria Assunção de Azevedo Guedes, médica e coordenadora do Grupo Inter Religioso “Mão Unidas” do Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente, explica que a parceria dos religiosos com a instituição para realização das visitas ocorre de duas formas:
“Existe o acesso religioso, que tem plena liberdade no hospital, e o grupo inter-religioso, que são as modalidades religiosas que vão fazer ações dentro do hospital, de acordo com as atividades de cada religião e que participam de reuniões e formação”, explica Maria Assunção.
Para a médica, o atendimento religioso espiritual para um paciente oncológico, assim como para toda área de saúde, é fundamental. “O objetivo do hospital é tratar doenças, tratar doentes, proporcionar alívio do sofrimento físico, psíquico, social e espiritual fazendo com que ele melhore a sua qualidade de vida.”
Voluntariado
Os sacerdotes também contam com o auxílio de agentes de pastorais. A Pastoral da Saúde e o Ministério Eucarístico são responsáveis por acompanhar os idosos e enfermos, em hospitais e residências da cidade. Ao todo, são cerca de 120 agentes e ministros na Paróquia Nossa Senhora do Carmo.
Regina Teodoro, 58, é ministra da Eucaristia e da agente da pastoral. Segundo ela, antes da pandemia eram realizadas visitas semanais nas casas dos idosos e enfermos, que estão impossibilitados de ir à Igreja para receber a Eucaristia, em hospitais e casas de repouso.
“É muito importante a Igreja ir até o encontro daqueles que estão impossibilitados. Levar Jesus para os enfermos e idosos é uma grande alegria para nós e para eles. Eu costumo dizer que a gente vai levar Jesus e a gente volta cheia dEle!”, destaca a agente.
As visitas, além de levarem uma Palavra de Fé ou um testemunho, auxiliam na vida espiritual dos fiéis. “As visitas contribuem para aquele momento de aflição, de angústia, porque eles recebem Jesus como um consolo. Receber Jesus na Eucaristia é um remédio para a alma”, afirma Regina.
Atualmente, devido à pandemia, as visitas estão suspensas por orientações da coordenação diocesana da Pastoral da Saúde. “ Nós não estamos mais fisicamente com os nossos enfermos, mas estamos espiritualmente. Continuamos mantendo contato, seja por ligação telefônica, por chamada de vídeo, para a pessoa saber que que isso logo vai passar”, explica a coordenadora.
Fazendo a diferença
O padre Rodrigo Gomes acredita que as visitas fazem total diferença. “Levar uma palavra, com sacramento, no caso da Unção dos Enfermos, levarmos também os sacramentais, no caso da água benta, do sal, bênçãos que são realizadas em casas, comércios, tudo isso também faz muita diferença.”
Ele também compartilha que “as pessoas se sentem muito mais confiantes nesse momento oracional e também sacramental. Lembramos que elas não estão sozinhas, além de todo o tratamento, da ciência que Deus capacitou aos homens para poderem cuidar e levar o seu melhor, a fé é o que encoraja, é algo que motiva a darmos sempre o nosso melhor para que todo o tratamento cumpra o seu êxito”.
Serviço
Para as visitas, seja nos hospitais, casas de repousos, orfanatos, lares e comércios, entre em contato com a Secretaria Paroquial para fazer o seu agendamento. O telefone é o (18) 3223-5637 ou envie uma mensagem pelo WhatsApp (18) 99773-4719. Basta dizer que gostaria de receber a visita e o motivo, que a secretária irá verificar a disponibilidade dos sacerdotes e fazer o agendamento.
Com o intuito de renovar a responsabilidade social e promover a prática das obras de misericórdia, o Santuário Nossa Senhora do Carmo participa, nos dias 16 e 17 de novembro, do Dia de Doar e do Dia da Solidariedade. As ações são voltadas aos empobrecidos em razão do Dia Mundial dos Pobres e é realizada […]
No dia 4 de novembro, o Santuário Nossa Senhora do Carmo recebeu, com grande alegria e satisfação, a “Noite de celebração: Vem pra Tenda” – o 1º Encontro Diocesano de Coordenadores e Diretores de Acampamentos Paroquiais das quatro regiões pastorais da Diocese de Presidente Prudente. Realizado pela primeira vez, o evento superou as expectativas e […]
Com o tema: “Jesus Cristo: ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder” (At 10,38), o Santuário Nossa Senhora do Carmo realizará, no dia 21 de dezembro (sábado), a “Espiritualidade para a Comunidade”, na Igreja Matriz. Conduzida pelo padre Edcarlos Amorim Moreira, o evento marcará o encerramento do ano de 2024. “O objetivo […]
É com grande alegria que, no dia 4 de novembro, o Santuário Nossa Senhora do Carmo receberá o 1º Encontro Diocesano de Coordenadores e Diretores de Acampamentos Paroquiais, das quatro regiões pastorais da Diocese de Presidente Prudente. Nomeado “Noite de celebração: Vem pra Tenda”, o evento será voltado à oração, apresentação da história dos acampamentos […]