Em tempos de pandemia, as igrejas fechadas ou com restrições e fiéis em grupo de risco, houve uma necessidade de mudança na forma de se relacionar e a comunicação a distância virou protagonista nessas relações sociais. Com isso, a Pastoral da Comunicação da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, Pascom Maristela, buscou evoluir, intensificar e vem superando os desafios para conseguir evangelizar.
“Com o bom uso dos meios de comunicação, pudemos levar a Palavra e a força da comunidade a todos aqueles que não puderam estar fisicamente na igreja em virtude da pandemia. Trata-se de uma nova forma de evangelização, que tem trazido testemunhos extremamente importantes para nossa paróquia”, destaca Thaisa Sallum Bacco, 43, coordenadora do grupo de transmissão e agente desde 2007.
A Igreja Católica celebrará o 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais em 2021 no dia 16 de maio, quando simbolicamente recebe homenagem quem dedica seu trabalho à comunicação. Atualmente, a Pascom Maristela conta com cerca de 40 voluntários, divididos em dois grupos: transmissão e fotografia.
Transmissão
Ao longo dos anos e com o avanço da tecnologia, a paróquia também procurou maneiras de estar presente nas mídias digitais. “A comunicação na Paróquia progride atenta aos sinais dos tempos. Os meios de comunicação literalmente são extensão do homem e buscamos sempre estar em consonância com a cultura do povo, para evangelizar de acordo com os documentos da Igreja”, afirma Bacco.
As lives começaram a ocorrer na comunidade desde setembro de 2016, durante a chegada do Acampamento CES. Anos depois, em abril de 2018, deram um passo importante: as missas dominicais começaram a ser transmitidas pelo celular.
Já em julho de 2019, a paróquia tem um novo progresso e adquire um sistema profissional formado por três câmeras robóticas integradas a uma mesa de corte. Nisso surgiu a primeira equipe focada nas transmissões, na qual passaram pela primeira formação para utilizar o novo sistema. A partir daí, novas pessoas foram se formando e hoje o grupo conta com 20 membros.
Iremar Silva, 45, é voluntário na equipe de transmissão da Pascom desde setembro de 2020. Foi no início da pandemia e participando de vários eventos como as carreatas com Nossa Senhora do Carmo, Semana Santa e passeio com o Santíssimo Sacramento, que pôde reconhecer o seu chamado.
“Percebi a falta que a Igreja estava fazendo na vida das pessoas e quando surgiu a oportunidade de auxiliar no envio dessas mensagens, entendi que eu poderia ser útil nesta função de levar um pouco de fé para as pessoas que estavam ‘presas’ em seus domicílios”, afirma Iremar.
O voluntário conta que um dos momentos mais emocionantes da sua vida foi durante seu trabalho pastoral em um passeio com o Santíssimo. “Fiz ele praticamente inteiro sob lágrimas ao ver as pessoas ajoelhadas nas ruas aguardando a passagem da carreata com ‘Cristo vivo’. Me emociono ainda hoje de lembrar!”
Outra história no grupo da transmissão vem da Vanda Christ Moreira, 52, e também voluntária na Pascom desde outubro de 2020.
Ela tinha o desejo de servir em outra pastoral, mas não sabia qual. Nas celebrações ficava atenta à equipe de transmissão na igreja e começou a pegar gosto, pintando assim o interesse em participar. A confirmação veio momentos depois, quando o padre Rodrigo Gomes enviou uma mensagem dizendo que a pastoral precisava de voluntários. Não só a Vanda, mas seus dois filhos de 17 e 14 anos, Valéria e Nicolas, hoje fazem parte da Pascom.
“Entrar na Pascom foi um desafio: com 52 anos, aprender a lidar com a tecnologia do aparelho de transmissão. Mas fui muito bem recebida por toda a equipe que lá estava. Só tenho a agradecer por fazer parte dessa pastoral, que representa pra mim a alegria de levar a palavra de Deus a todos”, destaca a voluntária da transmissão.
Fotografia
Atualmente, a equipe de fotografia conta com um grupo de cerca de 20 voluntários que se revezam na escala para a cobertura das celebrações e eventos. Leticia Macoratti de Castilho, 43, é a coordenadora desta equipe e já integra a Pascom há mais de cinco anos. O gosto pela fotografia teve início com fotos entre a família e depois foi levado para dentro da igreja.
“Observei que a fotografia era uma área, até então, com poucas pessoas atuantes, que seria importante ajudar e que eu poderia fazer isso, levar momentos para a história e atingir as pessoas por meio de Deus. Assim, por meio de amigos, fui me aproximando e servindo mais na Pascom”, explica a coordenadora.
No início da sua jornada na Pascom, Letícia conta que não existia um grupo formado para as coberturas. De acordo com ela, quando acontecia um evento maior, quem entrava em contato e escalava os fotógrafos era a antiga funcionária da comunicação da paróquia.
Com o passar do tempo, foi formada uma equipe com a mediação e as formações de Roberto Aparecido Mancuzo Silva Júnior, agente da pastoral. Logo, a Letícia assumiu a função de coordenadora, na qual está até hoje. Ela explica que seu trabalho passa pela escalação dos fotógrafos, recebimento das imagens, organização do arquivo e publicação nas redes sociais.
“Também sirvo clicando momentos e buscando ainda mais pessoas que estejam com vontade de fotografar ou atuar em mídias sociais. Devo destacar que sempre tenho muito apoio e orientação do padre e do mestre Mancuzo, primordiais para um bom trabalho”, diz Letícia.
Uma das escaladas para ajudar a equipe nos eventos e celebrações é a Stella Xavier, 35. Há cerca de 10 anos, já fotografa acampamentos da paróquia. “Escolhi a Pascom pelo fato de conseguir evangelizar através das imagens. É poder registrar momentos únicos com carinho, colocar em prática meu talento e amor pelas fotos, é a oportunidade de mostrar o que eu sinto e dar oportunidades para as pessoas reviverem os momentos da comunidade.”
Stella relata que o dia que mais marcou seu trabalho na pastoral foi no encerramento da Missa do Cerco de Jericó de 2020, na qual os fiéis não puderam estar fisicamente presentes dentro do templo. Sentindo-se privilegiada, a fotógrafa diz que quando começou as sete voltas com o Santíssimo Sacramento, ela viu algo que a tocou:
“Olhei para os lados e vi as pessoas penduradas nas janelas da paróquia chorando e estendendo os braços do lado de fora. Me dei conta que eu era a única, além do padre, a ter o privilégio de dar voltas com Ele [Santíssimo Sacramento], de tocar, de sentir e de ver Jesus. A partir deste momento, eu não tirei mais fotos, eu só cliquei o que meu coração enxergava! E rezava por todos ali”, expõe a agente da Pascom.
Vídeo
Você que acompanha a página da paróquia no Facebook certamente já deve ter visto um aviso do padre em vídeo ou participado de eventos especiais com grandes coberturas. Em torno de 90% das produções audiovisuais da comunidade passam pelas mãos de Branco Motta, 32, mais um agente da Pascom, também envolvido nos grupos de transmissão e fotografia.
“Como a minha formação é em Publicidade e Propaganda, eu gosto muito da área de comunicação e é onde eu me ligo nessa parte de comunicação, de interagir, de passar informação para o pessoal. Eu gosto bastante!”, afirma Branco.
Curiosidade
Algumas curiosidades chamam a atenção na Pascom Maristela:
No Facebook, já são mais de 32 mil seguidores e, em abril, o Instagram alcançou a marca de 10 mil fãs. O canal do YouTube já alcançou a marca de 5.500 inscritos;
Desde 17 de março de 2020, voluntários da Pascom se revezam para fazer transmissões ao vivo diárias das missas no Facebook. No Youtube, as lives diárias começaram no mês seguinte, em abril.
Ao todo, já foram transmitidas mais de 600 lives nas redes sociais da paróquia;
A Pascom já transmitiu lives com mais de 3 mil pessoas assistindo simultaneamente em diversos estados brasileiros e países.
Um canal à disposição de Deus
A Pastoral da Comunicação é o eixo transversal que promove a integração de toda a comunidade e é fundamental na evangelização. “Deus é a comunicação e se a Igreja é seu legado, ela também é comunicação. Portanto, ter uma pastoral que zele por essa prática é buscar unidade o tempo todo, conforme Cristo nos ensinou”, destaca Thaisa.
Fazer parte da Pascom “é receber os relatos dos fotógrafos acerca da emoção de viver tão perto cada momento religioso, é ter o privilégio de vivenciar e registrar o cuidado para com o próximo que possui a Igreja Católica, é ver os olhos brilhantes de quem estava no evento e se reconhece na foto e pode, assim, ter uma lembrança física do dia, é evangelizar”, finaliza Letícia.
Formação espiritual
No dia 8 de maio, às 16h, a Pascom Maristela vai vivenciar uma espiritualidade para abastecimento de toda a equipe, que se prepara para um dos maiores eventos paroquiais, que é o Cerco de Jericó. O tema da espiritualidade, que será on-line e ministrada pelo pregador Eduardo Trevisani, é “Ver, Sentir e Comunicar”.
Com o intuito de renovar a responsabilidade social e promover a prática das obras de misericórdia, o Santuário Nossa Senhora do Carmo participa, nos dias 16 e 17 de novembro, do Dia de Doar e do Dia da Solidariedade. As ações são voltadas aos empobrecidos em razão do Dia Mundial dos Pobres e é realizada […]
No dia 4 de novembro, o Santuário Nossa Senhora do Carmo recebeu, com grande alegria e satisfação, a “Noite de celebração: Vem pra Tenda” – o 1º Encontro Diocesano de Coordenadores e Diretores de Acampamentos Paroquiais das quatro regiões pastorais da Diocese de Presidente Prudente. Realizado pela primeira vez, o evento superou as expectativas e […]
Com o tema: “Jesus Cristo: ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder” (At 10,38), o Santuário Nossa Senhora do Carmo realizará, no dia 21 de dezembro (sábado), a “Espiritualidade para a Comunidade”, na Igreja Matriz. Conduzida pelo padre Edcarlos Amorim Moreira, o evento marcará o encerramento do ano de 2024. “O objetivo […]
É com grande alegria que, no dia 4 de novembro, o Santuário Nossa Senhora do Carmo receberá o 1º Encontro Diocesano de Coordenadores e Diretores de Acampamentos Paroquiais, das quatro regiões pastorais da Diocese de Presidente Prudente. Nomeado “Noite de celebração: Vem pra Tenda”, o evento será voltado à oração, apresentação da história dos acampamentos […]