Home > Servos da Misericórdia recebem prêmio em reconhecimento aos trabalhos realizados na pandemia

Servos da Misericórdia recebem prêmio em reconhecimento aos trabalhos realizados na pandemia


compartilhe nas redes

Nomeada “Operação Solidariedade Covid-19″, no último mês de março, a Pastoral Servos da Misericórdia da Maristela ganhou uma medalha de mérito pelo trabalho solidário realizado, durante a pandemia, com as pessoas em situação de rua. 

O prêmio foi entregue pela Seleção Brasileira das Forças Internacionais da Paz (ABFIP) nas mãos de Jairo Benvenuto, 60, atual coordenador da pastoral dos Servos da Paróquia Nossa Senhora do Carmo e voluntário há cerca de 16 anos. Ele destaca que, mesmo com a pandemia, não tiveram problemas em sair ao encontro dos mais necessitados. 

Jairo durante premiação que ocorreu em São Paulo (Jairo Benvenuto / Cedida)

“Foi muito legal o reconhecimento do trabalho, do esforço de cada voluntário durante a pandemia. Não foi somente uma indicação da pastoral, houve uma pesquisa na cidade. Então, nós fomos escolhidos e isso é muito legal”, diz o coordenador. 

O evento ocorreu no dia 11 de março de 2022, em São Paulo (SP), pela ABFIP, teve como objetivo homenagear profissionais que têm trabalhado arduamente no enfrentamento da pandemia Covid-19. 

Pastoral 

Os Servos da Misericórdia é uma pastoral que ajuda as pessoas em situação de rua levando comida, cobertores, roupas e auxiliando com internações, localização de parentes e distribuindo amor. São cerca de 120 marmitas produzidas semanalmente e mais de seis mil em um ano. 

Equipe preparando a comida no Salão Paroquial (Pascom Maristela / Arquivo)

“Não queremos fomentar nenhum tipo de vício, mas pelo contrário, olhamos para as necessidades básicas deles. Nós levamos muito mais do que alimento. Nós levamos amor! Essa é a missão dos Servos da Misericórdia e isso que nos ensina essa pastoral em nossa igreja”, ressalta o atual pároco da comunidade, padre Rodrigo Gomes de Moreno.  

Santa Missa realizada com as pessoas em situação de rua na Praça da Bandeira (Pascom Maristela / Arquivo)

A pastoral existe há cerca de 20 anos. “Paramos por um tempo e depois, com a vinda do padre Rodrigo, voltamos com as atividades. Costumo falar que não levamos comida e sim amor. Conseguimos olhar nos olhos de um irmão de rua e ver o rosto de Jesus neles, uma forma bem simples de evangelização”, afirma Jairo.

Servos durante oração e entrega das marmitas no centro de Presidente Prudente (Pascom Maristela / Arquivo)

Durante a pandemia, os servos continuaram ativamente trabalhando para ajudar os mais necessitados. “Todas as sexta-feiras, independente da situação, nós fomos às ruas e precavidos de luvas, máscaras, bastante álcool em gel, tomando os devidos cuidados”, destaca o coordenador. 

Na ocasião, o grupo foi dividido em duas equipes para ter uma abrangência maior na cidade. Eles tiveram que lidar com os riscos da pandemia e com o toque de reconhecer, que iniciava às 21h. 

Equipe

Atualmente, o grupo conta com cerca de 30 voluntários que cuidam desde a parte de arrecadação dos ingredientes, preparo das marmitas, armazenagem e distribuição nos locais de Presidente Prudente (SP). 

Servos em oração na capela antes de sair às ruas (Pascom Maristela / Arquivo)

“Todas as sextas-feiras, por volta das 15h, chegam os voluntários para fazer a comida, finalizando próximo das 18h. Depois, às 19h, chega o pessoal da rota e saímos para a entrega. Voltamos quando encerram as marmitas”, explica o coordenador. 

Luiz Carlos Gonçalves, 37, é um desses voluntários e está há cerca de cinco anos na missão. Ele atua no grupo na parte de locomoção e entrega das marmitas. “É uma coisa meio inexplicável, uma sensação muito boa. A gente fala que isso faz mais bem para nós do que para eles. Uma das coisas que tem mais significado para mim é você dar atenção para eles, conversar, ganhar um sorriso, um abraço” destaca. 

Luiz [ao centro] de camiseta marrom durante o trabalho voluntário (Luiz Gonçalves / Cedida)

O voluntário conta ainda que sempre teve contato com moradores de rua e conversava com eles. Porém, ao entrar para o grupo dos Servos, ele pôde ter mais segurança e conforto ao promover as ações de entrega de marmitas. 

Serviço 

Além de colocar o evangelho em prática, o ato de ajudar ao próximo faz o cristão lembrar que pode ter um coração muito mais generoso e preocupado com seu semelhante. Por isso, se você tem esse desejo de ajudar de alguma forma, procure pela Pastoral do Servos da Misericórdia. Entre em contato com a Secretaria Paroquial pelo número: (18) 3223-5637 ou (18) 99773-4719 (WhatsApp).

leia também

CAPA NOTÍCIA MARISTELA (1)

Paixão, morte e ressurreição: conheça o significado do Tríduo Pascal

A Paróquia Nossa Senhora do Carmo tem vivido intensamente a Semana Santa, período mais sagrado da fé cristã. Celebrada por católicos em todo o mundo, essa semana convida à contemplação do mistério central da fé: a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Agora, a comunidade se prepara para o Tríduo Pascal, que terá início […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Semana Santa: tempo de amor, entrega e renovação na fé cristã

A Paróquia Nossa Senhora do Carmo se prepara para vivenciar o período mais sagrado da fé cristã: a Semana Santa. Celebrada por católicos em todo o mundo, esta semana é um convite à contemplação do mistério central da nossa fé — a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. O pároco da comunidade, padre Edcarlos […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Curso de Discipulado retorna à Paróquia após 7 anos com nova edição em abril

Após quase uma década, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo retoma um dos cursos de formação mais marcantes para os fiéis que desejam aprofundar sua caminhada com Cristo: o Curso de Discipulado. A nova edição está marcada para os dias 25, 26 e 27 de abril, no Centro de Formação da Paróquia, com inscrições já […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Padre Reginaldo: conheça o novo vigário da Paróquia Nossa Senhora do Carmo

A Paróquia Nossa Senhora do Carmo tem a alegria de acolher seu novo vigário paroquial, Pe. Reginaldo Barbosa da Silva Junior, que chega para somar à missão evangelizadora da comunidade. Aos 29 anos, ele traz uma trajetória marcada pela fé, vocação e desejo de guiar a fidelidade no caminho do céu. Vocação Nascido em Pirapozinho […]