O famoso teatro da “Paixão de Cristo” durante a Semana Santa é um dos momentos mais importantes de ser relembrado, já que encena o principal fato bíblico, base da fé cristã: a ressurreição de Jesus. Sendo assim, o grupo de teatro do Santuário Nossa Senhora do Carmo vem se preparando para esse espetáculo que será realizado nos dias 7, 8 e 9 de abril, carregado de novidades.
Diferente de todos os anos, o teatro contará com uma grande estrutura. “Ao longo dos anos, o público vem crescendo cada vez mais. A gente quer tentar montar uma estrutura legal, com telão, com tecnologia e uma forma melhor das pessoas poderem ver. Também haverá transmissão em tempo real, cortes de câmeras, com auxílio da Pascom”, disse Lucas Araújo, diretor do evento.
Para 2023, grupo trará novidades em diversos aspectos (Pascom Paroquial / Arquivo)
“A paixão, morte e ressurreição do Senhor realmente é o ápice da fé Cristã. Quando nós assim realizamos, através dos nossos jovens, um momento onde trazemos presente de uma forma muito mais visual o momento da crucificação, condenação, crucificação de Jesus, realmente nos faz ainda mais ter esse sentimento de amor, de entrega que o próprio Cristo realiza pela humanidade”, fala o atual pároco, padre Rodrigo Gomes de Moreno.
Para Lucas, o objetivo do evento é ser uma forma de evangelização, assim como mostrar tudo que ocorreu com Jesus Cristo naquele período. “É um momento de muita dor para muita gente, é um dia muito triste para nós católicos e a gente faz isso para honrar, em memória dEle, para conscientizar outras pessoas, para evangelizar.”
O grupo é formado por campistas, membros de movimentos e do Grupo de Jovens “Eu Vou Além”. Quem também trabalha muito nesse teatro é a equipe de cenário e música, dirigida pela Nina Braga, e os integrantes do figurino, orientados pelo Diego Trombin.
Ensaios ocorrem aos finais de semana e duram cerca de duas horas (Pascom Paroquial / Arquivo)
“Cada um de nós recrutou pessoas para ajudar tanto com maquiagem, quanto auxiliares para possíveis trocas ou se algum de nós não conseguir estar a frente. Então, a gente está meio que passando um pouco desses ensinamentos”, explica o diretor.
Figurino
Para toda essa preparação, foi decidido aumentar até mesmo a quantidade de personagens do teatro, mudando a logística das vestimentas. “Já tínhamos figurinos das encenações passadas. Porém, com o aumento de atores voluntários este ano, faremos a confecção de novos figurinos”, conta Diego.
Figurino é um dos detalhes que a equipe pensa no evento (Pascom Paroquial / Arquivo)
Os figurinos são pensados com antecedência. Tanto é que o figurinista compartilha que há uma pesquisa prévia para captar ideias com base nas imagens das encenações mais famosas do Brasil. Porém, para tudo isso se concretizar, toda essa parte será formada por cinco pessoas voluntárias, entre costureiras e pessoal que ajudará no dia da encenação. Os materiais são comprados, mas o grupo está aberto para receber doações.
Ambientes e canções
Nina Braga explica que as músicas são definidas em parceria. “É um momento das pessoas rezarem e viverem junto à proposta do teatro. Então, as músicas são escolhidas em conjunto com o pregador para a gente fazer esse intercâmbio e tornar um momento bem legal.”
Grupo de Música se reúne com pregador para alinhar detalhes (Pascom Paroquial / Arquivo)
Já o cenário, ele é feito totalmente pelo Grupo de Jovens com material próprio. “Estamos elaborando como será esse cenário. Cada cena é montada especificamente para aquele fato, conforme o que vai acontecer naquele local da praça”, explica Nina.
Cenário elaborado para o teatro de 2022 (Pascom Paroquial / Arquivo)
Para toda essa conexão é necessário uma estrutura, que é de responsabilidade da Paloma Campos. “Ela já está sendo esboçada desde o mês passado, mas a organização em si, será apenas no dia ou um dia antes.”
Paloma ainda conta que a ideia para este ano é que toda essa estrutura proporcione melhor interação com o público, ou seja, que as luzes e o som gerem uma interação entre a encenação e o público.
Mesmo reaproveitando alguns itens dos outros teatros, será necessário novos materiais, já que “em decorrência do cenário e estrutura que pensamos para este ano, mais acolhedor e aconchegante, teremos que providenciar materiais que não possuímos. Será inovador em todos os sentidos”, destaca Paloma.
Assim, para que tudo seja possível, o grupo contará com uma empresa parceira, cujo proprietário é um fiel da comunidade e fará a montagem de forma voluntária.
Elenco que apresentou na última edição, em 2022 (Pascom Paroquial / Arquivo)
Serviço
O teatro ocorrerá nos dias 7, 8 e 9 de abril durante as missas e celebração da Semana Santa. Fique atento em nossas redes sociais para conferir os horários e acompanhar esse trabalho da Família Maristela.
“A gente espera um público muito grande. Estamos fazendo um evento diferente, aumentando o número de personagens. O ano passado deu muita gente,e vimos pessoas chegarem horas antes para garantirem lugar. Ficamos meio que assustados, mas esperamos cada vez mais pessoas”, afirma Lucas.
Com grande adesão de público, após dois anos de pandemia, o teatro pôde ser realizado em abril de 2022 (Pascom Paroquial / Arquivo)
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo tem vivido intensamente a Semana Santa, período mais sagrado da fé cristã. Celebrada por católicos em todo o mundo, essa semana convida à contemplação do mistério central da fé: a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Agora, a comunidade se prepara para o Tríduo Pascal, que terá início […]
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo se prepara para vivenciar o período mais sagrado da fé cristã: a Semana Santa. Celebrada por católicos em todo o mundo, esta semana é um convite à contemplação do mistério central da nossa fé — a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. O pároco da comunidade, padre Edcarlos […]
Após quase uma década, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo retoma um dos cursos de formação mais marcantes para os fiéis que desejam aprofundar sua caminhada com Cristo: o Curso de Discipulado. A nova edição está marcada para os dias 25, 26 e 27 de abril, no Centro de Formação da Paróquia, com inscrições já […]
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo tem a alegria de acolher seu novo vigário paroquial, Pe. Reginaldo Barbosa da Silva Junior, que chega para somar à missão evangelizadora da comunidade. Aos 29 anos, ele traz uma trajetória marcada pela fé, vocação e desejo de guiar a fidelidade no caminho do céu. Vocação Nascido em Pirapozinho […]