Home > Santuário finaliza Semana Santa com tecnologia, inclusão e inovação

Santuário finaliza Semana Santa com tecnologia, inclusão e inovação


compartilhe nas redes

Período sagrado e tradicional para os cristãos, a Semana Santa celebra a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo. Neste ano, o Santuário Nossa Senhora do Carmo realizou diversas atividades e celebrações entre os dias 2 a 9 de abril, com inovação, inclusão e tecnologia. 

Ceia do Senhor realizada no presbitério reformado (Pascom Paroquial / Reprodução)

“A Semana Santa é sempre um momento muito forte de experiência no Calvário de Cristo e, sobretudo, de maior intimidade visto a intensa preparação que é realizada para chegar no período quaresmal. Isso nos faz aproximarmos ainda mais de Deus, é algo que nos motiva a vivência da fé, nos encoraja e nos abastece para os valores daquilo que professamos e acreditamos. A nossa fé vence a morte e nos dá sempre valores de ressurreição”, fala o atual pároco, padre Rodrigo Gomes de Moreno.

Um dos momentos mais marcantes e esperados da Semana Santa é a encenação da Paixão de Cristo. O evento, além de mostrar os principais fatos até a morte de Jesus, tem como objetivo ser uma forma de evangelização. Este ano, o teatro contou com uma grande estrutura e transmissão on-line.

Inovação e tecnologia fizeram parte da encenação deste ano (Pascom Paroquial / Reprodução)

“As expectativas foram superadas, a quantidade de pessoas na praça nos surpreendeu. Desde a hora em que a gente começou, 6h da tarde, já não tinham mais cadeiras disponíveis. Muitas pessoas passaram por aquela praça, sem contar a transmissão no YouTube e Facebook, que foi assim uma coisa estratosférica. Então, o que nós pensamos neste ano, conseguimos realizar graças a Deus, graças a ajuda de vários colaboradores,” destaca Lucas Araújo, diretor do evento. 

Equipe responsável pela organização do teatro (Pascom Paroquial / Reprodução)

Para a coordenadora das transmissões, Thaisa Sallum Bacco, a equipe de comunicação desenvolveu inúmeros projetos para essa semana de eventos:

  • Conceito visual da campanha da Semana, a partir de uma leitura artística contemporânea dos principais símbolos que remetem ao conteúdo religioso da Semana Santa;
  • Produção audiovisual de cinco cenários fílmicos que foram projetados no telão durante a Encenação;
  • Parceria com Associação dos Surdos e Surdas de Presidente Prudente para interpretação em Libras em um ambiente específico montado dentro da igreja para acolher e dar boas condições aos intérpretes;
  • Cobertura fotográfica de todos os eventos e publicação de álbuns de fotos no Facebook. 
  • Montagem de um sistema específico para transmissão da encenação na praça, envolvendo a participação direta de oito pessoas, entre voluntários, profissionais e estudantes de Jornalismo da Escola de Comunicação da Unoeste, com transmissão  ao vivo para YouTube e Facebook.

Sobre a parte de transmissões ao longo de toda a semana, foram mais de 20 pessoas envolvidas, com alcance para todo mundo por meio das redes sociais. “O objetivo de ampliar a evangelização, incluindo os irmãos surdos, foi alcançado. Na verdade, superou as expectativas por causa do tamanho da audiência e os diferentes estados alcançados”, diz a coordenadora das transmissões. 

Parte dos voluntários empenhados na transmissão da Paixão de Cristo (Pascom Paroquial / Reprodução)

“A parte de transmissão teve boa evolução em relação aos anos anteriores, porque foi montada uma estrutura própria com três câmeras fixas e uma móvel, utilizando um transmissor Wi-Fi de imagens em alta qualidade”, explica Thaisa. 

Tradicional Semana Santa foi realizada na Praça da Matriz (Pascom Paroquial / Reprodução)

Em números, já são cerca de 14 mil visualizações em redes sociais (Facebook e YouTube). Os vídeos alcançaram além das fronteiras do país, contando com visualizações em Portugal, Estados Unidos, Angola, Irlanda, Itália, Japão e Reino Unido. 

A estrutura de sonorização, o painel de led gigante e toda parte de iluminação e efeitos chamaram muita atenção do público. Para o voluntário responsável, que prefere não ser identificado, “tudo isso representa estar mais perto de Deus nessa semana tão importante da nossa fé e posso contribuir um pouco com o muito que Deus me proporciona. Na verdade, nada tenho e sim tudo é dEle e tudo será sempre para sua honra e glória. O sentimento é de gratidão em poder ajudar.” 

Atores se prepararam durante várias semanas (Pascom Paroquial / Reprodução)

Na parte de fotografia e registro das celebrações, foram 12 voluntários empenhados em cada missa e celebração. Ao todo, já foram publicados mais de 20 álbuns no Facebook contando a história da principal semana para os cristãos.

Padre Rodrigo destaca que celebrar a Semana Santa na comunidade realmente é um grande presente e um grande  privilégio. Presente desde 2009 como seminarista, posteriormente enquanto diácono, ele afirma que é a maior experiência na Semana Santa da comunidade da Vila Maristela. 

“Realmente tem um grande sentimento de pertencimento, de cuidado, de amor para com todos aqueles que realmente abraçam, que desempenham, fazem acontecer todas as celebrações. Em especial os jovens, que fizeram com que a encenação deste ano também ocorresse de uma forma espetacular, realmente abraçando com toda dedicação os valores da nossa fé”, parabeniza o presbítero. 

Padre Rodrigo celebrou sua última Semana Santa na comunidade (Pascom Paroquial / Reprodução)

Padre Rodrigo começa a se despedir da comunidade com essa missão de celebrar a Semana Santa e fala o que mais o marcou: “Chamo atenção para todos os cuidados necessários, em especial, as pessoas que ficam por trás, nos bastidores,  organizando, vendo cada detalhe e tudo isso realmente nos motiva a valorização do simples, do Sagrado. Minha gratidão a todos aqueles que realmente fazem com que as celebrações tenham seu êxito e muitas vezes não são sequer vistas pelas demais pessoas.”

Semana Santa teve início no Domingo de Ramos, dia 2 de abril (Pascom Paroquial / Reprodução)

leia também

CAPA NOTÍCIA MARISTELA (1)

Paixão, morte e ressurreição: conheça o significado do Tríduo Pascal

A Paróquia Nossa Senhora do Carmo tem vivido intensamente a Semana Santa, período mais sagrado da fé cristã. Celebrada por católicos em todo o mundo, essa semana convida à contemplação do mistério central da fé: a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Agora, a comunidade se prepara para o Tríduo Pascal, que terá início […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Semana Santa: tempo de amor, entrega e renovação na fé cristã

A Paróquia Nossa Senhora do Carmo se prepara para vivenciar o período mais sagrado da fé cristã: a Semana Santa. Celebrada por católicos em todo o mundo, esta semana é um convite à contemplação do mistério central da nossa fé — a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. O pároco da comunidade, padre Edcarlos […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Curso de Discipulado retorna à Paróquia após 7 anos com nova edição em abril

Após quase uma década, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo retoma um dos cursos de formação mais marcantes para os fiéis que desejam aprofundar sua caminhada com Cristo: o Curso de Discipulado. A nova edição está marcada para os dias 25, 26 e 27 de abril, no Centro de Formação da Paróquia, com inscrições já […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Padre Reginaldo: conheça o novo vigário da Paróquia Nossa Senhora do Carmo

A Paróquia Nossa Senhora do Carmo tem a alegria de acolher seu novo vigário paroquial, Pe. Reginaldo Barbosa da Silva Junior, que chega para somar à missão evangelizadora da comunidade. Aos 29 anos, ele traz uma trajetória marcada pela fé, vocação e desejo de guiar a fidelidade no caminho do céu. Vocação Nascido em Pirapozinho […]