Com momentos de louvor, oração e adoração, o Santuário Nossa Senhora do Carmo celebra Pentecostes, neste domingo (28/05). A missa especial das 19h30, que marca ainda o encerramento do 24º Cerco de Jericó, ocorre 50 dias depois da Páscoa.
Para os cristãos, Pentecostes configura o dia do nascimento da Igreja e “celebra a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos, reunidos no Cenáculo com Maria Santíssima”, como explica o atual pároco do Santuário, padre Edcarlos Amorim Moreira.
Na Bíblia, esse momento é relatado em Atos 2, versículos de 1 a 6:
“Quando chegou o dia de Pentecostes, os discípulos estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído como de um vento forte, que encheu toda a casa em que se encontravam. Então apareceram línguas como de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia expressar-se. Residiam em Jerusalém judeus devotos, de todas as nações que há debaixo do céu. Quando ouviram o ruído, reuniu-se a multidão, e todos ficaram confusos, pois cada um ouvia os discípulos falar em sua própria língua”
Foi nesse momento que, pela primeira vez, o Espírito Santo se manifestou, se deu, como também se comunicou como Pessoa Divina. Da Sua plenitude, Cristo Senhor derrama o Espírito em abundância, completando assim a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo).
Celebração ocorrerá no dia 28 de maio, em diversos horários (Pascom Paroquial / Arquivo)
Nessa solenidade, os fiéis clamam por sua intensificação na Terra, como ocorreu no passado, e são convidados a serem enviados para professar ao mundo a presença de Cristo, como evangelizadores.
“A Igreja é guiada pelo Espírito Santo, que a ilumina, concede seus dons a todos os seus membros, para melhor vivenciarem, testemunharem o seguimento para com Nosso Senhor Jesus Cristo, dentro e fora da Igreja. Dentro da Igreja, nas pastorais, no dízimo, na Santa Missa, nos grupos de jovens, nos acampamentos, no ECC, na catequese, nas comunidades, nos setores. Fora da Igreja, manifesta no trabalho, nos estudos, no namoro, nas amizades. Sem o Espírito Santo não somos nada no seguimento para com Nosso Senhor”, afirma o padre.
Por meio do Espírito de Cristo, é possível ter uma experiência de comunhão, unidade, quebrar as barreiras e atravessar todas as fronteiras humanas, já que Ele age de diversas formas, como explica o padre Edcarlos:
“A primeira, é quando somos batizados. No batismo, recebemos o Espírito Santo, somos configurados a Cristo Jesus. Quem assume o batismo, torna-se verdadeiro discípulo de Nosso Senhor Jesus Cristo. Depois, o Espírito Santo age em nós através da Igreja, dos sacramentos, da Palavra de Deus, nas situações boas, ruins, difíceis que a vida nos apresenta.”
Decoração traz os sete dons do Espírito Santo (Pascom Paroquial / Arquivo)
Preparação
Para celebrar a data, o Santuário vem promovendo o Cerco de Jericó especial de Pentecostes, trazendo sete dias de orações ininterruptas. Com isso, há uma composição visual especial da Igreja, como conta um dos coordenadores da Pastoral de Decoração da Maristela, Carlos Amaral, 54.
“A decoração projetada para esse ano foi discutida com o padre Edcarlos, levando em conta o tema Pentecostes. Nós utilizamos um cortinado de veludo vermelho, juntamente com plantas naturais, a Dracena Vermelha, e também reaproveitamos a figura do Espírito Santo, que é feita em madeira com plumas, utilizada em anos anteriores”, relata Carlos.
Equipe de decoração utilizou materiais reaproveitáveis (Pascom Paroquial / Arquivo)
A equipe contou com a ajuda de 10 voluntários, que auxiliaram na montagem e organização do presbitério. A maior parte dos materiais foram reutilizados e apenas duas floreiras foram adquiridas, pois aumentou o tamanho do altar.
Com bastante trabalho manual, os voluntários também auxiliaram na montagem do andaime, a colocar escadas e parafusar. (Pascom Paroquial / Arquivo)
O coordenador compartilha que a decoração é importante para a Igreja. “Desde a edição do ano passado, trazemos o Cerco de Jericó junto com Pentecostes. É importante você trabalhar nas cores vermelho forte, laranja, amarelo, colocar as imagens do Espírito Santo para que as pessoas possam ser evangelizadas também através dessa arte de montar as decorações.”
Serviço
As missas de Pentecostes e encerramento do Cerco de Jericó na Igreja Matriz ocorrerão às 10h30, 15h, 17h e 19h30. Participe com a sua família!
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo tem vivido intensamente a Semana Santa, período mais sagrado da fé cristã. Celebrada por católicos em todo o mundo, essa semana convida à contemplação do mistério central da fé: a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Agora, a comunidade se prepara para o Tríduo Pascal, que terá início […]
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo se prepara para vivenciar o período mais sagrado da fé cristã: a Semana Santa. Celebrada por católicos em todo o mundo, esta semana é um convite à contemplação do mistério central da nossa fé — a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. O pároco da comunidade, padre Edcarlos […]
Após quase uma década, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo retoma um dos cursos de formação mais marcantes para os fiéis que desejam aprofundar sua caminhada com Cristo: o Curso de Discipulado. A nova edição está marcada para os dias 25, 26 e 27 de abril, no Centro de Formação da Paróquia, com inscrições já […]
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo tem a alegria de acolher seu novo vigário paroquial, Pe. Reginaldo Barbosa da Silva Junior, que chega para somar à missão evangelizadora da comunidade. Aos 29 anos, ele traz uma trajetória marcada pela fé, vocação e desejo de guiar a fidelidade no caminho do céu. Vocação Nascido em Pirapozinho […]