Home > Papa: como transmitir a fé aos filhos

Papa: como transmitir a fé aos filhos


compartilhe nas redes

A transmissão da fé pode ser feita somente em dialeto. A missão de vocês é transmitir a fé, mas com o dialeto do amor de casa, da família. Foi o que disse o Papa Francisco na Missa este domingo (07/01), festa do Batismo do Senhor, realizada na Capela Sistina, dirigindo-se aos pais das 34 crianças batizadas durante a celebração, 18 meninas e 16 meninos.

Ao trazerem seus filhos para o Batismo vocês dão o primeiro passo para aquela missão que têm, a tarefa da transmissão da fé, ressaltou o Santo Padre no início da homilia da missa, acrescentando que precisamos do Espírito Santo para transmitir a fé, “sozinhos não podemos”, destacou.

Poder transmitir a fé é uma graça do Espírito Santo, “e é por isso que vocês trazem aqui seus filhos, para que recebam o Espirito Santo, recebam a Trindade – o Pai, o Filho e o Espírito Santo – que habitará no coração deles.

Insistindo sobre essa tarefa dos pais e o importante papel que eles têm na educação religiosa dos filhos, o Papa afirmou querer dizer-lhes uma só coisa:

“A transmissão da fé somente pode ser feita em dialeto, no dialeto da família, no dialeto de papai e mamãe, do avô e da avó. Depois virão os catequistas para desenvolver essa primeira transmissão, com ideias, com explicações, mas não se esqueçam disso: se faz em dialeto, e se falta o dialeto, se em casa não se fala entre os pais aquela linguagem do amor, a transmissão não é fácil, não poderá se feita.”

Francisco ressaltou que também as crianças têm seu dialeto, que nos faz bem ouvi-lo. Agora todas estão caladas, mas basta que uma dê o tom e a orquestra prossegue! O dialeto das crianças, frisou em tom descontraído.

“Jesus nos aconselha a ser como elas, a falar como elas. Não podemos esquecer essa linguagem das crianças, que falam como podem, mas é a linguagem da qual Jesus gosta muito e em suas orações sejam simples como elas, digam a Jesus aquilo que vem em seus corações como elas fazem.”

O dialeto dos pais que é o amor para transmitir a fé e o dialeto das crianças, que deve ser acolhido pelos pais para crescer na fé, reiterou. Por fim, o Pontífice exortou as mães a, sem temor, amamentarem seus filhos se estes dessem sinal de fome ao longo da celebração, também esta linguagem é uma linguagem de amor, concluiu.

 

(Rádio Vaticano)

Por Aleteia

leia também

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Padre Reginaldo: conheça o novo vigário da Paróquia Nossa Senhora do Carmo

A Paróquia Nossa Senhora do Carmo tem a alegria de acolher seu novo vigário paroquial, Pe. Reginaldo Barbosa da Silva Junior, que chega para somar à missão evangelizadora da comunidade. Aos 29 anos, ele traz uma trajetória marcada pela fé, vocação e desejo de guiar a fidelidade no caminho do céu. Vocação Nascido em Pirapozinho […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Servir no altar: paróquia inicia formação para novos acólitos e coroinhas

A Paróquia Nossa Senhora do Carmo abriu inscrições para as formações de novos acólitos e coroinhas, convidando crianças, adolescentes e jovens a servirem com alegria e dedicação no altar do Senhor. Este é um tempo especial de aprendizado e crescimento espiritual, em que os participantes serão orientados sobre a importância do serviço litúrgico e o […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Semana Catequética reforça a missão dos catequistas e traz novidades para 2025

A Paróquia Nossa Senhora do Carmo promoveu, doa dias 24 a 27 de fevereiro, a Semana Catequética, um período de formação e reabastecimento espiritual para os catequistas que irão conduzir os 750 catequizandos ao longo do ano. O encontro reuniu aproximadamente 60 catequistas, que participaram de momentos de aprendizado, troca de experiências e aprofundamento da […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA (1)

Quaresma: Tempo de Conversão e Preparação para a Páscoa

A Quaresma é um tempo de graça e conversão para toda a Igreja. Durante os 40 dias que antecedem a Páscoa, os cristãos são chamados a intensificar a oração, o jejum e a caridade, seguindo o exemplo de Jesus no deserto. Esse período litúrgico nos convida à renovação espiritual, conduzindo-nos a uma reflexão sobre nossa […]