A Paróquia Nossa Senhora do Carmo tem vivido intensamente a Semana Santa, período mais sagrado da fé cristã. Celebrada por católicos em todo o mundo, essa semana convida à contemplação do mistério central da fé: a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Agora, a comunidade se prepara para o Tríduo Pascal, que terá início nesta Quinta-feira Santa (17), com a Santa Missa de Lava-Pés.
“A importância da Semana Santa é nós vivenciarmos o que realmente aconteceu com Jesus Cristo em seu último momento na Terra, de poder-se entregar ao pai. É nela em que celebramos o mais sagrado na fé católica, que é a ressurreição de Jesus Cristo”, explica o atual pároco, padre Edcarlos Amorim Moreira.
A programação teve início no último domingo (13), com a celebração do Domingo de Ramos e a Coleta Nacional da Solidariedade. A procissão em torno da Igreja Matriz, seguida da bênção dos ramos e da Santa Missa, marcou a abertura solene da Semana Santa, às 10h. Outras três missas também foram celebradas ao longo do dia, reunindo grande número de fiéis.
Benção dos ramos ocorreu no Salão Paroquial (Pascom Paroquial / Reprodução)
Na segunda-feira (14), a tradicional Procissão do Encontro comoveu a comunidade com meditações sobre o caminho de Jesus e o emocionante encontro com sua Mãe, Maria.
Procissão do encontro percorreu ruas do bairro da paróquia (Pascom Paroquial / Reprodução)
Na terça-feira (15), os fiéis participaram da Reflexão das Sete Dores de Nossa Senhora, conduzida por jovens da paróquia, proporcionando um momento profundo de empatia com a dor de Maria.
A quarta-feira (16) contou com a celebração da Santa Missa e a Via-Sacra promovida pelo Grupo de Oração, encerrando os momentos de preparação espiritual antes do início do Tríduo Pascal. No mesmo dia, padres, religiosos, seminaristas e fiéis se reuniram na Catedral São Sebastião para celebrar a Missa dos Santos Óleos.
Missa foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Benedito Gonçalves dos Santos (Eveline Zarpelão / Pascom Diocesana)
Quinta-feira Santa – Missa da Ceia do Senhor
A comunidade é agora convidada a viver o ponto alto da Semana Santa: o Tríduo Pascal. Na liturgia de quinta-feira, a Igreja faz memória da Última Ceia, ocasião em que Jesus instituiu dois sacramentos fundamentais: a Eucaristia e a Ordem (sacerdócio). Um dos momentos mais comoventes da celebração é o Lava-pés, no qual o sacerdote, seguindo o exemplo de Cristo, lava os pés de alguns fiéis como sinal de serviço e humildade. Após a Missa, o Santíssimo Sacramento é levado em procissão para um local de adoração, onde os fiéis são convidados a permanecer em vigília e oração.
Santa Missa da Ceia do Senhor é marcada pela Instituição da Eucaristia (Pascom Paroquial / Arquivo 2024)
Sexta-feira Santa – Celebração da Paixão do Senhor
Neste dia, a Igreja vive em silêncio e recolhimento, meditando profundamente sobre a Paixão e Morte de Jesus. Não há celebração da Missa, mas sim a solene Liturgia da Paixão, composta por três partes: a proclamação do Evangelho da Paixão, a adoração da Cruz e a distribuição da Comunhão. É um dia de jejum, penitência e reflexão sobre o grande amor de Cristo, que entregou Sua vida pela salvação da humanidade. Neste dia, também haverá a tradicional encenação da Paixão, que conduz os fiéis a um contato ainda mais profundo com o sofrimento redentor de Jesus.
Sexta-feira Santa é o único dia em que a Igreja não celebra a Missa (Pascom Paroquial / Arquivo 2024)
Sábado Santo – Vigília Pascal
Na noite do Sábado Santo, os fiéis se reúnem para celebrar a Vigília Pascal, a mais importante e solene de todas as liturgias do ano. A celebração começa com a bênção do fogo novo e do Círio Pascal, que representa Cristo, luz do mundo. Em seguida, são proclamadas diversas leituras que narram a história da salvação, culminando na proclamação da ressurreição. Durante essa celebração, a Igreja também acolhe novos membros através dos sacramentos do Batismo, da Primeira Eucaristia e da Crisma. É uma noite de alegria, em que os cristãos celebram a vitória de Jesus sobre a morte e o início de uma nova vida.
No sábado é aceso o Círio Pascal que representa a luz de Cristo (Pascom Paroquial / Arquivo 2024)
Programação
Nesta quinta-feira (17), a Missa da Ceia do Senhor ocorrerá às 19h30. Após a celebração, haverá Vigília Eucarística durante toda a noite, conduzida pelas pastorais e movimentos da paróquia. A cada hora, os grupos refletirão sobre as Sete Palavras de Jesus na cruz.
Na Sexta-feira Santa (18), a Novena da Divina Misericórdia será iniciada às 16h, seguida da Celebração da Paixão, adoração à cruz e procissão até o IBC, onde será encenada a Paixão de Cristo pelos jovens da paróquia, às 19h30.
O Sábado Santo (19) será marcado pela Solene Vigília Pascal, às 19h. A celebração contará com a recepção dos sacramentos da iniciação cristã por mais de 30 adultos da comunidade. No Domingo de Páscoa (20), a alegria da ressurreição será vivida nas missas celebradas nos horários habituais: 10h30, 15h, 17h e 19h.
“A Igreja Católica é viva, é a Igreja de Jesus Cristo. Todos aqueles que realmente vivem o que ela ensina certamente serão ressuscitados com Cristo, passarão por dores, por dificuldades, carregarão a cruz, cairão, mas o Senhor sempre vai nos levantar. O Senhor está vivo e ressuscitado no meio de nós, creiamos e obedeçamos a Ele todos os dias. Que Deus dê a todos uma Santa Páscoa”, destaca o pároco.
Acompanhe a programação completa e viva com profundidade esse momento tão especial da nossa fé. Que esta Semana Santa renove em cada coração o amor por Cristo, que se entregou por nós.
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo tem vivido intensamente a Semana Santa, período mais sagrado da fé cristã. Celebrada por católicos em todo o mundo, essa semana convida à contemplação do mistério central da fé: a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Agora, a comunidade se prepara para o Tríduo Pascal, que terá início […]
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo se prepara para vivenciar o período mais sagrado da fé cristã: a Semana Santa. Celebrada por católicos em todo o mundo, esta semana é um convite à contemplação do mistério central da nossa fé — a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. O pároco da comunidade, padre Edcarlos […]
Após quase uma década, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo retoma um dos cursos de formação mais marcantes para os fiéis que desejam aprofundar sua caminhada com Cristo: o Curso de Discipulado. A nova edição está marcada para os dias 25, 26 e 27 de abril, no Centro de Formação da Paróquia, com inscrições já […]
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo tem a alegria de acolher seu novo vigário paroquial, Pe. Reginaldo Barbosa da Silva Junior, que chega para somar à missão evangelizadora da comunidade. Aos 29 anos, ele traz uma trajetória marcada pela fé, vocação e desejo de guiar a fidelidade no caminho do céu. Vocação Nascido em Pirapozinho […]