O Santuário Nossa Senhora do Carmo realizará a 2ª Peregrinação “Subida ao Monte Carmelo”, entre os dias 11 a 13 de julho, com direção espiritual do padre Edcarlos Amorim Moreira. O grupo percorrerá aproximadamente 55 quilômetros em oração, saindo do Centro de Formação até a paróquia, com objetivo de reflexão sobre a vida e obra da padroeira da igreja, assim como crescimento espiritual.
Percurso inicia no Centro de Formação da paróquia (Pascom Paroquial / Arquivo)
“Os fiéis, principalmente da nossa comunidade, devem participar pelo motivo e amadurecimento espiritual mental e físico. Muitos já passaram pelo Centro de Formação e foi lá onde tivemos momentos de cura. Então, esse evento tem o intuito também de agradecer, desde onde fomos curados até o local onde nos mantém firme na caminhada, nossa paróquia”, explica um dos organizadores, André Rotta.
Programação
Para começar essa jornada, o grupo se encontrará, na noite de quinta-feira (11/07), na praça da paróquia, onde irão de ônibus até o local de início do trajeto. Neste primeiro dia, os peregrinos terão um momento de espiritualidade com o tema “São Simão Stock” e pernoitaram no local.
Momentos de oração ocorrem durante toda peregrinação (Pascom Paroquial / Arquivo)
Ao despertarem, no segundo dia, terão um momento de espiritualidade com o tema “Escapulário” e sairão com destino à Nova Pátria, cujo percurso de 12,6 km representa o Primeiro Carimbo. Após participarem do almoço feito pela comunidade local e da espiritualidade com o tema “Santa Teresa D’ávila”, seguirão 9,4 km até a Capela Nossa Senhora Aparecida, marcando assim o Segundo Carimbo.
Ainda naquela tarde e rumo até o Terceiro Carimbo, percorrerão 7,2 km até o Distrito de Coronel Goulart. No local, além de encontrarem toda uma estrutura para banho, cuidados pessoais, jantar e descanso, terão uma missa e espiritualidade.
Participantes contam com vestimenta, água e apoio durante o percurso (Pascom Paroquial / Arquivo)
Já o terceiro dia começará com o despertar às 4h30 e espiritualidade às 5h, com o tema “São João da Cruz”. Após o café da manhã, os peregrinos percorreram 12,5 km até a Capela São José Operário, onde ganharão o Quarto Carimbo e terão mais um momento de oração.
Trajeto passa por capelas da região (Pascom Paroquial / Arquivo)
Dando continuidade à subida ao Monte Carmelo, o grupo seguirá para o Quinto Carimbo, cujo trajeto será de cerca de 2,7 km, até chegarem ao Cemitério Parque da Paz. Participarão de uma espiritualidade com o tema “Santa Teresinha do Menino Jesus”, almoçarão e seguirão mais 7,3 km até à Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja, recebendo assim, o Sexto Carimbo.
Depois de um momento de oração e faltando pouco para concluir a peregrinação, o grupo seguirá para o Sétimo Carimbo, que finaliza no Santuário Nossa Senhora do Carmo, caminhando mais 3,9 km. Ao chegarem no Santuário, participarão da espiritualidade “Monte Carmelo” e ganharão o Oitavo Carimbo.
“No caminho, teremos várias paradas, espiritualidades e pontos de apoio. Chegaremos por volta de 15h em nossa paróquia, onde haverá uma missa de chegada somente para os peregrinos e finalizaremos nossa peregrinação”, explica André.
Encerramento ocorre na Igreja Matriz (Pascom Paroquial / Arquivo)
Tradição
A tradição de fazer a subida para o alto da montanha é algo marcante na história do Cristianismo, já que o monte é símbolo da habitação do Altíssimo (Sl 23/24) e representa o lugar de encontro com o Senhor onde se opera o extraordinário.
Deste modo, a Virgem Santíssima elegeu o Monte Carmelo (onde, segundo a tradição, o profeta Elias havia operado grandes feitos em nome do Senhor) para irradiar, a partir daquele lugar célebre e sagrado, uma nova devoção mariana, hoje conhecida como Nossa Senhora do Carmo.
Por inspiração divina, no século XI, os primeiros carmelitas, seguindo um modelo de vida eremítica, estabeleceram-se ali e ergueram uma capela dedicada à Mãe do Senhor. Já o escapulário, popular entre os cristãos, foi entregue por Nossa Senhora ao superior dos carmelitas, São Simão Stock, em 16 de julho de 1251, como sinal da proteção e intercessão da Virgem do Carmo contra os inimigos e na busca pela salvação.
Para André, que estará presente pela segunda vez, o evento representa uma grandiosidade. “Fomos os pioneiros a fazer essa peregrinação e sei que só tende a crescer, sempre lembrando que no Centro de Formação fui curado e na Igreja Matriz me mantenho firme.”
Inscrições
Com vagas limitadas de 100 pessoas e um custo de R$250,00, as inscrições podem ser feitas até no dia da Peregrinação “Subida ao Monte Carmelo”. Cada participante terá o direito a um cajado, camiseta, duas jantas, dois cafés da manhã, dois almoços, banho, hospedagem, comida e água no trajeto, com ponto de apoio 24 horas.
Sejam paroquianos da comunidade ou não, qualquer pessoa que tenha o desejo pode participar. Lembrando que a inscrição pode ser feita até o dia 11 de julho, entretanto é necessário realizá-la o quanto antes devido as camisetas e aos cajados ficarem prontos. Clique aqui para se inscrever.
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo tem a alegria de acolher seu novo vigário paroquial, Pe. Reginaldo Barbosa da Silva Junior, que chega para somar à missão evangelizadora da comunidade. Aos 29 anos, ele traz uma trajetória marcada pela fé, vocação e desejo de guiar a fidelidade no caminho do céu. Vocação Nascido em Pirapozinho […]
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo abriu inscrições para as formações de novos acólitos e coroinhas, convidando crianças, adolescentes e jovens a servirem com alegria e dedicação no altar do Senhor. Este é um tempo especial de aprendizado e crescimento espiritual, em que os participantes serão orientados sobre a importância do serviço litúrgico e o […]
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo promoveu, doa dias 24 a 27 de fevereiro, a Semana Catequética, um período de formação e reabastecimento espiritual para os catequistas que irão conduzir os 750 catequizandos ao longo do ano. O encontro reuniu aproximadamente 60 catequistas, que participaram de momentos de aprendizado, troca de experiências e aprofundamento da […]
A Quaresma é um tempo de graça e conversão para toda a Igreja. Durante os 40 dias que antecedem a Páscoa, os cristãos são chamados a intensificar a oração, o jejum e a caridade, seguindo o exemplo de Jesus no deserto. Esse período litúrgico nos convida à renovação espiritual, conduzindo-nos a uma reflexão sobre nossa […]