É tempo de compartilhar e agradecer, assim como é um momento de planejar nossos projetos futuros. Por isso, é com grande carinho que contamos em primeira mão que nos próximos meses, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo passará por obras de melhorias em seu espaço interno e externo.
Calma! Fique tranquilo, tudo será por etapas e inicialmente não comprometerá as atividades previstas ao longo do ano.
“O objetivo de realizarmos uma reforma é trazer um pouco mais de conforto às pessoas que buscam, em nossa igreja, renovar sua fé. Também envolve a questão da acessibilidade e darmos um melhor aproveitamento para os espaços físicos que já possuímos”, destaca o atual pároco, padre Rodrigo Gomes de Moreno.
Dezenas de melhorias serão implantadas a partir de 2022. Abaixo, separamos a lista das principais mudanças que poderão ser notadas após as obras na matriz.
Espaço interno:
– Instalação de uma nova iluminação que valoriza a liturgia;
– Mudança na organização do presbitério;
– Reforma da Capela do Santíssimo;
– Criação de um espaço específico para os músicos;
– Criação de um grande mezanino acessível aos fiéis;
– Reorganização dos bancos aumentando a capacidade do templo;
– Criação de espaço no fundo da igreja (Confessionário, Plantão do Dízimo e intenções);
– Redefinição do átrio da igreja;
– Criação de duas naves laterais que percorrem as laterais da igreja;
– Troca do forro da Igreja;
– Aquisição de móveis sacros;
– Realocação dos bebedores;
– Reforma da Sacristia e sala dos Padres.
Espaço externo:
– Criação de uma Torre Oratório com a imagem de Nossa Senhora do Carmo;
– Criação de dois pórticos nas laterais;
– Implantação de coberturas nas portas laterais.
De acordo com o padre, a obra será realizada em partes devido a grande agenda paroquial que inclui diversas atividades que não permitem realocação. “Primeiro começaremos com a parte externa, além da sacristia, das adequações de acessibilidade. Posteriormente, estaremos suspendendo as atividades, por dois meses, que seria para a realização da manutenção interna da igreja. A previsão é que iniciemos no mês de maio de 2022.”
(Eduardo Faust Machado / Arquivo)
Projeto
Desde 2018, o projeto já vem sendo desenvolvido pelo arquiteto especialista em espaço celebrativo-litúrgico e arte-sacra, Eduardo Faust Machado. Reconhecido internacionalmente por seus projetos, Faust assina a autoria de mais de 200 construções ligadas à Igreja em mais de 100 cidades em 14 estados do Brasil e no México.
“Todo o projeto foi feito para enfatizar a liturgia. Essa igreja tem uma importância muito grande para a cidade. Ela não está tratada. Isso que nós estamos fazendo é uma finalização dessa obra”, destaca o arquiteto.
Eduardo Faust reunido com padres da diocese (Paróquia Menino Jesus de Praga / Reprodução)
Segundo padre Rodrigo, a intenção foi de procurar um profissional que fosse “especialista nesta parte Sacra para que não fosse apenas uma reforma, mas que tivéssemos um olhar para a espiritualidade e mantivéssemos dentro da igreja um clima oracional, onde as pessoas ao adentrarem, tivessem essa intimidade com Deus.”
Obra
A execução desse projeto ficará por conta do engenheiro João Celso Russi, juntamente com seus dois filhos, Lissa Cruz Russi e Lucas Cruz Russi. No podcast, ele conta quais são os desafios e o futuro da obra.
João Celso Russi fala sobre os desafios da obra
Para ajudar que esse sonho saia do papel, a Igreja pede a sua ajuda com as doações, devolução mensal do dízimo e trabalho voluntário. Você pode contribuir fazendo um PIX para 44.859.254/0005-69 (CNPJ).
Lembrança
Essa não é a primeira vez que a paróquia passa por melhorias. Toda a história se inicia na década de 1940, quando Francisco de Paula Goulart doa um terreno para a construção da futura igreja.
Logo, toda comunidade se mobilizou e construiu a Capela Nossa Senhora do Carmo. Porém, com o crescimento do número de fiéis, em 1967, a capela precisou passar por uma reforma de ampliação e foi reconhecida pela Diocese de Presidente Prudente como Paróquia Nossa Senhora do Carmo.
Fachada da Igreja Maristela até o ano 2000 (IBGE / Reprodução)
Com o passar dos anos e com uma comunidade cada vez mais ativa e numerosa, houve a necessidade de um espaço cada vez maior. Com isso, em 2000, a estrutura foi toda demolida para dar lugar a uma mais nova e mais ampla.
A atual Igreja Matriz, como conhecemos hoje, foi inaugurada em setembro de 2004, durante uma Missa Solene. Acompanhe conosco como foi essa evolução:
Veja imagens históricas da evolução da paróquia
Hoje, a paróquia segue para uma nova página da sua história. “Estamos caminhando para um retomar de todas as nossas atividades e gostaríamos ainda mais de ter um lugar de acolhida para nossos fiéis. Então, a reforma é também um cuidado, não apenas com a parte do prédio em si, mas um cuidado para com todos aqueles que aqui frequentam”, finaliza o padre.
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo tem vivido intensamente a Semana Santa, período mais sagrado da fé cristã. Celebrada por católicos em todo o mundo, essa semana convida à contemplação do mistério central da fé: a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Agora, a comunidade se prepara para o Tríduo Pascal, que terá início […]
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo se prepara para vivenciar o período mais sagrado da fé cristã: a Semana Santa. Celebrada por católicos em todo o mundo, esta semana é um convite à contemplação do mistério central da nossa fé — a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. O pároco da comunidade, padre Edcarlos […]
Após quase uma década, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo retoma um dos cursos de formação mais marcantes para os fiéis que desejam aprofundar sua caminhada com Cristo: o Curso de Discipulado. A nova edição está marcada para os dias 25, 26 e 27 de abril, no Centro de Formação da Paróquia, com inscrições já […]
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo tem a alegria de acolher seu novo vigário paroquial, Pe. Reginaldo Barbosa da Silva Junior, que chega para somar à missão evangelizadora da comunidade. Aos 29 anos, ele traz uma trajetória marcada pela fé, vocação e desejo de guiar a fidelidade no caminho do céu. Vocação Nascido em Pirapozinho […]