Home > Em sua 30ª edição, Acampamento JOAM completa 25 anos de criação na Maristela

Em sua 30ª edição, Acampamento JOAM completa 25 anos de criação na Maristela


compartilhe nas redes

Entre os dias 27 a 30 de junho, o Santuário Nossa Senhora do Carmo realizará mais uma edição do Acampamento “Jovens e Adolescentes em Missão” (JOAM). Destinado a jovens e adolescentes de 17 e 19 anos, o acampamento tem como temática um clima de guerra contra as maldades enfrentadas por cada campista.

Edição de número 30 será marcada por homenagens (Pascom Paroquial / Arquivo)

Com o lema: “Tropa de Cristo, qual é sua missão? Pregar o Evangelho e anunciar a salvação!”, seu objetivo é tornar os campistas novas “sentinelas da manhã”, ou seja, cristãos que anunciam a vinda do Novo Sol, que é Jesus Cristo. 

JOAM foi o primeiro acampamento no Centro de Formação da paróquia (Pascom Paroquial / Arquivo)

O JOAM ocorre na Paróquia Nossa Senhora do Carmo desde 1999, chegando em sua 30ª edição e completando 25 anos de história. Em torno de 3 mil jovens já se tornaram joanistas em todos esses anos. Normalmente, conta com mais de 200 voluntários trabalhando e o número de campistas varia de 100 a 130.

Centenas de jovens vivenciam esta experiência todos os anos (Pascom Paroquial / Arquivo)

A atual coordenadora do JOAM, Lauriana Paião dos Santos Lima, 46, conta que essa será uma edição especial, com festa comemorativa e muitas homenagens para reviverem essa história.

“Para a comemoração, buscamos reviver essa história trazendo, de alguma forma, as pessoas que ajudaram a escrevê-la dentro do acampamento, como os diretores e coordenadores que já deixaram suas marcas, com a intenção de mostrar a importância desse legado e darmos continuidade à essa obra tão linda!”, compartilha Lauriana. 

Acampamento é marcado por dinâmicas, reflexões, pregações e espiritualidade (Pascom Paroquial / Arquivo)

Durante esses oito anos do qual faz parte, a coordenadora fala que se apaixonou pelo JOAM de primeira quando ela e o marido, Marcelo, conheceram o acampamento. “Todas as pessoas que passaram por essa experiência durante a nossa estadia, desde campistas, pais, equipe, coordenadores e diretores deixaram de alguma forma uma marca em nós e muitos ensinamentos!”, diz. 

Para celebrar com carinho esses 25 anos, Lauriana antecipa que o acampamento seguirá normalmente com os horários, dinâmicas, desafios e momentos normais. Entretanto, haverá um dia especial de homenagens, que promete grandes emoções e surpresas para as pessoas que fizeram parte dessa história, como os coordenadores, diretores e diretores espirituais.

JOAM é voltado a jovens de 17 a 19 anos, mas por causa da pandemia, também atendeu, nos últimos anos,  jovens com 20 anos (Pascom Paroquial / Arquivo)

Passado

Mario Antonio Zanutto, 62, pecuarista, foi um dos idealizadores e fez parte do grupo de coordenadores que deram início ao JOAM. Ele ficou por volta de cinco anos conduzindo as atividades. De acordo com ele, o surgimento desse acampamento foi por meio da ida de Fernando Godoy e sua então esposa, Nancy, até Petrópolis, no Rio de Janeiro, quando trouxeram o FAC. Logo após, receberam apostilas do que seria o JOAM. Após um estudo, começaram a criar este acampamento na comunidade. 

“Fernandinho foi muito importante, pois ajudou a pensar. Criamos mais desafios, tínhamos vários integrantes, usamos os materiais. Foi um processo de entrega mútua, grande experiência, várias pessoas ajudaram, inclusive meus filhos”, afirma Mario. 

Segundo ele, o sentimento é de gratidão a Deus por tudo que Ele os ajudou e permitiu experimentar. “A gente teve dificuldades, como todos os pais têm com os filhos na adolescência, com eles tentando entender como é viver num mundo que tem mil escapes para as situações. Então, a gente aprendeu com o JOAM como ajudar os filhos no caminho de início da maturidade. Esse acampamento foi um divisor de águas.” 

O JOAM foi o acampamento que inaugurou o atual Centro de Formação da paróquia.

Futuro

Para as próximas edições, Lauriana costuma dizer que o JOAM melhora, aprimora, amadurece e se renova a cada ano. “Cada um de nós, que fez, faz e fará parte do acampamento, deixa a sua marca de forma muito evidente contribuindo para que esse legado se propague e se fortaleça em Deus, acima de tudo! Numa comunidade com tantos acampamentos e pastorais, é lindo ver o quanto crescemos juntos, todos se ajudando, se desdobrando para servir em cada um deles e ver essa obra crescer a cada dia!”

Missa na Matriz marca o encerramento do evento em 2023 (Pascom Paroquial / Arquivo)

leia também

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Padre Reginaldo: conheça o novo vigário da Paróquia Nossa Senhora do Carmo

A Paróquia Nossa Senhora do Carmo tem a alegria de acolher seu novo vigário paroquial, Pe. Reginaldo Barbosa da Silva Junior, que chega para somar à missão evangelizadora da comunidade. Aos 29 anos, ele traz uma trajetória marcada pela fé, vocação e desejo de guiar a fidelidade no caminho do céu. Vocação Nascido em Pirapozinho […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Servir no altar: paróquia inicia formação para novos acólitos e coroinhas

A Paróquia Nossa Senhora do Carmo abriu inscrições para as formações de novos acólitos e coroinhas, convidando crianças, adolescentes e jovens a servirem com alegria e dedicação no altar do Senhor. Este é um tempo especial de aprendizado e crescimento espiritual, em que os participantes serão orientados sobre a importância do serviço litúrgico e o […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Semana Catequética reforça a missão dos catequistas e traz novidades para 2025

A Paróquia Nossa Senhora do Carmo promoveu, doa dias 24 a 27 de fevereiro, a Semana Catequética, um período de formação e reabastecimento espiritual para os catequistas que irão conduzir os 750 catequizandos ao longo do ano. O encontro reuniu aproximadamente 60 catequistas, que participaram de momentos de aprendizado, troca de experiências e aprofundamento da […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA (1)

Quaresma: Tempo de Conversão e Preparação para a Páscoa

A Quaresma é um tempo de graça e conversão para toda a Igreja. Durante os 40 dias que antecedem a Páscoa, os cristãos são chamados a intensificar a oração, o jejum e a caridade, seguindo o exemplo de Jesus no deserto. Esse período litúrgico nos convida à renovação espiritual, conduzindo-nos a uma reflexão sobre nossa […]