O amor está no ar! Como forma de celebrar o Dia dos Namorados, nesta sexta-feira (11/06), a Paróquia Nossa Senhora do Carmo terá um momento para os casais, noivos e namorados buscarem ainda mais a santidade no relacionamento e renovarem a aliança com Deus.
Diferentemente de 2020, além de promover a espiritualidade por meio de orações e adoração, o evento este ano contará com dinâmicas e sorteios de vários brindes. Um dos casais organizadores, Mariana Galvão e Guilherme Ramos, explica que o objetivo é possibilitar que eles vivenciem experiências que geralmente não são vividas no dia a dia.
“Nós, como casal, acreditamos que eventos como esse são extremamente importantes para um relacionamento, pois além de levarem Deus até o casal, ambos podem amadurecer na fé cristã juntos e assim continuar ou até mesmo começar uma caminhada na igreja!”, aponta Mariana.
Casais da pastoral dos namorados com padre Rodrigo (Mariana Galvão / Cedida)
Deus não criou o homem para viver só
A Igreja nos ensina que o homem não pode viver sem o amor e uma das formas de vivenciar esse sentimento tem início no namoro cristão, que é um exercício para o matrimônio. Desde o início da criação, Deus se importou em promover o amor e constituir o casal. “E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.” (Gênesis 2, 18).
O atual pároco da Maristela, padre Rodrigo Gomes de Moreno, diz que é necessário convidar Jesus e Maria para fazerem parte do relacionamento, assim como a bíblia conta durante o primeiro milagre.
“Podemos dizer que namoro na perspectiva cristã é um namoro que tem um alicerce sagrado. Alicerce é algo que a gente não observa, mas sabemos que ele existe e que faz toda a diferença para sustentar toda edificação que vem sobre ele. Então, trazer Deus para o relacionamento, namoro, noivado, casamento é fazer também com que a nossa construção diária de vida seja firmada Nele, para que, sabendo que as tempestades aparecem, nos mantenhamos fortalecidos pela graça do Alto”, destaca o sacerdote.
De acordo com o padre, uma das dificuldades que muitas vezes paira nos relacionamentos é a falta de confiança e por conseguinte a mentira, o ciúmes. Ele orienta que é necessário observar as fragilidades e tentar corrigi-las, em um processo de paciência e cooperação mútua.
“Deus espera que os casais admitam suas fragilidades. Fazer isso é como o observar de um trinco em nossa casa, daí nos propomos em reformar, buscar ajuda e tudo isso é muito importante para que a gente saiba que não estamos sozinhos. Além da pessoa que Deus tem colocado ao nosso lado, nós temos uma vida em comunidade, temos a igreja, tantos elementos que podem nos conduzir para a maior intimidade com o Sagrado dentro da nossa história”, explica o padre.
Relacionamentos
Na paróquia, diversos casais buscam a presença de Deus no relacionamento. Vivian da Silva Reis Morales e Rodrigo Ferreira Pinhal são um exemplo. Juntos há 10 anos, hoje estão noivos e buscam sempre frequentar as missas, servir em acampamentos, ajudar nas pastorais e rezar um pelo outro.
“São esses momentos [de espiritualidade na igreja] que reafirmam a certeza do nosso amor, nos ajudam a reabastecer e nutrir esse amor firmado em Deus. Nos ajudam a olhar o outro com compreensão e a aumentar nossa confiança que estamos no caminho certo, conduzidos por Deus”, enfatiza Vivian.
Casal, Vivian e Rodrigo, tem 8 anos e 9 meses de namoro e 1 ano e 9 meses de noivado (Rodrigo Pinhal / Cedida)
O namoro deste casal teve início após um acampamento realizado pela Maristela. Ao passar dos anos, eles foram buscando, em Deus, a força para continuarem juntos. “Para nós, ter Deus em nosso namoro significa termos um namoro mais leve, confiarmos um no outro, no que Ele prepara para as nossas vidas como casal”, destaca Rodrigo.
Outro casal que também se constituiu após um acampamento foi Gabriel Augusto Pereira Galli e Ana Vitória Gonçalves Minatti, que estão juntos há 5 anos e 2 meses.
“A gente sempre fala que Deus é o centro do nosso namoro. Foi por Ele que nos conhecemos e com isso sempre tentamos estar juntos em Deus. Buscamos frequentar as missas, momentos que a igreja nos proporciona como grupos de oração, intercessão e acampamentos, além de rezarmos juntos”, conta Gabriel.
União de Gabriel e Ana Vitória surgiu após um acampamento (Gabriel Galli / Cedida)
Serviço
O momento de espiritualidade para os namorados será realizado neste dia 11 de junho, às 20h30, após a Santa Missa na paróquia. Haverá transmissão ao vivo pelas redes sociais da comunidade. Não é necessário retirar senha para participar presencialmente.
“Nós já participamos da espiritualidade do Dia dos Namorados algumas vezes. É muito bom, porque as dinâmicas fazem a gente se conectar ainda mais um com o outro e o mais importante, é com Deus”, afirma Ana Vitória.
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo tem vivido intensamente a Semana Santa, período mais sagrado da fé cristã. Celebrada por católicos em todo o mundo, essa semana convida à contemplação do mistério central da fé: a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Agora, a comunidade se prepara para o Tríduo Pascal, que terá início […]
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo se prepara para vivenciar o período mais sagrado da fé cristã: a Semana Santa. Celebrada por católicos em todo o mundo, esta semana é um convite à contemplação do mistério central da nossa fé — a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. O pároco da comunidade, padre Edcarlos […]
Após quase uma década, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo retoma um dos cursos de formação mais marcantes para os fiéis que desejam aprofundar sua caminhada com Cristo: o Curso de Discipulado. A nova edição está marcada para os dias 25, 26 e 27 de abril, no Centro de Formação da Paróquia, com inscrições já […]
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo tem a alegria de acolher seu novo vigário paroquial, Pe. Reginaldo Barbosa da Silva Junior, que chega para somar à missão evangelizadora da comunidade. Aos 29 anos, ele traz uma trajetória marcada pela fé, vocação e desejo de guiar a fidelidade no caminho do céu. Vocação Nascido em Pirapozinho […]