No próximo sábado (31/08), o grupo nomeado “Trupalaio”, do Santuário Nossa Senhora do Carmo, preparou uma tarde de formação para os voluntários. Mais do que simplesmente falar de Jesus, eles têm levado alegria, amor e carinho a hospitais, asilos e casas de repouso de Presidente Prudente (SP).
“Na formação, faremos alguns momentos em que explicaremos sobre o que é o Trupalaio e como funciona a pastoral, além de separar os novos grupos. Também haverá momentos de recreação e adoração para que todos possam se abastecer”, explica uma das coordenadoras, Bruna Zundt, 19.
Geralmente realizada duas vezes por ano, as formações ocorrem em maio, após o FAC, e em agosto ou setembro, após o CES e o JOAM. Qualquer pessoa que tenha a partir de 14 anos pode participar, desde que seja crismado ou já tenha feito o CES e queira ser voluntário.
Formações ocorrem duas vezes ao ano (Trupalaio / Reprodução Instagram)
“É uma pastoral que leva o amor. Levar para as pessoas aquilo que às vezes está faltando e é algo que nem tempo toma direito. Eu vou lá pra levar a alegria e um pouquinho de Deus e eu que acabo saindo com mais amor, mais feliz e mais cheio do Espírito Santo”, fala um dos voluntários no Trupalaio, Enzo Roberto Vicente Raiher, 22.
Grupo atua com visitas a idosos e crianças de Prudente (Trupalaio / Cedida)
Com 130 voluntários atualmente, o Trupalaio surgiu em 2009 quando um grupo de amigos da paróquia decidiu visitar hospitais vestidos de palhaços e espalhar um pouco de alegria nesses lugares. “Aos sábados, das 15h às 17h, visitamos alguns locais e temos uma escala para que todos possam ir uma vez no mês, pelo menos. Não é necessário ir todos os sábados, assim facilita a rotina de cada um”, explica Bruna.
Ao todo, 130 voluntários se revezam semanalmente (Trupalaio / Reprodução Instagram)
Como forma de amor ao próximo, Enzo conta que os voluntários vão para visitar os idosos, conversar sobre o que gostam, a história deles, compartilhar experiências, até se entreter com jogos, cantar músicas que eles gostam, dançar, promovendo diversão e descontração. Já com as crianças, eles brincam, correm, fazem jogos, pulam corda, ou seja, fazem tudo o que podem para tirar sorrisos e fazer com que se divirtam.
“É algo que traz humanidade, você ir lá e ver o sorriso no rosto de uma criança, de um idoso, levar essa felicidade para aqueles que passaram e passam por algo tão difícil. Isso é essencial, levar essa esperança, amor, alegria, esse contato com as pessoas, que é essencial para todos!”, finaliza Enzo.
Serviço
A próxima formação ocorrerá no dia 31 de agosto (sábado), das 13h30 às 17h30, no Salão Paroquial da Maristela. Para participar, é necessário fazer a inscrição clicando aqui. O investimento é de 15 reais destinado ao lanche da tarde. Seja um voluntário e espalhe o amor ao próximo!
Para acompanhar e saber mais das ações do Trupalaio, acesse às redes sociais e siga o perfil deles no Instagram: @trupalaio.
Após quase uma década, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo retoma um dos cursos de formação mais marcantes para os fiéis que desejam aprofundar sua caminhada com Cristo: o Curso de Discipulado. A nova edição está marcada para os dias 25, 26 e 27 de abril, no Centro de Formação da Paróquia, com inscrições já […]
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo tem a alegria de acolher seu novo vigário paroquial, Pe. Reginaldo Barbosa da Silva Junior, que chega para somar à missão evangelizadora da comunidade. Aos 29 anos, ele traz uma trajetória marcada pela fé, vocação e desejo de guiar a fidelidade no caminho do céu. Vocação Nascido em Pirapozinho […]
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo abriu inscrições para as formações de novos acólitos e coroinhas, convidando crianças, adolescentes e jovens a servirem com alegria e dedicação no altar do Senhor. Este é um tempo especial de aprendizado e crescimento espiritual, em que os participantes serão orientados sobre a importância do serviço litúrgico e o […]
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo promoveu, doa dias 24 a 27 de fevereiro, a Semana Catequética, um período de formação e reabastecimento espiritual para os catequistas que irão conduzir os 750 catequizandos ao longo do ano. O encontro reuniu aproximadamente 60 catequistas, que participaram de momentos de aprendizado, troca de experiências e aprofundamento da […]