Momento de profunda intimidade com Deus, a Adoração ao Santíssimo surgiu da necessidade dos fiéis do Santuário Nossa Senhora do Carmo de terem um tempo para buscar a reconciliação, reavivar a fé e se colocarem diante da Eucaristia em atitude de respeito e comunhão com o Senhor. Os encontros ocorrem toda terça-feira, às 23h, e, na quinta-feira, das 8h às 19h.
“Para os católicos, a adoração ao Santíssimo significa comprometer-se com o evangelho, com a vida de Jesus. Trata-se de aprender a silenciar nossa alma para ouvi-Lo e fazer dEle o sentido daquilo que somos”, fala o vigário paroquial, padre Thiago Calçado.
Adoração ocorre na Igreja Matriz e é aberta a todos (Pascom Paroquial / Arquivo)
De acordo com o Catecismo da Igreja Católica, no parágrafo 2096, “a adoração de Deus é o primeiro ato da virtude da religião”. Adorar a Deus é reconhecê-Lo como Deus, como Criador e Salvador, Senhor e dono de tudo o que existe, o Amor infinito e misericordioso. “Adorarás o Senhor teu Deus e só a Ele prestarás culto” (Lc 4,8), diz Jesus, citando o livro de Deuteronômio (Dt 6,13).
A adoração é a primeira atitude do homem no qual reconhece Jesus como único Senhor e Salvador. Além disso, amadurece a união com Ele e auxilia no desenvolvimento de sentimentos de admiração e contemplação, pois envolvido pelo Seu amor é possível silenciar e deixar de lado as agitações do cotidiano. “Adorar o Senhor é reconhecê-lo, no Pão Eucarístico, como aquele que conduz nossas vidas para o amor e para a partilha”, explica o padre Thiago.
Deus quer que cada um se apresente diante dEle de forma honesta e sincera como se encontra para adorá-Lo. Assim, seja às terças-feiras ou às quintas-feiras, esses momentos são dedicados à Sagrada Eucaristia, quando ocorre a exposição do Santíssimo Sacramento para a oração e espiritualidade dos fiéis que desejam passar um tempo com Jesus.
Adoração também desenvolve a admiração e a contemplação ao Deus que é amor (Pascom Paroquial / Arquivo)
Para Pedro Henrique Piza Leite, 24, músico na adoração às terças-feiras, poder estar em um momento mais íntimo com Deus, além da Santa Missa, é muito especial. Entre tantas ocasiões, ele destaca uma que chamou sua atenção: “foi enquanto cantava, ouvi vozes na igreja que eram semelhantes a um coral de anjos”.
Frequentadoras da adoração às quintas-feiras, Ana Cristina Fernandes Delatim Dammous, 58, e Marcela Regina Guerrer Barrios Marino, 58, avaliam como um momento único entre você e Jesus Eucarístico.
“Nele nos fortalecemos e tenho muito zelo com tudo que é de Deus. Ele nos conforta, nos dá alegria e só experimentando este momento para saber o quão grande o nosso tudo nos oferece em amor, que adorá-Lo uma hora é muito pouco diante de tudo o que Ele representa para nós. Faça esta experiência!”, fala Ana Cristina.
Já Marcela destaca que, nesse momento único de intimidade e comunhão, pode ver Deus face a face. “É a parte mais importante da minha semana, atualmente. Minha vida é um reflexo dessas adorações. Tudo que penso, faço ou preciso, acontece a partir deste momento.”
Muitas pessoas não sabem como se portar diante do Santíssimo Sacramento e nem o adorar como se deve. Porém, saiba que cada fiel, independentemente das situações e condições, pode-se colocar de forma diferente diante de Jesus Eucarístico. Em alguns, a atitude é de adoração e contemplação. Já em outros, pode ser de súplica ou pedidos para a própria pessoa e por outros, como também de agradecimento por uma graça alcançada, pedido de perdão ou até mesmo de repouso e descanso no Senhor.
Oração do terço diante do Santíssimo também é uma forma de se portar (Pascom Paroquial / Arquivo)
Saiba que pode fazê-lo fazer diante de Jesus Eucarístico de forma espontânea ou com estas palavras:
“Meu Senhor Jesus Cristo, que por amor aos homens ficais dia e noite neste sacramento, todo cheio de misericórdia e amor, esperando, chamando e acolhendo todos os que vêm visitar-vos, eu creio que estais presentes no sacramento do altar!”
Ou repita com confiança:
“Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, eu vos adoro.”
” Pão vivo, que descestes do Céu para dar a vida ao mundo, eu vos adoro.”
“Deus escondido e Salvador nosso, eu vos adoro.”
“Hóstia Santa e Cálice de vitórias, eu vos adoro.”
Escala de Adoração toda quinta-feira na Maristela
Como é uma tradição da Igreja Católica reservar a quinta-feira para realizar a Adoração ao Santíssimo Sacramento, na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, foi organizada uma escala envolvendo todas as pastorais, movimentos e serviços. Confira seu horário e participe.
8h – Terço dos Homens, Ministros e Pastoral da Saúde
9h – Mães que Oram, Pastoral das Gestantes e Missionárias de Santa Teresinha
10h – M.M.B, Enchei-vos e Combate Espiritual e Mães de Anjos
11h – Pastoral do Dízimo, Tô de Volta, Acampamento Oração Adulto e Jovem e Acampamento de Noivos
12h – Juvenil, Trekking, Acampamento de Noivos, Pastoral dos Namorados
13h – Acampemnto de Casais, ECC, ECJ, Acampamento da Família, Pastoral do Batismo, Curso de Noivos
14h – Apostolado da Oração, Intercessão Adulta e Jovem, Pastoral Familiar
15h – Acampamento Magnificat, Servos da Misericórdia e Vicentinos
16h – Sênior, Pastoral Liturgia, Ministério de Cura, Pastoral Proteção dos Animais Pastoral da Sobriedade
17h – Pastoral Catequese, CES, Escoteiros, Doutores da Alegria, Trupalaio, FAC e MIRIM
18h – JOAM, IAM, Pastoral da Acolhida, PASCOM, Grupo Eu vou Além, Pastoral Vocacional
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo tem a alegria de acolher seu novo vigário paroquial, Pe. Reginaldo Barbosa da Silva Junior, que chega para somar à missão evangelizadora da comunidade. Aos 29 anos, ele traz uma trajetória marcada pela fé, vocação e desejo de guiar a fidelidade no caminho do céu. Vocação Nascido em Pirapozinho […]
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo abriu inscrições para as formações de novos acólitos e coroinhas, convidando crianças, adolescentes e jovens a servirem com alegria e dedicação no altar do Senhor. Este é um tempo especial de aprendizado e crescimento espiritual, em que os participantes serão orientados sobre a importância do serviço litúrgico e o […]
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo promoveu, doa dias 24 a 27 de fevereiro, a Semana Catequética, um período de formação e reabastecimento espiritual para os catequistas que irão conduzir os 750 catequizandos ao longo do ano. O encontro reuniu aproximadamente 60 catequistas, que participaram de momentos de aprendizado, troca de experiências e aprofundamento da […]
A Quaresma é um tempo de graça e conversão para toda a Igreja. Durante os 40 dias que antecedem a Páscoa, os cristãos são chamados a intensificar a oração, o jejum e a caridade, seguindo o exemplo de Jesus no deserto. Esse período litúrgico nos convida à renovação espiritual, conduzindo-nos a uma reflexão sobre nossa […]