A Paróquia Nossa Senhora do Carmo abriu inscrições para as formações de novos acólitos e coroinhas, convidando crianças, adolescentes e jovens a servirem com alegria e dedicação no altar do Senhor. Este é um tempo especial de aprendizado e crescimento espiritual, em que os participantes serão orientados sobre a importância do serviço litúrgico e o compromisso de viver a fé com zelo e responsabilidade. Mais do que uma função, ser acólito ou coroinha é um chamado para estar mais próximo de Deus e da comunidade.
Coroinhas
A partir dos 3 anos de idade, as crianças já podem fazer parte do grupo de coroinhas da paróquia. “Servindo desde pequenos, eles demonstram o amor a Deus e ao próximo, além de inspirar outras crianças e adolescentes ao serviço. Ser coroinha é um dom”, afirma Marinês Meireles Pipino Beraldo de Almeida, 55, uma das coordenadoras dos coroinhas.
Crianças e adolescentes de até 15 anos podem ser coroinhas (Pascom Paroquial / Arquivo)
Atualmente, a paróquia conta com 32 coroinhas, instruídos por seis casais coordenadores, em conjunto com o seminarista responsável. Além de auxiliar o sacerdote nas missas e celebrações, os coroinhas são chamados a servir o altar com alegria, amor, respeito e compromisso.
A vestimenta é inspirada em Nossa Senhora do Carmo e é composta por calçado discreto, túnica e escapulário. “O uso da vestimenta correta vai além da formalidade: é uma forma de expressar, também externamente, o compromisso e a seriedade do papel desempenhado no altar. A confecção das vestes fica sob responsabilidade dos pais, seguindo as orientações do sacerdote”, explica Marinês.
Vestes dos coroinhas vai muito além da formalidade das celebrações (Pascom Paroquial / Arquivo)
Antes de serem investidos, os coroinhas passam por formação com o seminarista e, posteriormente, seguem uma escala organizada para o serviço nas celebrações.
As inscrições podem ser feitas pelos pais diretamente na Secretaria Paroquial, por meio dos números (18) 99773-4719 ou (18) 3223-5637.
Acólitos
O grupo de acólitos tem um papel fundamental na liturgia, auxiliando o sacerdote com zelo, responsabilidade e dedicação, não apenas nas missas, mas também nas demais celebrações e momentos de oração comunitária.
“É um serviço muito especial na Igreja, pois permite aos jovens estar ainda mais próximo de Cristo durante as celebrações”, ressalta Valéria Moreira, 21, uma das coordenadoras dos acólitos.
Valéria conta que o acolitato aproxima de Cristo (Pascom Paroquial / Arquivo)
Atualmente, a paróquia conta com 12 acólitos investidos e mais 14 já inscritos para a nova turma. Para participar, é necessário ter 16 anos ou mais, frequentar a paróquia e demonstrar zelo, responsabilidade e comprometimento com a liturgia.
Grupo paroquial conta com 12 acólito investidos (Pascom Paroquial / Arquivo)
As formações ocorrerão quinzenalmente, sempre aos sábados à tarde. A inscrição é gratuita, e o único custo será com a confecção das vestes litúrgicas. Para se inscrever, basta entrar em contato com um dos responsáveis: Cecília (18) 98111-5325, Giuliano (18) 98150-0444 ou Valéria (18) 99686-9078.
As escalas das missões são organizadas de forma alternada para os acólitos, contemplando celebrações durante a semana e nos finais de semana, favorecendo o revezamento e a integração entre os participantes.
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo tem a alegria de acolher seu novo vigário paroquial, Pe. Reginaldo Barbosa da Silva Junior, que chega para somar à missão evangelizadora da comunidade. Aos 29 anos, ele traz uma trajetória marcada pela fé, vocação e desejo de guiar a fidelidade no caminho do céu. Vocação Nascido em Pirapozinho […]
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo abriu inscrições para as formações de novos acólitos e coroinhas, convidando crianças, adolescentes e jovens a servirem com alegria e dedicação no altar do Senhor. Este é um tempo especial de aprendizado e crescimento espiritual, em que os participantes serão orientados sobre a importância do serviço litúrgico e o […]
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo promoveu, doa dias 24 a 27 de fevereiro, a Semana Catequética, um período de formação e reabastecimento espiritual para os catequistas que irão conduzir os 750 catequizandos ao longo do ano. O encontro reuniu aproximadamente 60 catequistas, que participaram de momentos de aprendizado, troca de experiências e aprofundamento da […]
A Quaresma é um tempo de graça e conversão para toda a Igreja. Durante os 40 dias que antecedem a Páscoa, os cristãos são chamados a intensificar a oração, o jejum e a caridade, seguindo o exemplo de Jesus no deserto. Esse período litúrgico nos convida à renovação espiritual, conduzindo-nos a uma reflexão sobre nossa […]