Home > Adoração ao Santíssimo: Encontro de fé e intimidade com Deus no Santuário

Adoração ao Santíssimo: Encontro de fé e intimidade com Deus no Santuário


compartilhe nas redes

Momento de profunda intimidade com Deus, a Adoração ao Santíssimo surgiu da necessidade dos fiéis do Santuário Nossa Senhora do Carmo de terem um tempo para buscar a reconciliação, reavivar a fé e se colocarem diante da Eucaristia em atitude de respeito e comunhão com o Senhor. Os encontros ocorrem toda terça-feira, às 23h, e, na quinta-feira, das 8h às 19h.

“Para os católicos, a adoração ao Santíssimo significa comprometer-se com o evangelho, com a vida de Jesus. Trata-se de aprender a silenciar nossa alma para ouvi-Lo e fazer dEle o sentido daquilo que somos”, fala o vigário paroquial, padre Thiago Calçado. 

Adoração ocorre na Igreja Matriz e é aberta a todos (Pascom Paroquial / Arquivo)

De acordo com o  Catecismo da Igreja Católica, no parágrafo 2096, “a adoração de Deus é o primeiro ato da virtude da religião”. Adorar a Deus é reconhecê-Lo como Deus, como Criador e Salvador, Senhor e dono de tudo o que existe, o Amor infinito e misericordioso. “Adorarás o Senhor teu Deus e só a Ele prestarás culto” (Lc 4,8), diz Jesus, citando o livro de Deuteronômio (Dt 6,13).

A adoração  é a primeira atitude do homem no qual reconhece Jesus como único Senhor e Salvador. Além disso, amadurece a união com Ele e auxilia no desenvolvimento de sentimentos de admiração e contemplação, pois envolvido pelo Seu amor é possível silenciar e deixar de lado as agitações do cotidiano. “Adorar o Senhor é reconhecê-lo, no Pão Eucarístico, como aquele que conduz nossas vidas para o amor e para a partilha”, explica o padre Thiago.

Deus quer que cada um se apresente diante dEle de forma honesta e sincera como se encontra para adorá-Lo. Assim, seja às terças-feiras ou às quintas-feiras, esses momentos são dedicados à Sagrada Eucaristia, quando ocorre a exposição do Santíssimo Sacramento para a oração e espiritualidade dos fiéis que desejam passar um tempo com Jesus. 

Adoração também desenvolve a admiração e a contemplação ao Deus que é amor (Pascom Paroquial / Arquivo)

Para Pedro Henrique Piza Leite, 24, músico na adoração às terças-feiras, poder estar em um momento mais íntimo com Deus, além da Santa Missa, é muito especial. Entre tantas ocasiões, ele destaca uma que chamou sua atenção: “foi  enquanto cantava, ouvi vozes na igreja que eram semelhantes a um coral de anjos”. 

Frequentadoras da adoração às quintas-feiras, Ana Cristina Fernandes Delatim Dammous, 58, e Marcela Regina Guerrer Barrios Marino, 58, avaliam como  um momento único entre você e Jesus Eucarístico. 

“Nele nos fortalecemos e tenho muito zelo com tudo que é de Deus. Ele nos conforta, nos dá alegria e só experimentando este momento para saber o quão grande o nosso tudo nos oferece em amor, que adorá-Lo uma hora é muito pouco diante de tudo o que Ele representa para nós. Faça esta experiência!”, fala Ana Cristina. 

Já Marcela destaca que, nesse momento único de intimidade e comunhão, pode ver Deus face a face. “É a parte mais importante da minha semana, atualmente. Minha vida é um reflexo dessas adorações. Tudo que penso, faço ou preciso, acontece a partir deste momento.”

Muitas pessoas não sabem como se portar diante do Santíssimo Sacramento e nem o adorar como se deve. Porém, saiba que cada fiel, independentemente das  situações e condições, pode-se colocar de forma diferente diante de Jesus Eucarístico. Em alguns, a atitude é de adoração e contemplação. Já  em outros, pode ser de súplica ou pedidos para a própria pessoa e por outros, como também de agradecimento por uma graça alcançada, pedido de perdão ou até mesmo de repouso e descanso no Senhor. 

Oração do terço diante do Santíssimo também é uma forma de se portar (Pascom Paroquial / Arquivo)

Saiba que pode fazê-lo fazer diante de Jesus Eucarístico de forma espontânea ou com estas palavras: 

“Meu Senhor Jesus Cristo, que por amor aos homens ficais dia e noite neste sacramento, todo cheio de misericórdia e amor, esperando, chamando e acolhendo todos os que vêm visitar-vos, eu creio que estais presentes no sacramento do altar!”

Ou repita com confiança: 

“Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, eu vos adoro.”

” Pão vivo, que descestes do Céu para dar a vida ao mundo, eu vos adoro.”

“Deus escondido e Salvador nosso, eu vos adoro.”

“Hóstia Santa e Cálice de vitórias, eu vos adoro.”

Escala de Adoração toda quinta-feira na Maristela

Como é uma tradição da Igreja Católica reservar a quinta-feira para realizar a Adoração ao Santíssimo Sacramento, na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, foi organizada uma escala envolvendo todas as pastorais, movimentos e serviços. Confira seu horário e participe.

8h – Terço dos Homens, Ministros e Pastoral da Saúde

9h – Mães que Oram, Pastoral das Gestantes e Missionárias de Santa Teresinha 

10h – M.M.B, Enchei-vos e Combate Espiritual e Mães de Anjos

11h – Pastoral do Dízimo, Tô de Volta, Acampamento Oração Adulto e Jovem e Acampamento de Noivos

12h – Juvenil, Trekking, Acampamento de Noivos, Pastoral dos Namorados

13h – Acampemnto de Casais, ECC, ECJ, Acampamento da Família, Pastoral do Batismo, Curso de Noivos

14h –  Apostolado da Oração, Intercessão Adulta e Jovem, Pastoral Familiar

15h – Acampamento Magnificat, Servos da Misericórdia e  Vicentinos

16h – Sênior, Pastoral Liturgia, Ministério de Cura, Pastoral Proteção dos Animais Pastoral da Sobriedade

17h – Pastoral Catequese, CES, Escoteiros, Doutores da Alegria, Trupalaio, FAC e MIRIM

18h – JOAM, IAM, Pastoral da Acolhida, PASCOM, Grupo Eu vou Além, Pastoral Vocacional

leia também

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Adoração ao Santíssimo: Encontro de fé e intimidade com Deus no Santuário

Momento de profunda intimidade com Deus, a Adoração ao Santíssimo surgiu da necessidade dos fiéis do Santuário Nossa Senhora do Carmo de terem um tempo para buscar a reconciliação, reavivar a fé e se colocarem diante da Eucaristia em atitude de respeito e comunhão com o Senhor. Os encontros ocorrem toda terça-feira, às 23h, e, […]

01CAPA

Pastoral Familiar retoma espiritualidades e fortalece vínculo a nível diocesano 

Na última terça-feira (03/09), a Pastoral Familiar do Santuário Nossa Senhora do Carmo realizou a primeira espiritualidade para as famílias conduzida pelo assessor eclesiástico da Pastoral Familiar Diocesana, padre Tiago da Silva Carvalho. Com encontros mensais marcados ao longo do ano, cerca de 25 famílias estiveram presentes neste primeiro evento espiritual. “A espiritualidade com o […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Santuário realiza 1º retiro em devoção à Santa Teresinha do Menino Jesus

Nos dias 4 e 5 de outubro, ocorrerá pela primeira vez no Santuário Nossa Senhora do Carmo o retiro de Santa Teresinha do Menino Jesus, com a presença confirmada dos pregadores: Padre Edcarlos Moreira, Padre Tiago Medeiros, Irmã Zélia Garcia da Copiosa Redenção, juntamente com os cantores Amanda Vieira, Ana Moreira e da dupla Álvaro […]

01CAPA

Amor ao próximo: Trupalaio prepara nova formação para voluntários

No próximo sábado (31/08), o  grupo nomeado “Trupalaio”, do Santuário Nossa Senhora do Carmo, preparou uma tarde de formação para os voluntários. Mais do que simplesmente falar de Jesus, eles têm levado alegria, amor e carinho a hospitais, asilos e casas de repouso de Presidente Prudente (SP).   “Na formação, faremos alguns momentos em que explicaremos […]