Oportunidade para aprofundar a fé e viver a fraternidade entre os irmãos de diversas paróquias, o Santuário Nossa Senhora do Carmo sediou, neste domingo (22/10), o Encontro de Espiritualidade para os Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística voltado à 1ª Região Pastoral da Diocese de Presidente Prudente. Participaram mais de 600 ministros interligados ao tema “Eucaristia e Vida Ministerial” e o lema “Fui feito Ministro pelo dom da graça de Deus” (Ef. 3, 7).
Mais de 600 ministros participaram em Prudente (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)
A programação teve início às 8h, com o acolhimento dos representantes de 24 paróquias, café da manhã, seguida da explanação feita pelo padre Dirceu Montovani, da Paróquia São José de Presidente Prudente (SP), falando sobre a necessidade de encontros frequentes.
Na sequência, o padre Danilo Nobre da Diocese de Marília e coordenador do curso de Teologia e Filosofia da Fajopa (Faculdade João Paulo II) tratou do tema e lema propostos.
Padre Danilo de Marília ministrou as falas na espiritualidade (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)
O encontro foi encerrado com a Santa Missa presidida pelo padre Danilo e concelebrada pelos padres Dirceu e Sandro Rogério dos Santos, vigário episcopal da 1ª Região de Pastoral.
Santa Missa fez parte da programação do evento (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)
Ministros
Indicados pela comunidade e escolhidos pelos párocos, os Ministros Extraordinários são fiéis leigos que têm a missão de auxiliar na distribuição da Comunhão da Eucaristia nas igrejas, capelas, hospitais, aos doentes nas casas e outros lugares, na ausência do sacerdote e diáconos. Geralmente, também estão inseridos nas pastorais e movimentos da igreja, cumprindo assim um papel importante não só nas celebrações, mas na vida toda da comunidade eclesial.
A Igreja Católica exige que o ministro tenha uma vida cristã autêntica, seja persistente na fé e possa servir a comunidade. Além disso, precisa ter uma boa formação doutrinária, para poder também realizar a Celebração da Palavra e guiar as pessoas a quem leva a Eucaristia.
Por isso, é com esse papel fundamental e com uma perspectiva de ser evangelizador que todos precisam de um tempo propício para a oração e a experiência com Deus, que ocorrem nesses encontros diocesanos.
Entre os participantes do encontro está a ministra Maria Regina da Cunha, 62, investida no dia 29 de agosto de 2016. Ela conta que não é a sua primeira vez nesses encontros e que é preciso sempre estar em oração.
“Esse encontro foi mais uma experiência com Deus e importante para nossa espiritualidade, pois nos traz a oportunidade de aprofundar a nossa fé, além da troca de experiências e do entrosamento com os irmãos de outras paróquias”, destaca Maria Regina.
O caminhar de Maria Regina até chegar a ser ministra começou muito cedo. “Tive a graça de crescer em um lar católico e, desde criança, fui levada por meus pais, e já me envolvia nas festas e celebrações da paróquia que frequentava. Quando adulta, fui catequista e participei de outras pastorais e movimentos, como encontros de casais e acampamentos. Também fiz vários cursos, sempre buscando um aprofundamento na fé e maior intimidade com Deus.”
Maria durante entrada dos Ritos Eucarísticos (Maria Regina / Cedida)
Com essa influência de família na igreja, Maria Regina compartilha que sempre teve o desejo de se tornar ministra para seguir o exemplo do pai, que exerceu este ministério por muitos anos, ensinando a ter muito amor, zelo e respeito pela Eucaristia. “Infelizmente ele já não estava mais entre nós quando fui investida, mas, quando recebi o convite, me propus a honrá-lo através do meu servir.”
Para ela, ser ministra significa que mesmo sem merecer, são chamados a estar mais próximos de Jesus, ao ponto de poder carregá-Lo em suas mãos. “Um Deus tão grande que se faz tão pequeno na Eucaristia. É um grande privilégio e também uma grande responsabilidade de cuidar, zelar, amar e honrar esse Deus com o nosso testemunho. Sou muito feliz e grata por esse chamado e esse Ministério!”
Outro Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística é Carlos Adelino Cavalleri, 60. Sua investidura foi em 2003 e ele conta que foi convidado a participar a pedido do padre Lindomar, que serviu como padre na Maristela. “Na verdade, não fui eu quem escolhi ser ministro, apesar de sempre admirar este belo serviço na igreja e de ter como exemplo meu pai como ministro, também aqui na Paróquia Nossa Senhora do Carmo.”
De família católica, Carlos compartilha que seus pais sempre estiveram envolvidos nos movimentos e pastorais e que cresceu em um ambiente que proporcionou inúmeras experiências relacionadas à fé cristã. Já adulto e casado, sua esposa também o impulsionou nesse caminho. “Juntos, fomos crescendo dentro da igreja e buscando cada vez mais os valores cristãos, especialmente na Eucaristia.”
Carlos foi investido e atua como ministro há 10 anos (Carlos Cavalleri / Cedida)
Essa não é a primeira vez que ele comparece nesse tipo de encontro e afirma estar super feliz em poder participar, principalmente por ter sido realizado na paróquia em que atua e frequenta.
“A espiritualidade na vida do cristão é de suma importância, ainda mais nos dias atuais, onde tudo se relativiza e a fé tende a ser contextualizada na medida dos interesses pessoais. Nós, como cristãos católicos, devemos manter viva a nossa fé nos abastecendo constantemente na oração e na Eucaristia e este encontro é mais uma oportunidade para isso”, fala Carlos.
Já para ele ser ministro vai além de poder contribuir com esse serviço pastoral de valor imensurável. “Tenho isso como um privilégio, poder estar tão perto do Sagrado e poder levar aos meus irmãos o ‘Pão da Vida’. Isso não tem preço.”
Atualmente, o Santuário conta com aproximadamente 270 ministros(as), englobando as quatro capelas e a Igreja Matriz.
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo tem vivido intensamente a Semana Santa, período mais sagrado da fé cristã. Celebrada por católicos em todo o mundo, essa semana convida à contemplação do mistério central da fé: a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Agora, a comunidade se prepara para o Tríduo Pascal, que terá início […]
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo se prepara para vivenciar o período mais sagrado da fé cristã: a Semana Santa. Celebrada por católicos em todo o mundo, esta semana é um convite à contemplação do mistério central da nossa fé — a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. O pároco da comunidade, padre Edcarlos […]
Após quase uma década, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo retoma um dos cursos de formação mais marcantes para os fiéis que desejam aprofundar sua caminhada com Cristo: o Curso de Discipulado. A nova edição está marcada para os dias 25, 26 e 27 de abril, no Centro de Formação da Paróquia, com inscrições já […]
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo tem a alegria de acolher seu novo vigário paroquial, Pe. Reginaldo Barbosa da Silva Junior, que chega para somar à missão evangelizadora da comunidade. Aos 29 anos, ele traz uma trajetória marcada pela fé, vocação e desejo de guiar a fidelidade no caminho do céu. Vocação Nascido em Pirapozinho […]