Durante a semana especial de comemoração em honra à Padroeira, o Santuário Nossa Senhora do Carmo realizou a 1ª Peregrinação “Subida ao Monte Carmelo”, entre os dias 13 e 15 de julho. Liderados pelo Pe. Edcarlos Amorim Moreira, 30 fiéis percorreram aproximadamente 55 quilômetros.
Padre participou durante todo o trajeto (Adriano Sato / Pascom Paroquial)
Com objetivo de reflexão sobre a vida e obra da padroeira Nossa Senhora do Carmo, nesses dois dias, o grupo se encontrou no Centro de Formação do Santuário e seguiu com destino à Casa da Mãe, na Igreja Matriz.
Durante a caminhada, os peregrinos contaram com momentos de espiritualidade com os seguintes temas: escapulário, Santa Teresa D’ávila, São João da Cruz, Santa Teresinha do Menino Jesus. Durante o percurso, também houve pausas para alimentação e descanso na casa de moradores locais.
Peregrinos caminharam por mais de 50 km entre trecho rural e urbano (Adriano Sato / Pascom Paroquial)
Programação
Para começar essa jornada, o grupo se encontrou na quinta-feira (13/07), no Centro de Formação, à noite. Neste primeiro dia, os peregrinos tiveram um momento de espiritualidade com o tema “São Simão Stock” e pernoitaram no local.
Ao despertarem, no segundo dia, tiveram um momento de espiritualidade com o tema “Escapulário” e saíram com destino à Nova Pátria, cujo percurso de 12,6 km representou o Primeiro Carimbo. Após participaram do almoço feito pela pela comunidade local e da espiritualidade com o tema “Santa Teresa D’ávila”, seguiram 9,4 km até a Capela Nossa Senhora Aparecida, marcando assim o Segundo Carimbo.
Ainda naquela tarde e rumo até o Terceiro Carimbo, percorreram 7,2 km até o distrito de Coronel Goulart. No local, além de encontrarem toda uma estrutura para banho, cuidados pessoais, jantar e descanso, tiveram uma missa e espiritualidade.
Já o terceiro dia começou com o despertar às 4h30 e espiritualidade, às 5h com o tema “São João da Cruz”. Após o café da manhã, os peregrinos percorreram 12,5 km até a Capela São José Operário, onde ganharam o Quarto Carimbo e tiveram um momento de oração.
Dando continuidade a subida ao Monte Carmelo, o grupo seguiu para o Quinto Carimbo, cujo trajeto foi de 2,7 km até chegarem ao Cemitério Parque da Paz. Participaram da Espiritualidade com o tema “Santa Teresinha do Menino Jesus”, almoçaram e seguiram 7,3 km até à Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja, recebendo assim, o Sexto Carimbo.
Depois de um momento de oração e faltando pouco para concluir a peregrinação, o grupo seguiu para o Sétimo Carimbo, ou seja, com destino ao Santuário Nossa Senhora do Carmo, caminhando 3,9 km. Ao chegarem no Santuário, participaram da espiritualidade “Monte Carmelo” e ganharam o Oitavo Carimbo.
Devotos de Nossa Senhora do Carmo durante encerramento (Adriano Sato / Pascom Paroquial)
Para acompanhar esse trajeto, o atual pároco, padre Edcarlos Amorim Moreira, convidou o fiel, voluntário e fotógrafo da Pastoral da Comunicação (Pascom), Adriano Sato, 27. “Acredito que, por estar servindo constantemente na Pascom, em acampamentos e outros eventos de nossa paróquia, Deus possa ter me dado este presente, essa oportunidade única de poder acompanhá-los nesta caminhada, realizando este trabalho incrível e maravilhoso, que é servir ao propósito de Deus.”
Adriano conta que é a primeira vez que documenta e participa de uma peregrinação. “Deus estava me preparando para este momento, apesar de ter pouco tempo na Pastoral e na Paróquia, pois Ele me guiou em meu servir, e me mostrou o que eu deveria fazer para estar aqui.”
O fotógrafo ainda conta que foi uma honra e alegria fazer parte desse grupo que estava unido em Cristo, caminhando e orando juntos em direção ao Santuário Nossa Senhora do Carmo, o Monte Carmelo.
Uma das participantes da 1ª Peregrinação “Subida ao Monte Carmelo” foi a devota e paroquiana, Maria Angela Negraes, 62. “A decisão em participar foi que, além de ser algo marcante para a paróquia, foi por se tratar de uma experiência maravilhosa e repleta de reflexões sobre a vida de Nossa Senhora do Carmo e que podem trazer para a realidade de cada um”.
Para Maria Angela, Nossa Senhora do Carmo representa o seu aconchego. “Hoje tenho consciência que foi através dela que eu e minha família estamos nesta caminhada cristã. A paróquia que leva o nome dela hoje é nossa casa, é onde buscamos força e abastecimento para nossa vida seja familiar ou no trabalho. Amo minha comunidade e Nossa Senhora do Carmo.”
Com diversas graças alcançadas por meio de Nossa Senhora do Carmo, a paroquiana conta que a Mãe tem grande importância na sua vida. “Ela representa o amor, acolhimento, aconchego, carinho de mãe. Procuro me espelhar nela, em especial, em seu silêncio, pois hoje com ‘o barulho’ que a vida moderna nos traz, precisamos praticar este silêncio de Maria em nossos relacionamentos e no nosso cotidiano. Ela faz parte da minha vida com muita força.”
Outro peregrino que participou foi o Luiz Cláudio Miguel Ferreira, 65, coordenador da Pastoral do Dízimo, MECE e Pastoral da Liturgia. “Essa peregrinação nasceu numa conversa com a nossa turma do ECC e Nossa Senhora foi passando na frente e ajeitando tudo. Ela representa um laço de intimidade, uma mãe, uma amiga e o caminho certo que nos leva a Jesus.”
Tradição
A tradição de fazer a subida para o alto da montanha é algo marcante na história do Cristianismo, já que o monte é símbolo da habitação do Altíssimo (Sl 23/24) e representa o lugar de encontro com o Senhor onde se opera o extraordinário.
Deste modo, a Virgem Santíssima elegeu o Monte Carmelo (onde, segundo a tradição, o profeta Elias havia operado grandes feitos em nome do Senhor) para irradiar, a partir daquele lugar célebre e sagrado, uma nova devoção mariana, hoje conhecida como Nossa Senhora do Carmo.
Por inspiração divina, no século XI, os primeiros carmelitas, seguindo um modelo de vida eremítica, estabeleceram-se ali e ergueram uma capela dedicada à Mãe do Senhor. Já o escapulário, popular entre os cristãos, foi entregue por Nossa Senhora ao superior dos carmelitas, São Simão Stock, em 16 de julho de 1251, como sinal da proteção e intercessão da Virgem do Carmo contra os inimigos e na busca pela salvação.
1ª Peregrinação foi concluída neste sábado (15/07) (Adriano Sato / Pascom Paroquial)Durante o trajeto, sacerdote promoveu momentos de espiritualidade (Adriano Sato / Pascom Paroquial)Caminhada saiu do Centro de Formação até a Igreja Matriz (Adriano Sato / Pascom Paroquial)
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo tem vivido intensamente a Semana Santa, período mais sagrado da fé cristã. Celebrada por católicos em todo o mundo, essa semana convida à contemplação do mistério central da fé: a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Agora, a comunidade se prepara para o Tríduo Pascal, que terá início […]
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo se prepara para vivenciar o período mais sagrado da fé cristã: a Semana Santa. Celebrada por católicos em todo o mundo, esta semana é um convite à contemplação do mistério central da nossa fé — a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. O pároco da comunidade, padre Edcarlos […]
Após quase uma década, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo retoma um dos cursos de formação mais marcantes para os fiéis que desejam aprofundar sua caminhada com Cristo: o Curso de Discipulado. A nova edição está marcada para os dias 25, 26 e 27 de abril, no Centro de Formação da Paróquia, com inscrições já […]
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo tem a alegria de acolher seu novo vigário paroquial, Pe. Reginaldo Barbosa da Silva Junior, que chega para somar à missão evangelizadora da comunidade. Aos 29 anos, ele traz uma trajetória marcada pela fé, vocação e desejo de guiar a fidelidade no caminho do céu. Vocação Nascido em Pirapozinho […]