Home > Dia das Mães: pastoral do Santuário auxilia grávidas no processo de gestação

Dia das Mães: pastoral do Santuário auxilia grávidas no processo de gestação


compartilhe nas redes

Nesse Dias das Mães, 14 de maio, o Santuário Nossa Senhora do Carmo parabeniza todas as mamães da comunidade, que a exemplo da Virgem Maria, Mãe de Jesus, sigam firmes o caminho de Cristo. A ideia dessa matéria é apresentar o trabalho da Pastoral das Gestantes, que há seis anos vem cuidando dos filhos desde a gestação. 

A atual coordenadora, Aline de Morais Navarrete, 36, lembra que a ideia da pastoral surgiu com o sonho do padre Rodrigo Gomes  de iniciar um pré-natal espiritual. Então, convidou algumas pessoas para fazer um chá de gestantes e dar início a esse projeto.

“O objetivo é realizar reuniões com as gestantes proporcionando momentos de oração e conexão com o bebê e realizar a celebração de boas-vindas, a partir das 32 semanas”, destaca Aline. 

O primeiro chá da Pastoral das Gestantes ocorreu em 20 de maio de 2017 (Pascom Paroquial / Arquivo)

A pastoral conta com encontros mensais chamados “9 meses com Maria”, com temas que envolvem oração e maternidade. A programação conta com o auxílio dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão e do ministério de música.

O grupo ainda oferece a “Celebração pela vida do bebê” na casa da gestante, com a presença de Jesus Eucarístico, celebrando a vida da criança que vai chegar, com momentos de muita emoção e encontro com Maria.

“Já chegamos a atender em um encontro até 30 gestantes, é bem cíclico. Assim que a gestante entra em contato conosco, adicionamos ela em um grupo do WhatsApp para receber informações sobre horários dos encontros. Ela recebe ainda o contato para agendar sua celebração a partir das 32 semanas”, explica a coordenadora. 

Aline ainda acrescenta que, “O ato de gerar uma vida é um milagre e a Igreja, assim como Maria foi o primeiro Sacrário do Senhor, quer que os bebês tenham um ambiente amoroso e seguro, ainda que no ventre da mãe”

O objetivo da Pastoral é acolher e fortalecer o lado espiritual das futuras mamães (Pascom Paroquial / Arquivo)

Testemunhos

São inúmeros os testemunhos de graças alcançadas por meio da intercessão de Nossa Senhora do Carmo. Drielly Cola, 38, é paroquiana e relata sua história:

“Passamos aproximadamente um ano tentando. Então, comecei um processo de investigação e, após muitos exames, descobrimos que havia um mioma grande, que estava com uma parte dentro do meu útero, em março de 2016. Passei por processo cirúrgico e, com a graça de Deus e a intercessão de Nossa Senhora, meu útero foi preservado. Em agosto de 2016, fiquei grávida, foi nossa maior alegria, mas infelizmente a gestação não evoluiu. Entregamos para Deus nossa dor e pedimos força para seguirmos em frente e, em janeiro de 2017, descobri que estava grávida e nosso milagre: Lucas nasceu no dia 21/09/2017, uma criança linda e cheia de saúde!”

Lucas nasceu no dia 21 de setembro de 2017 (Drielly Cola / Cedida)

Drielly relata que sempre teve o sonho de constituir uma família. “Ser mãe é um dom divino, é sentir um amor incondicional e sem limites, que nos ensina a cada dia a amar, perdoar, compreender, ter tolerância, ensinar e procurar ser melhor sempre.”

Para ela, a gestação foi um presente de Deus e o segredo foi nunca desistir de rezar e pedir a intercessão de Nossa Senhora. “Naquela época, meu esposo e eu fomos tocar em uma espiritualidade de um acampamento e a moça que fez a pregação nos falou da novena dos ‘9 meses com Maria’. Compramos o livro e iniciamos a novena e colocamos nossa intenção. Nós fazemos essa novena até hoje, como agradecimento.”

Hoje Lucas tem 5 anos de idade (Drielly Cola / Cedida)

Outro relato vem de uma mãe de coração. Jucimara Vitorino de Oliveira, 51, que teve uma menopausa precoce com 38 anos por conta do AVC do esposo e então o casal partiu para a adoção. “Sempre tive o desejo de ser mãe independente se fosse biológica ou de coração. Esse desejo sempre esteve em meu coração.”

Durante esse período, Jucimara frequentou os encontros da Pastoral das Gestantes e rezava pedindo por essa graça. “O processo de adoção foi longo. Seis anos de espera e em certo momento foi um pouco doloroso, porque outras pessoas recebiam os filhos e a gente não. Depois começamos a entender que era o processo de Deus e não nosso. Então consagrei a adoção para Nossa Senhora.”

Jucimara conta que recebeu um presente de mãe para mãe (Jucimara Oliveira / Cedida)

A mãe do coração relatou um resumo da sua história:

“Nos casamos em 2003 e Deus já estava me preparando. Na homilia, o sacerdote falava muito em paciência e só no decorrer de tudo isso que a gente foi entendendo. Anos depois, meu marido teve um AVC hemorrágico depois de um assalto aqui em Prudente e precisou ficar 45 dias internado na UTI. Foi se recuperando e, em 2014, demos entrada no processo de adoção. No mesmo período, participei de um retiro das mulheres da paróquia e consagrei a minha adoção à Nossa Senhora do Carmo. Os anos se passaram e, em 2021, no dia 16 de maio, dia votivo de Nossa Senhora do Carmo, nós tivemos a nossa última entrevista. Para nós, a Valentina de um ano e oito meses, nasceu em nossa família no dia 7 de julho de 2021, data do primeiro contato. Já no dia 11 de julho, início da Semana da Padroeira, me ligaram convidando para representar Nossa Senhora do Carmo. Foi minha maior confirmação. Eu sou grata por ela e tenho uma devoção eterna. A Valentina veio para nos fortalecer ainda mais, principalmente na recuperação do meu marido e ele evoluiu muito com ela em coisas que não fazia.”

Hoje sua filha tem três anos de idade. “Para mim, foi um presente do céu um presente de Mãe para mãe. Ela é tão parecida comigo, com meu marido e as pessoas da nossa família, é impressionante.” 

Serviço

Para fazer parte da pastoral e ajudar nesse trabalho ou se deseja ter esse acompanhamento enquanto gestante, entre em contato com a Secretaria Paroquial pelo número (18) 3223-5637 ou fale diretamente com a coordenação por meio do celular (18) 98805-8942. 

“O ato de gerar uma vida é um milagre e a Igreja, assim como Maria foi o primeiro Sacrário do Senhor, quer que os bebês tenham um ambiente amoroso e seguro, ainda que no ventre da mãe”, afirma Aline. 

leia também

CAPA NOTÍCIA MARISTELA (1)

Paixão, morte e ressurreição: conheça o significado do Tríduo Pascal

A Paróquia Nossa Senhora do Carmo tem vivido intensamente a Semana Santa, período mais sagrado da fé cristã. Celebrada por católicos em todo o mundo, essa semana convida à contemplação do mistério central da fé: a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Agora, a comunidade se prepara para o Tríduo Pascal, que terá início […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Semana Santa: tempo de amor, entrega e renovação na fé cristã

A Paróquia Nossa Senhora do Carmo se prepara para vivenciar o período mais sagrado da fé cristã: a Semana Santa. Celebrada por católicos em todo o mundo, esta semana é um convite à contemplação do mistério central da nossa fé — a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. O pároco da comunidade, padre Edcarlos […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Curso de Discipulado retorna à Paróquia após 7 anos com nova edição em abril

Após quase uma década, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo retoma um dos cursos de formação mais marcantes para os fiéis que desejam aprofundar sua caminhada com Cristo: o Curso de Discipulado. A nova edição está marcada para os dias 25, 26 e 27 de abril, no Centro de Formação da Paróquia, com inscrições já […]

CAPA NOTÍCIA MARISTELA

Padre Reginaldo: conheça o novo vigário da Paróquia Nossa Senhora do Carmo

A Paróquia Nossa Senhora do Carmo tem a alegria de acolher seu novo vigário paroquial, Pe. Reginaldo Barbosa da Silva Junior, que chega para somar à missão evangelizadora da comunidade. Aos 29 anos, ele traz uma trajetória marcada pela fé, vocação e desejo de guiar a fidelidade no caminho do céu. Vocação Nascido em Pirapozinho […]