Data cristã, o Natal é o dia em que celebramos o nascimento de Jesus Cristo. É tempo de encontro, de reunir a família, de festejar a chegada do salvador entre nós. Tradicionalmente, o banquete da noite de Natal é o carro chefe desse encontro. Pensando nisso, entrevistamos cozinheiros voluntários que ajudam no Santuário Nossa Senhora do Carmo para ensinar receitas típicas para essa data. Antes disso, vamos entender o que representa o Natal.
Dias 24 e 25 de dezembro terão diversas missas no Santuário (Pascom Paroquial / Arquivo)
Durante muitos anos, essa comemoração era feita em dias diferentes do que conhecemos, porém acredita-se que tenha sido oficializada no século IV d.C., durante o pontificado de Júlio I.
O atual pároco da comunidade, padre Rodrigo Gomes de Moreno, explica que o Natal é muito mais que um dia, mas sim uma atitude, uma pessoa, um valor que realmente deve estar presente em cada um de nós.
“Agradar a Cristo é exatamente fazer com que nós possamos amar a Deus e por conseguinte amar ao próximo como a nós mesmos. O mandamento maior é o mandamento do amor e por isso atitudes de compreensão, de tolerância, de respeito , de acolhimento, tudo isso deve ser a presença real de Deus em nós. Cada vez que assim o fizermos, nós já estamos celebrando o natal”, destaca o sacerdote.
Portanto, além de ser um tempo de esperança e renovação, principalmente da fé, é também um momento de estar junto e reunir a família. “Celebrar o Natal é exatamente celebrar a família e trazer Cristo no centro”, diz padre Rodrigo.
Ceia de Natal
Entre tantas simbologias, uma das grandes tradições e um dos momentos mais esperados que se destaca é a ceia de Natal. Com diversos pratos típicos ou até mesmo com as próprias receitas secretas em algumas famílias, deve ter sempre o sentido comunitário da família de Deus, em alegre convívio ao redor da mesa.
Conhecida como Bia, Rosângela Aparecida Rodrigues Mariano, Ministra Extraordinária da Comunhão Eucarística e uma das voluntárias que cozinha nos acampamentos, fala que o Natal é a salvação, assim como é um momento para “refletirmos o nascimento de Jesus, início de uma nova vida em família e exemplo de amor ao próximo”.
Bia sempre com a “mão na massa” no quesito comida. (Rosângela Mariano / Cedida)
Para ela, estar reunida com a família nesta data significa festejar com amor, alegria e com participação na missa. Um dos pratos tradicionais que sempre faz para a ceia é a ‘trouxinhas de espinafre’. Vamos a receita apresentada por Rosângela:
Ingredientes:
Massa: massa da panqueca
3 ovos
1 copo de leite
1 copo de suco de espinafre
1 a 2 copos de farinha de trigo
2 colheres de sopa de óleo
Recheio:
1 ricota
100g de nozes picadas
50g de passas
1 copo de requeijão
Molho:
1l de leite
400g de requeijão culinário
1 pitada de noz moscada
1 maço cebolinha para amarrar
Preparo da massa:
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Faça as panquecas na frigideira pequena e reserve.
Preparo do recheio:
Amasse a ricota ou passe no processador. Junte todos os ingredientes, misture bem e reserve.
Preparo do molho:
Bata tudo no liquidificador e reserve. Coloque a cebolinha em uma assadeira e despeje água fervendo até cobrir. Aguarde 5 minutos. Escorra, cubra com água gelada para que fique elástica para amarrar as trouxinhas.
Montagem:
Pegue as panquecas um a um com uma colher de sobremesa média no centro e amare. Reserve em uma travessa. Coloque o molho em um refratário, o suficiente para por as trouxinhas. Leve ao forno para gratinar por uns 30 a 40 minutos a 180 graus e sirva. Rende de 20 a 30 unidades por receita.
Receita de trouxinhas de espinafre(Rosângela Aparecida Rodrigues Mariano / Cedida)
Outro voluntário que manda muito bem na cozinha é o Fernando De Marchi Malatrasi, 54, Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística. Ele já trabalhou como cozinheiro nos acampamentos da Família, de Casais, Noivos, Mirim, além do Encontro de Casais com Cristo e da Festa das Nações.
Além de cozinheiro em vários eventos da comunidade, Fernando também é ministro (Fernando Malatrasi / Cedida)
Para ele, Natal é tempo de reflexão, de renascer em Cristo e também valorizar os ensinamentos da Sagrada Família. “Acredito que o melhor presente para Jesus é estarmos reunidos em família, com harmonia e paz, comemorando com muita alegria o nascimento de Jesus.”
Família de Fernando já preparou o presépio em casa (Fernando Malatrasi / Cedida)
De acordo com ele, um prato que tornou-se tradição no Natal da sua família é o ‘frango desossado recheado com farofa’, que vai ser ensinado abaixo:
Ingredientes:
1 frango inteiro
Sal
Óleo
Chimichury
300g de bacon
300g de calabresa
300g de farofa de milho pronta
1 tablete de caldo de galinha
Azeitona
Cheiro verde
Batatas
Modo de preparo:
Inicie pegando um frango inteiro e desosse. Comece a desossar fazendo um corte de fora a fora nas costas do frango, em seguida, lentamente vamos separando a carne dos ossos. Terminando de desossar, tempere o frango com sal, óleo e chimichury. Deixe descansar na geladeira enquanto fazemos a farofa.
Em uma panela, frite o bacon e calabresa, que devem ser cortados em cubos pequenos. Após fritar, na mesma panela, coloque as 300g de farofa de milho pronta. Mexa bem fritando um pouco a farofa.
Coloque um tablete de caldo de galinha em um copo de água e leve ao micro-ondas para aquecer e dissolver o caldo. Coloque essa água com o caldo na panela com a farofa e misture bem. Acrescente um pouco de azeitona e cheiro verde na farofa. Agora é só rechear o frango.
Em uma superfície plana, coloque o frango desossado aberto como uma manta. Vá colocando a farofa e costurando as extremidades do frango, formando um rocambole.
Em uma assadeira grande forrada com papel alumínio, faça uma cama de batatas e coloque o frango em cima das batatas. Em cima do frango, coloque as fatias de bacon bem finas. Cubra com papel alumínio e leve ao forno baixo por aproximadamente uma hora e meia. Tirar o papel alumínio, aumentar o fogo e deixar no forno até dourar. Sirva na sequência.
Receita do frango desossado recheado com farofa (Delícias da Tia Néia / Reprodução)
Serviço
Para celebrar o nascimento de Cristo, o Santuário contará com diversas missas no final de semana. No dia 24 de dezembro, a Vigília de Natal será em dois horários: 17h e 19h30. Já no dia 25, na Igreja Matriz, haverá missas às 10h30, 15h, 17h e 19h30.
Nas artes abaixo, você também poderá conferir os horários nas capelas que fazem parte da nossa comunidade:
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo tem vivido intensamente a Semana Santa, período mais sagrado da fé cristã. Celebrada por católicos em todo o mundo, essa semana convida à contemplação do mistério central da fé: a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Agora, a comunidade se prepara para o Tríduo Pascal, que terá início […]
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo se prepara para vivenciar o período mais sagrado da fé cristã: a Semana Santa. Celebrada por católicos em todo o mundo, esta semana é um convite à contemplação do mistério central da nossa fé — a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. O pároco da comunidade, padre Edcarlos […]
Após quase uma década, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo retoma um dos cursos de formação mais marcantes para os fiéis que desejam aprofundar sua caminhada com Cristo: o Curso de Discipulado. A nova edição está marcada para os dias 25, 26 e 27 de abril, no Centro de Formação da Paróquia, com inscrições já […]
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo tem a alegria de acolher seu novo vigário paroquial, Pe. Reginaldo Barbosa da Silva Junior, que chega para somar à missão evangelizadora da comunidade. Aos 29 anos, ele traz uma trajetória marcada pela fé, vocação e desejo de guiar a fidelidade no caminho do céu. Vocação Nascido em Pirapozinho […]